Parceria entre a Intelsat e Globo faz que brasileiros assistam a Copa do Mundo em 8K

O satélite Intelsat 14, que abriga a mais nova comunidade de vídeo da América Latina, vai distribuir o evento esportivo para milhões de espectadores na região

Intelsat será parceira da Globo, uma das maiores emissoras de TV da América Latina, para demonstrar transmissões ao vivo em 8K no Brasil durante a  Copa do Mundo de 2018. Assim, durante a Copa os conteúdos serão transmitidos como parte da programação do Museu do Amanhã, museu de ciência do Rio de Janeiro. A transmissão do conteúdo de 8K para o local do evento proporcionará a melhor experiência possível em definição de imagem, cores deslumbrantes e imersão do espectador. Isso se deve ao fato de que o 8K tem o dobro da resolução do 4K e 16 vezes a resolução do full HD. Ao assistir a partida da Copa do Mundo em 7680 x 4320 pixels, em comparação com os 1920 x 1080 pixels disponíveis em vídeo HD, os fãs se sentirão como se estivessem no estádio.

O sinal em 8K será transmitido no formato de vídeo stream em 200 Mbps do Centro Internacional de Transmissões em Moscou para Tóquio. Em seguida será enviado para o ponto de presença da Intelsat em Nova Iorque. O sinal então será transmitido pela rede terrestre IntelsatOne para o teleporto da Intelsat em Atlanta, Georgia (EUA), onde será recodificado em 90 Mbps, utilizando um codificador especial NTT 8K HEVC em tempo real. O sinal de vídeo, após o processo de compressão, será modulado por um modem Newtec MDM-6100 em DVB-S2 e transmitido pelo satélite Intelsat 14, que abriga a nova comunidade de vídeo na América Latina, conhecida pela transmissão de conteúdos em alta definição e em 4K.

“De alta definição para 4K, e agora em 8K, o Intelsat 14 é a nova comunidade de vídeo que irá garantir a espectadores na América Latina conteúdo acessível, empolgante e emocionante, proporcionando uma experiência de imersão ao assistir jogos esportivos e eventos de entretenimento,” disse Rob Cerbone, Vice-Presidente da Intelsat e Gerente Geral do segmento de Mídia. “Enquanto a tecnologia 8K ainda está em desenvolvimento e avanços nos padrões da tecnologia de compressão ainda são necessários, as comunidades de transmissão de vídeo da Intelsat demonstram capacidade de distribuir conteúdo em 8K a uma audiência de milhões ao redor do mundo. Desde sua fundação, as soluções de satélite da Intelsat estiveram na fronteira da inovação, quando se trata da distribuição de conteúdo e com esta demonstração de 8K os fãs conseguirão vivenciar a partida como se eles estivessem dentro do campo com seus jogadores favoritos.”

O Intelsat 14 forma a mais nova comunidade de vídeo da América Latina, que se une ao Intelsat 11, Intelsat 21 e Intelsat 34 para ampliar a liderança da Intelsat na distribuição de mídia.  As comunidades de vídeo da empresa representam as principais escolhas de geradores de conteúdo para distribuição de programação de primeira linha em esportes, entretenimento, notícias e educação para mais de 93 milhões de espectadores. Atualmente a Intelsat distribui 77 dos 100 canais com os maiores índices de audiência na região, com cerca de 150 canais em HD.