Hispamar destaca funcionalidades do Amazonas 5

Prévia SET EXPO 2019

Multinacional está presente novamente no SET EXPO em um momento de ampliação dos seus serviços na região. Assim, apresenta no Expo Center Norte o seu portfólio de serviços audiovisuais, baseados em sua frota de satélites que “operam com potentes coberturas sobre o continente americano nas bandas C, Ku e Ka”, disse à reportagem da Revista da SET Sergio Chaves, diretor de Negócios da Hispamar para a América do Sul.
O destaque passa pelo satélite Amazonas 5 que, segundo Chaves, “além de estar em uma posição orbital favorável para a região latino-americana, possui capacidade em banda Ku BSS (Broadcasting Satellite Service), uma frequência otimizada para a prestação de serviços de televisão, bem menos suscetível a interferências, ideal para os serviços de contribuição e distribuição de vídeo, DTH (Direct to Home) e TV 4K. A oferta de banda Ku e banda Ka no Amazonas 5 agrega valor aos serviços prestados, pois possibilita o fornecimento de serviços triple play através da mesma posição orbital, consolidando 61° Oeste como uma posição líder para serviços de transmissão de vídeo e de banda larga de alta capacidade”.
O executivo afirma que o SET EXPO sempre gera oportunidades de novos negócios para a empresa e consolida os existentes, além de ser um ótimo termômetro para perceber a tendência deste mercado. “O desafio é fazer novos negócios. De um modo geral, o mercado audiovisual não está muito aquecido, mas estaremos marcando presença junto aos nossos clientes, prospects e parceiros, apresentando novos modelos de negócios para atender as expectativas e demandas do mercado”.
Vale lembrar que este ano a empresa inaugurou um novo teleporto no Rio de Janeiro, que funciona como centro de controle do teleporto localizado em Serviente/RJ e controla os satélites da frota Amazonas. O centro de controle conta com sete antenas de alto desempenho de 3,8 metros de diâmetro, cinco delas destinadas aos trabalhos de monitoração de portadoras e duas para telemetria e telecontrole da frota de satélites Amazonas. Além das novas antenas instaladas, foram migradas de Guaratiba duas antenas de 8,1 metros de diâmetro – uma de banda Ku e outra de banda C – e também uma antena de banda Ku BSS de 4,8 metros. Para preparar a Hub que permite a prestação de serviços de internet via satélite, também foram transportadas do antigo teleporto da Hispamar 22 antenas VSAT (de pequeno porte) e instalada uma nova antena de 7,3 metros. No total, as instalações contam com 33 antenas, duas plataformas de banda larga para serviços gestionados e equipamentos para o controle dos satélites da frota.