Broadpeak demonstra estratégias multiCDN

Empresa francesa trouxe ao pavilhão Vermelho do Expo Center Norte uma série de soluções que visam que o cliente aprenda como otimizar o fornecimento de seu conteúdo, assuma o controle e reduza os custos de streaming.
Para isso, uma das soluções foi a CDN Diversity da Broadpeak, uma solução que permite combinar várias CDNs para alcançar uma qualidade de vídeo ainda maior e gerenciar failovers com perfeição e sem interrupção, explicou Hubert Legrix de la Salle, diretor de vendas para América Latina da empresa.
Legrix disse que “nem sempre uma CDN é a melhor opção para seu conteúdo, porque esta pode variar, dependendo da localização geográfica do usuário final, do provedor de serviço da rede do usuário final, da hora do dia e do tipo de conteúdo”. Motivo pelo qual, afirmou o executivo, a utilização de múltiplas CDNs pode ser a melhor opção.
“Outra estratégia é implementar caches locais nas redes dos operadores para transmitir o conteúdo a partir de uma localização mais próxima dos usuários finais,” comentou, já que, segundo o executivo, esta estratégia “melhora o tempo de inicialização, reduz o rebuffering e permite bitrates mais altos”.
Tudo porque a tecnologia de cache local também permite economias significativas para os provedores de conteúdo, pois “estes não precisam mais pagar ao fornecedor do serviço de CDN pelo streaming a todos os assinantes, mas somente pelo provisionamento do cache local que, por sua vez, fará a entrega do conteúdo aos usuários”.