Canon avança para novas lentes 4K e anuncia o lançamento de duas novas camcorders profissionais

Equipamentos são os primeiros da série XA capazes de capturar vídeos em 4K

Novas lentes de cinema da empresa apresentada em Las Vegas

Empresa nipônica lançou, no Las Vegas Convention Center, duas novas camcorders de uso profissional da série XA com gravação 4K/30p. A XA55, equipada com um sensor CMOS de 1 polegada para captura de alta qualidade de imagem, e a XA40, que é mais compacta e mais leve.
As camcorders de uso profissional da série XA da Canon “possuem grande mobilidade, necessária para diversos tipos de operação como transmissões ao vivo, jornalismo, documentários, e gravação de eventos”, afirmam os seus criadores.
Os modelos recém anunciados XA55 e XA40 são os primeiros modelos da série XA da companhia, capazes de 25,5mm na extremidade grande angular a 382,5mm na extremidade telefoto*. Além disso, graças à tecnologia Dual Pixel CMOS AF da Canon, a XA55 alcança autofoco suave de alto desempenho durante a gravação. Mesmo durante a gravação 4K, quando a alta precisão é crucial, as operações intuitivas do painel touch permitem um foco rápido e preciso.
A XA40 possui um sensor CMOS de 1/2.3”, uma lente de zoom ótico de 20x e um processador de imagem DI-GIC DV 6, tudo em um corpo compacto e leve medindo aproximadamente 109 mm (L) x 84 mm (A) x 182mm (P) e pesando aproximadamente 7930 gramas. Além da captura de vídeo 4K/30p em toda faixa de zoom de capturar vídeos em 4K. A XA55 oferece alta qualidade de imagem e desempenho exigidos por profissionais, enquanto a XA40 é mais compacta, leve e possui excelente mobilidade e operabilidade, ideais para videomakers profissionais e entusiastas.
“A Canon sempre apresenta soluções inovadoras ao mercado e esses produtos reforçam esse compromisso para com os clientes. Os profissionais de agora têm mais uma opção para suas produções de vídeo 4K. O desempenho dessas câmeras é inigualável”, afirma Fabio Zuccaratto, supervisor de vendas Broadcast da Canon do Brasil.
A XA55 é equipada com um sensor CMOS de 1,0 polegada – o primeiro da série XA – e um processador de imagem DIGIC DV 6, juntamente com uma lente de zoom ótico 15x compatível com 4K que possibilita a captura de imagens 4K / 30p em toda faixa de zoom, de 29,3mm na extremidade grande angular até 601mm na extremidade telefoto. A função de processamento HD Over Sampiling da XA40 utiliza dados adquiridos pelo sensor de imagem 4K para gravar vídeo Full HD com qualidade de imagem ainda maior do que sua antecessora, a XA30 (lançada em dezembro de 2015).
Entre os diversos anúncios, destaque para duas lentes broadcast, a CJ15ex8.5B e a CJ18ex28B que, segundo a empresa, atendem a demanda de transmissão 4K com câmeras de sensor de 2/3”, cada vez mais comuns. Elas possuem o tamanho e peso similares de lentes HD das mesmas especificações. Ainda, lentes de cinema. Na série Cine Prime FP-X, são ao todo, sete (7) novos dispositivos: CN-E14mm T3.1 FP X, CN-E20mm T1.5 FP X, CN-E24mm T1.5 FP X, CN-E35mm T1.5 FP X, CN-E50mm T1.3 FP X, CN -E85mm T1.3 FP X e CN-E135mm T2.2 FP X.