Apagão analógico como foco de difusão do conhecimento

O ano 2017 da SET começou com mudanças e novidades. Criamos um novo portal que entrou no ar em janeiro (www.set.org.br).

A navegação está bem mais amigável. As informações mais bem estruturadas. A ferramenta de busca funciona bem. Grande parte das apresentações feitas nos eventos da SET podem ser acessadas com facilidade pelos associados. O conteúdo de acesso específico aos associados está sendo enriquecido dia a dia. Aliás, também está bem prática e segura a ferramenta de pagamento da contribuição associativa anual, melhoramos muito nesse quesito.

Na homepage do novo portal foi criada uma coluna de notícias relativas ao desligamento da TV Analógica, que já aconteceu em Brasília e está previsto em grande parte do país ao longo deste e do próximo ano. Mas esse foi apenas um pontapé inicial na disponibilização de informações sobre o tema para os profissionais do setor. Com especial preocupação quanto à dificuldade dos profissionais fora dos grandes centros, a SET formou um novo Grupo de Trabalho, o “GT Switch-Off”, com a participação de especialistas que buscarão viabilizar ações para indicar o caminho das pedras aos profissionais das áreas mais remotas de nosso país.

É certo que o sucesso do apagão analógico no Brasil passa pelo preparo tecnológico de profissionais em todo o país, mas também por uma regulamentação técnica clara e eficiente, que facilite a migração. Contribuir para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Anatel, nesse sentido, é um trabalho que vem sendo realizado, com excelência, por nosso GT Espectro.

Ainda, os grupos de Acessibilidade, IBB e IP continuarão ativos, desenvolvendo seus estudos, mas, consoantes com a necessidade de abrir o leque, estamos levantando novos temas de interesse para estruturar grupos adicionais de discussão.

Finalmente, informo que já iniciamos os preparativos para a realização da 26° edição do SET e Trinta, que esperamos continue vibrante, reunindo muitos brasileiros e amigos de outras nacionalidades nas manhãs de Las Vegas.

Boa leitura!

Liliana Nakonechnyj
Presidenta da SET