InterBEE fecha com chave de ouro rodada de eventos internacionais da SET em 2016

Feira japonesa coroa ano de realização da entidade

Durante o mês de novembro, o Superintendente da SET, Olímpio José Franco, esteve no Japão para participar do InterBEE 2016. O evento foi realizado entre os dias 16 e 18, no Makuhari Messe (Chiba pref.), em Tóquio, e teve recorde de público, de acordo com a organização.

InterBEEEstiveram presentes mais de mil companhias e organizações, distribuídas em quase dois mil estandes. Os expositores eram provenientes de 34 países e o público geral atingiu a marca de 38 mil visitantes nos três dias de evento.

Para a SET, o InterBEE foi um dos encontros mais frutíferos do ano. Olímpio teve uma agenda cheia durante o evento. Além de negociar parcerias, visitou estúdios de emis-soras de televisão comerciais e públicas, reuniu-se com representantes do mercado e da indústria japonesa e adquiriu informações importantes sobre o estágio atual do mercado de broadcast e media no Japão.

ITE

“Os japoneses do ITE (The Institute of Image Information and Television Engineering) concordaram em publicar nossos papers da revista acadêmica SET International Journal of Broadcast Engineering (IJBE), em troca, nós iremos publicar os papers da revista ITE
InterBEETransactions on Media Technology and Applications (MTA). Isso representa um significativo aumento na qualidade de nos-so acervo em conteúdo científico”, enaltece o Superintendente da SET, Olímpio José Franco.

TV Asahi

“Encontrei-me com os representantes da TV Asahi, a segunda maior TV comercial do Japão, que me mostraram o serviço por streaming ABEMA. Ele dá acesso aos 30 programas da rede, e estes programas já incluem comerciais, que podem ser diferen-tes entre a programação pelo ar e via satélite”, explica.

Na visita ao Science & Technical Research Laboratories (STRL) da NHK, o superintendente assistiu a demonstrações de produção de vídeo em 8K, plano de trabalho para 8K e demonstração de produção usando técnica de HDR. Olímpio conta que ainda são raros os receptores de satélite para 8K. “Isso reflete a opinião da TV Fuji em considerar a tecnologia em 8K um grande desafio no futuro”, analisa.

ARIB / Dibeg ( Association of RadioIndustries and Businesses / DigitalBroadcasting Expert Group)

Após reuniões na ARIB/Dibeg com participações adicionais do STRL- NHK, NHK, MIC (Ministry of Internal Affairs and Communications) e A-PAB, pode-se concluir que há um grande trabalho em desenvolvimento no Japão visando a introdução do UHDTV para as Olimpíadas de 2020 em Tóquio.“Tudo isto é parte de ação do governo chamado de ‘Japan Revitalization Strategy 2016’, que tem como objetivo alcançar 50% das residências no país com capacidade de assistir TV em 4K/8K em 2020”, explica Olímpio. O governo japonês promoverá ações específicas pra receber o sinal, “começando com o servi-ço de satélite aberto para broadcasting”, contou.

Outras parcerias

Por se tratar de um evento internacional, o Superintendente da SET teve a oportunidade de encontrar-se com representante da IABM para avaliar a possibilidade de a instituição Devoncroft realizar pesquisas no mercado brasileiro “semelhantes às que eles fazem para a NAB e IBC”, explica Olímpio.

“Sem dúvidas podemos dizer que o InterBEE é um dos eventos importantes quando falamos de broadcast no mundo. A SET agradece os parceiros e coloca-se à disposição para novos acordos com o mercado japonês”, finaliza Olímpio Franco