Mercado de OTT Streaming enfrenta desafios tecnológicos e culturais

O painel “OTT Streaming: Desafios, tecnologias, serviços para a construção da próxima geração de telespectadores”, que aconteceu nesta segunda-feira (26), no Congresso SET EXPO, trouxe informações importantes sobre o mercado de OTT Streaming no país, seus desafios e as novas tecnologias disponíveis.

De acordo com Salustiano Fagundes, CEO da HXD OTT Solutions & Owner da HIRIX Software Engineering, que moderou o painel, o mercado nacional enfrenta desafios tecnológicos, porém, o enrijecimento da visão das empresas que querem entrar neste nicho também tem afetado a oferta desse tipo de serviço.

“As tecnologias não são baratas e não dá para oferecer nada menos do que os serviços campeões já oferecem. Entretanto, a questão cultural tem impactado diretamente neste processo, porque é o momento em que as empresas que estão entrando no mercado de OTT não se abrem para as novas possibilidades e ficam presas à visão tradicional do que já é oferecido”, destaca Fagundes.

Mesmo com os desafios colocados na mesa, o mercado não para e novas tecnologias têm sido apresentadas para aprimorar os serviços de OTT, como inteligência artificial, machine learning, entre outras.

Participaram do painel Stan Baaijens, DVB Chair PCM & Steering Board (CEO, Funke Digital TV), Nadine Kerfatz, OTT management Consulting & Founder Reality Software, e Luiz Bannitz, diretor de negócios da Fitness Channel | Encripta | Looke. As apresentações trouxeram um panorama geral para as empresas que desejam entrar para este mercado e começar a se informar sobre questões tecnológicas, culturais e regulatórias.