Balanço positivo

O ano foi muito positivo para a SET. Apesar das incertezas políticas e econômicas que o país e o mundo atravessam, a associação conseguiu ótimos resultados.
Esse foi o primeiro ano da nova governança. Os conselheiros se reuniram em quatro oportunidades e trouxeram ideias muito positivas para a evolução da nossa entidade. Os Comitês e Grupos de Trabalho se consolidaram, demonstrando muito comprometimento e conteúdo de excelência. Novos GTs devem surgir no ano que vem.
Isso mostra que a transição entre a antiga diretoria e o novo sistema de governança está consolidado e a entidade segue mais moderna, transparente e inovadora. Há mudanças muito boas em andamento no planejamento operacional e financeiro, que visam a eficiência e a sustentabilidade a longo prazo.
Sobre os seminários regionais, destaco a presença da SET em universidades, como a PUC-Goiás, a PUC-MG, Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Positivo, e em centros de inovação, como o Porto Digital (Recife).
Com essas ações, a SET abre suas portas para jovens profissionais de mídia e de engenharia, levando conhecimento de ponta e fomentando negócios e networking.
O SET EXPO, em agosto, consolidou sua importância entre as principais feiras no mundo no setor de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento. Registrou perspectiva de negócios em torno de U$$ 50 milhões.
É por esta razão que já terminamos o ano com 40% de toda a área de estandes de 2020 reservada. Nosso Congresso é reconhecido como um dos melhores do mundo por sua temática e qualidade. Por isso, estamos elaborando novidades e uma grade ainda melhor.
No início do ano, estive no Japão e visitei o NHK-STRL, laboratório para inovação do broadcast desta importante emissora japonesa. Foi uma visita excelente e pude ver de perto o que nossos parceiros estão desenvolvendo para a TV de 2030 e 2040.
Em abril, reuni-me com o Conselho do IBC, onde a SET tem uma cadeira permanente, para discutir novas ideias e aproximações. Em outubro e novembro, representantes da NAB visitaram a SET duas vezes, tanto para discutir o NAB Show 2020, quanto para falar do ATSC 3.0. Também nos juntamos à SMPTE em um acordo para beneficiar associados de ambas as entidades. Promovemos o SET EXPO 2020 na Argentina, Peru, México, Ìndia e Japão. E, aqui mesmo no Brasil, participamos da Futurecom.
A SET também consolidou ações institucionais como o SET Innovation Zone, de fomento ao empreendedorismo, e a revista acadêmica SET International Journal of Broadcasting Engineering. E criou, publicou e compartilhou uma imensa quantidade de informação e conhecimento em suas mídias que podem ser acessados por seus associados (conteúdos exclusivos) e pela comunidade em geral (conteúdos abertos). Meus agradecimentos especiais a todos que estiveram conosco nesta jornada de 2019 e contribuíram, não só com o sucesso da SET, mas com seu compromisso de ser o maior fórum de mídia eletrônica no Brasil.
Parabéns conselheiros, parceiros, palestrantes, patrocinadores, expositores, associados, colaboradores e fornecedores. Ótimas Festas e um Ano Novo de muitas realizações.

Boa leitura!

Carlos Fini
Presidente da SET