Equinix apresenta Equinix Internet ExchangeTM

Plataforma atende todos os níveis de estratégia de peering dos provedores de serviços de internet de maneira otimizada e confiável

Empresa global de interconexão e data center apresentou na 11ª edição do Encontro Nacional de Provedores promovido pela ABRINT (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) que se realizou nos últimos dias em São Paulo a plataforma Equinix IX, solução criada para promover a troca de tráfego, de forma otimizada e eficaz, pelas empresas de telecomunicações e conteúdo e mídia digital.

A empresa afirma que o Equinix IX traz uma série de diferenciais e benefícios, como a possibilidade de trocar tráfego com vários peers em uma única porta física, gerenciar o interesse de tráfego para cada um dos peers por meio de um portal exclusivo e reduzir os saltos de rede e o congestionamento para usuários finais de conteúdos e aplicativos. Além disso, na Equinix os provedores de serviços de internet (ISPs) podem fazer interconexões privadas e diretas com mais de 1.800 operadoras, grandes empresas e provedores de serviços de cloud e de TI. É possível, ainda, agregar milhares de sessões de peering em uma única plataforma de hardware, reduzindo ainda mais a necessidade de trânsito IP.

A solução consegue oferecer aos ISPs serviços nos 3 níveis de sua estratégia de peering: Nível 1 – Trânsito IP: através do nosso ecossistema de operadoras ou do Equinix Connect, as empresas podem contratar trânsito IP para buscar tráfego com vários destinos compartilhando a mesma largura de banda. Nível 2 – Peering público: através do Equinix IX ou do Partner IX, os ISPs diminuem os saltos e trocam tráfego de forma otimizada, sendo indicado para um volume de tráfego intermediário devido à redução de custos em comparação ao trânsito. Nível 3 – Peering privado: indicado para conectar diretamente aos principais Provedores de Conteúdo, Redes de Distribuição de Conteúdo e Provedores de Serviços de Rede quando o volume de tráfego é maior e possui a vantagem do baixo custo de cross connects.

Para facilitar o gerenciamento de tráfego, o cliente desta solução também tem acesso ao Portal do Equinix IX, que fornece gráficos e estatísticas detalhadas de tráfego, relatórios de participantes em todos os locais do Equinix Internet Exchange, detalhes técnicos sobre o serviço e sugestões de parceiros de peering, conclui o comunicado da empresa.