Hispamar lança o satélite Hispasat 30W-6

O satélite será colocado em órbita pelo transbordador Falcon 9 e aumentará a oferta de banda C e Ku na região

A multinacional lançará no domingo (25), o seu novo satélite de comunicações, o Hispasat 30W-6 (H30W-6), a partir do Complexo de Lançamento Espacial 40 (SLC-40) na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida. O lançamento está previsto para as 01:35, no horário de Brasília.

A partir do lançamento o H30W-6 se dirigirá até a órbita geoestacionária onde, durante umas semanas, serão realizadas as provas estabelecidas para comprovar seu correto funcionamento após o lançamento, informou a companhia. Uma vez finalizadas, o satélite será colocado em sua posição orbital definitiva, 30º Oeste, onde substituirá e ampliará a capacidade do Hispasat 30W-4.

Hispasat 30W-6

O satélite foi fabricado pela Space Systems Loral em Palo Alto (Califórnia) e oferece coberturas e serviços que “aumentam a oferta da operadora em bandas C e Ku, assim como novas soluções de conectividade em banda Ka que permitirão o acesso a Internet de banda larga em zonas rurais”, afirma a empresa em comunicado.

Segundo a empresa, “o Hispasat 30W-6 contribuirá para a redução da desigualdade digital na América Latina, na Península Ibérica e no norte de África, reforçará a distribuição de conteúdos audiovisuais na América Latina e oferecerá conectividade em serviços ferroviários de alta velocidade ou marítimos no Caribe e no Mediterrâneo”.

O dispositivo tem uma vida útil prevista de 15 anos e foi construído sobre a plataforma satelital 1300 de SSL. Contará com uma potência de 11,5 KhW e uma carga útil multimissão distribuída em:

  • 40 transpondedores em banda Ku,
  • 6 feixes em banda Ka,
  • 1 feixe em banda Ka BSS,
  • 10 transpondedores em banda C

 Transmissão do lançamento por streaming

O lançamento poderá ser seguido diretamente por streaming através das páginas web de HISPASAT (www.hispasat.com )  e HISPAMAR (www.hispamar.com.br).

 

Por Fernando Moura, em São Paulo