Blackmagic Design apresenta Blackmagic eGPU

Novo processador de gráficos externo Thunderbolt 3 oferece desempenho de classe desktop para computadores MacBook Pro

A empresa australiana anunciou a Blackmagic eGPU, um processador gráfico de alto desempenho para programas criativos profissionais, como o DaVinci Resolve, jogos 3D e VR. Desenvolvida em colaboração com a Apple, a Blackmagic eGPU inclui uma Radeon Pro 580 interna, duas portas Thunderbolt 3, HDMI 2.0, poder de carga de 85 W e quatro conexões USB 3.1. “Tudo é reunido em um design integrado que traz processamento gráfico de classe desktop a computadores MacBook Pro para fluxos de trabalho de vídeo profissionais, jogos 3D e VR imersivos. A Blackmagic eGPU ainda é o primeiro produto a suportar displays Thunderbolt 3”, afirma a empresa.

A solução foi desenvolvida para “atender às necessidades de editores de vídeo profissionais e dos coloristas e artistas de efeitos visuais de Hollywood que precisam de mobilidade, mas desejam adicionar a potência de uma GPU de classe desktop aos seus computadores MacBook Pro, a Blackmagic eGPU é incrivelmente flexível e se conecta com facilidade via Thunderbolt 3, assim os usuários podem se beneficiar com processamento gráfico aprimorado e aceleração das tarefas computacionais”, explica a empresa em comunicado.

A eGPU permite agilizar fluxos de trabalho artísticos profissionais, incluindo edição, correção de cores e efeitos visuais com o DaVinci Resolve, e “providencia o desempenho necessário para que os clientes criem jogos 3D e VR de última geração mais realísticos do que nunca. Assim, os clientes obterão imagens de resolução mais alta, jogabilidade com taxas de quadro mais elevadas, iluminação otimizada e texturas mais detalhadas para experiências verdadeiramente imersivas, mesmo em laptops”.

O equipamento inclui um processador gráfico Radeon Pro 580 que oferece gráficos e uma performance computacional “incrível. São 8GB de GDDR5 RAM, largura de banda de memória de 256 bits e 36 unidades computacionais discretas de até 5.5 teraflops de capacidade de processamento”.

Segundo a empresa, Radeon Pro 580 é capaz de uma taxa de preenchimento enorme de 38.4 bilhões de pixels texturizados por segundo; e é compatível com a tecnologia gráfica Metal da Apple, que oferece acesso quase direto à GPU para a otimização de gráficos e da performance computacional com jogos e aplicativos.

“A Blackmagic eGPU é a primeira eGPU do mundo desenvolvida especialmente para a aceleração de fluxos de trabalho de vídeo profissionais com o DaVinci Resolve”, disse Grant Petty, diretor executivo da Blackmagic Design. “Ela também oferece a performance necessária aos clientes para experiências em jogos 3D e VR verdadeiramente imersivas e mais realísticas. E o melhor de tudo, a Blackmagic eGPU oferece desempenho gráfico de classe desktop para laptops!”