Hispamar distribui conteúdos de ensino à distância

O satélite Amazonas 2 transmitirá ao vivo os conteúdos audiovisuais produzidos pela Kroton para mais de 700 polos da rede educacional distribuídos por todo o Brasil

A Hispamar, filial brasileira da operadora espanhola de comunicação via satélite Hispasat, assinou um acordo com a Kroton para transmitir ao vivo seus conteúdos audiovisuais de ensino a distância a mais de 700 polos da rede de centros de educação superior e pós-graduação, distribuídos por todo o Brasil, beneficiando a mais de um milhão de alunos.

O serviço é prestado através da capacidade do satélite Amazonas 2 – localizado a 61º Oeste – que transmitirá a esses polos o conteúdo produzido pela Kroton em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O satélite é a infraestrutura ideal para a transmissão de conteúdos audiovisuais a muitos receptores simultaneamente, ao vivo e em alta qualidade, graças à sua capacidade para transmitir grandes volumes de informações de forma robusta e eficiente a qualquer ponto que se encontre em sua área de cobertura. Além disso, a posição orbital 61º Oeste, na qual opera a frota Amazonas da HISPAMAR, conta com coberturas ideais para a prestação de serviços audiovisuais no Brasil, especialmente, e América Latina. Esta solução satelital pode ser aplicada não só para a distribuição de televisão – como é tradicionalmente utilizada, mas também para conteúdos audiovisuais de outros segmentos, tais como o corporativo e o educacional.

Este acordo faz parte da estratégia da Kroton para 2019. O grupo educacional aposta na transformação digital, no aumento do número de alunos e na ampliação da rede de polos de ensino à distância localizados, tanto nos grandes centros urbanos como em cidades do interior.

Seu objetivo é garantir que um maior número de pessoas possa ter acesso à educação superior, seja qual for o lugar onde vivam. A projeção é que a rede educacional aumente consideravelmente o número de polos nos próximos anos em todo o território brasileiro.

Para Leandro Tavares, diretor técnico da Kroton: “A Hispamar é um dos principais fornecedores de soluções satelitais da América Latina e nossa expectativa é que com sua tecnologia avançada e capilaridade possibilitaremos uma transformação no futuro de milhares de brasileiros por meio da educação em todos os lugares do país. Com esta colaboração poderemos ampliar nossos conteúdos audiovisuais e levá-los a um maior número de polos”.

Na opinião de Sergio Chaves, diretor de Negócio para a América do Sul da HISPAMAR, “Os satélites da Hispamar são ideais para a transmissão de conteúdos audiovisuais ao vivo. Esta solução pode ser aplicada não só para a distribuição de conteúdo educacional, mas também para conteúdos audiovisuais de outros segmentos, como televisão e corporativo. Graças a cobertura privilegiada do Amazonas 2 sobre o território brasileiro pudemos oferecer a Kroton um serviço de ensino à distância à altura do seu ambicioso plano de crescimento. Desse modo, contribuímos para que nosso cliente possa oferecer aos seus alunos uma educação moderna, digital e de qualidade, independente da sua localização geográfica no Brasil”.