Lançamento oficial do SET EXPO 2017

No lançamento para várias dezenas de expositores brasileiros e internacionais do SET EXPO 2017, a diretoria da SET apresentou o processo de comercialização e escolha dos estandes e explicou as principais diretrizes comerciais do evento. A 1a. Fase da comercialização começou formalmente nesta quarta-feira, 19 de outubro e se estenderá até novembro próximo.

Uma das principais novidades do SET EXPO 2017 será a realização simultânea do SET EXPO e a Convenção AES Brasil 2017. No evento a direção da SET e da AES Brasil apresentaram a planta do evento e dos espaços a serem comercializados por ambos organizadores e os seus novos programas de patrocínio. Na nova edição ambos eventos preencheram a totalidade do Pavilhão Vermelho 1 e 2 do Expo Center Norte.

No evento de lançamento, se explicaram as principais características do Set Expo e se sinalizou que até o próximo 31 de outubro os expositores terão tempo para enviar os pedidos de pré-reservas para a reunião de definição de posição dos estandes.

Na segunda-feira, 31 de outubro de 2016,  a SET realizará a reunião para definição da posição dos estandes terminando assim a primeira fase de vendas. No dia seguinte, 1o. de novembro, será apresentado o primeiro mapa da exposição já com o posicionamento definitivo dos primeiros estandes comercializados, e se iniciará a segunda fase de vendas.

Parceria SET e AES Brasil
SONY DSCClaudio Younis, diretor de Marketing da SET explicou a parceria que permite que duas associações trabalhem juntas e “os eventos sejam independentes em alguns quesitos com comercialização independente, mas haverá unificação de alguns pontos com a comercialização da AES junto o evento da SET. Com esta mudança, a AES Brasil Expo e o SET EXPO poderão ter um público de mais de 18 mil pessoas em 2017”.

Os principais motivadores da parceira são a complementaridade e a sinergia das entidades entre seus segmentos de atuação e públicos. Juntos, os eventos terão mais de 200 expositores representando mais de 500 marcas nacionais e internacionais, devendo atrair 18.000 participantes e movimentar mais de 50 milhões de dólares. “Esta parceria cria o principal ponto de encontro e fórum de discussões da indústria de mídia e audiovisual da América Latina”, observou Claudio Younis.

“Nós queremos que cada vez mais o evento extrapole o mercado brasileiro e continue avançando para continuar sendo o maior evento da América Latina em áudio, vídeo e novas mídias”, afirmou Younis, e reforçou, “pensamos unificar os públicos da AES e a SET com eventos para trabalharmos em parceria e ganharmos com as sinergias das duas associações”

O 29º Congresso de Tecnologia terá novamente quatro dias e será distribuído em múltiplas salas do Centro de Convenções. Já a Feira de Produtos e Serviços ocupará do Pavilhão Vermelho durante três dias esperando reunir mais de 18 mil visitantes, de mais de 30 países e cerca de 200 expositores.

Balanço do SET EXPO 2016
Paulo Galante, gerente de Mídias e Patrocínios da SET, fez um balanço do SET EXPO 2016 mediante a apresentação de uma pesquisa de satisfação realizada pela SET junto dos expositores durante o evento realizado em agosto passado. A pesquisa, explicou Galante, foi respondida por mais de 50% dos expositores e trouxe excelentes novidades e “tem representatividade, mostrando o interesse dos expositores em nós ajudar a melhor ano a ano o evento”.

SONY DSCPara ele, “o resultado do evento e a percepção global é que foi um evento positivo”, mesmo em um ano de crise econômica e política. “A pesquisa reflete a percepção das nossas conversas. De fato, em um nível de 1 a 6, sendo que 1 era nada satisfeito, e 6 era muito satisfeito, a avaliação com relação à infraestrutura do pavilhão teve uma media de 5. Quanto à segurança a media alcançou os 5.  Com relação a qualificação dos visitantes, a media foi de 4,8. Com relação a organização do evento e limpeza em geral foi de 5,2. Com relação ao atendimento ao expositor, a media foi de 5,1”.

A planta da feira foi pensada em “forma de ilhas, pontas e esquinas que nos permitam ter uma distribuição de estandes que tenham fluxo e funcionamento que beneficie aos expositores. Em 2017, já estão definidos as posições para os parceiros institucionais da SET e o setor de StartUps com maior investimento em este setor que esta ano terá um espaço de 125m, porque este espaço nos tem dado muita visibilidade não só comercial, mas também institucional”, informou Galante aos executivos presentes na Sala Cantareira 2 do Expo Center Norte.

Outra das iniciativas importantes, referiu Younis no lançamento do SET EXPO 2016, será o aumento do “SET Estúdio que na próxima edição, além de produzir conteúdos para os canais de Youtube da SET, tentará ser um espaço que possa servir para melhorar a visibilidade e aumente a produção audiovisual do SET EXPO”.

 

planta-set-expo

Política Comercial do SET EXPO
Galante disse que as políticas comerciais e de tabelas de preços são similares pelo que “o preço base para os estandes do SET EXPO e o AES Brasil Expo são os mesmos. Assim, as reservas efetuadas até 26 de outubro, serão agrupadas conforme a área total solicitada pelo expositor. Os grupos de expositores serão convocados a participar da escolha da localização dos estandes no SET EXPO 2017 no dia 31 de outubro na sede da SET em São Paulo, conforme tabela de horários pré-estabelecida pela SET. Na sessão destinada a cada grupo, os participantes terão sua prioridade de escolha definida de acordo com sua classificação no Programa Set Fidelidade”.

O executivo da SET afirmou que “uma vez encerrada a primeira etapa, as futuras alocações de estandes se darão por disponibilidade no momento da assinatura da reserva e do respectivo contrato”.

No evento alguns dos principais players do mercado ficaram a saber que os preços se mantém com respeito ao ano anterior, mesmo que o pavilhão e a maior parte dos fornecedores tenham aumentado os seus custos e valores em mais de 6%. “Neste ponto, a parceria com a AES é fundamental para manter estes valores, porque nos ajudará no rateio de custos fixos e nos ajudará a manter os preços,” afirmou Younis.

O gerente de Mídias e Patrocínios da SET disse, ainda, que a tabela de preços do SET EXPO tem uma política de descontos especiais com um desconto de 10% para as empresas associadas a SET ou ao IABM. Haverá também um desconto para pagamento integral antecipado que pode chegar até um 30%, sendo que o preço do “lançamento do SET EXPO 2017 é igual ao praticado no ano passado para a edição 2016”.

 

Por Fernando Moura, em São Paulo.

Texto originalmente publicado no Blog da Revista da SET.