Globo inaugura novo Centro Exibidor totalmente IP

A solução está baseada nas tecnologias de processamento de sinais e roteamento IP da Grass Valley já funciona em São Paulo

Multinacional canadense entregou uma série de soluções IP para o novo Centro Exibidor da Globo em São Paulo, onde uma nova instalação com infraestrutura totalmente IP foi construída para a transmissão dos dois principais canais da Globo, cobrindo a cidade e o estado de São Paulo, informou a multinacional em comunicado. “Esta é a maior implementação de IP da Grass Valley no Brasil, simplificando as operações e fornecendo maior escalabilidade”, explicou em comunicado, Nahuel Villegas, vice-presidente, região Caribe e América Latina, Grass Valley .

O executivo afirmou que a Globo adotou uma topologia “Spine and Leaf” que conta com o monitoramento e controle Orbit da Grass Valley para a orquestração da solução completa, incluindo todos os gateways, o controle Mestre IP GV Masterpiece, o Multiviewer IP GV MV-820 e dispositivos IP de terceiros, aproveitando a interoperabilidade total dos padrões IP. A solução IP de ponta a ponta, baseada no padrão ST2110, também inclui Switches Cisco e Geradores de Sincronismo Tektronix. A Grass Valley foi responsável pela implementação de todo o sistema e fornecerá o suporte necessário.

O Controle Mestre IP Masterpiece da Grass Valley “foi escolhido pela Globo por ser baseado em IP e se integra totalmente à infraestrutura projetada para o projeto. O Masterpiece é um Controle Mestre poderoso que pode suportar vários formatos, branding de canal, distribuição de programas de vídeo multicanal e efeitos visuais dinâmicos. O sistema também inclui recursos flexíveis de áudio e elimina a necessidade de conversão externa. O pequeno e compacto Multiviewer MV-820-IP possui uma alta densidade e é o único Multiviewer a oferecer 48 entradas IP e 12 saídas IP em um chassi de 2 RU”, disse Villegas.

A multinacional afirma que o processo de seleção de fornecedores começou no início do ano passado e, após várias etapas de avaliação, incluindo tarefas de prova de conceito no Brasil e na fábrica em Montreal, no Canada, “a Grass Valley se tornou o fornecedor selecionado. A implementação do projeto no local foi concluída em tempo recorde e o sistema foi inaugurado em junho de 2019”, afirmou o executivo.

“Ao longo deste projeto, fiquei impressionado com o compromisso das equipes da Grass Valley e da Globo. Seus esforços tornaram possível realizar a concepção, a integração e a entrega do projeto em apenas oito meses, um prazo muito desafiador, considerando que é uma implementação de novas tecnologias, com várias integrações a serem instaladas no fluxo de trabalho”, afirmou Jorge Barrozo, gerente de projetos da Globo.

A Globo também implementou o transceptor de vídeo sobre IP multicanal configurável pelo usuário IQUCP25 da Grass Valley, o controlador de roteamento IP IPEDGE-SRV-D e o painel de controle flexível e dedicado Luna.

“Em resposta à demanda dos consumidores por conteúdo de maior resolução entregue em mais plataformas, a mudança do SDI para o IP oferece uma infraestrutura flexível e pronta para o futuro, que pode se adaptar e escalar conforme necessário”, disse Villegas. “Fortalecendo nossa parceria com a Globo, estamos muito satisfeitos por termos sido procurados para ajudá-los a fazer a transição para IP em suas novas instalações. Este projeto é um ótimo exemplo de como a Grass Valley tem trabalhado em estreita colaboração com clientes da região da América Latina para fornecer soluções que os ajudem a criar negócios de mídia bem-sucedidos”.