Jornalistas contam como a tecnologia ajudou na cobertura da tragédia ambiental em Brumadinho

Entre os desafios atuais do jornalismo está o de empregar a tecnologia para conseguir transmitir as informações de onde quer que se esteja, inclusive a partir de locais inóspitos. E isso em intervalo de horas, minutos ou mesmo em tempo real. E quando jornalistas, produtos e técnicos de TV precisam se deparar com um ambiente totalmente inesperado, tal como o do “mar” de rejeitos de mineração resultado do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, que deixou 240 mortos em janeiro deste ano? Como fazer para desempenhar sua função?

É para responder a essas e outras perguntas que quatro dos maiores e mais respeitados jornalistas de TV se reúnem no painel “O jornalismo em campo: a transformação tecnológica e a eficiência operacional, a flexibilidade e a redução de custos”, que acontece das 11h às 12h20 do dia 28 de agosto, no 31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento realizado pela SET. O Congresso integra a SET EXPO, o maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina.

“A cada dia, os profissionais de jornalismo são exigidos a produzirem de forma mais rápida, com maior eficiência e com menos custos. O uso adequado das tecnologias disponíveis pode fazer uma grande diferença nesses momentos, tornando acessíveis coberturas que antes eram impossíveis do ponto de vista logístico e financeiro”, afirma Raimundo Lima, diretor de Tecnologia e Operações do SBT.

Lima, também integrante do Conselho Deliberativo da SET, será o moderador do painel. Ele terá a companhia de outras quatro feras do jornalismo televisivo que atuarão como palestrantes: Roberto Cabrini, apresentador e editor-chefe do programa Conexão Repórter, do SBT, um dos ícones do jornalismo investigativo do país e vencedor de todos os grandes prêmios da área; o experiente repórter Márcio Campos, que atua no Jornal da Band e cobriu todos os casos de repercussão das últimas duas décadas; Eduardo Ribeiro, jornalista da Record TV, dono de uma extensa carreira como repórter e que atualmente apresenta o programa “Domingo Espetacular” e Carine Tavares, chefe de reportagem da Globo Minas e que foi um das principais profissionais na cobertura da tragédia em Brumadinho.

“Nesse painel, teremos a oportunidade de ouvir e debater com três dos mais experientes e respeitados jornalistas da televisão brasileira, Roberto Cabrini, Eduardo Ribeiro e Márcio Campos de como eles se serviram da tecnologia em campo para cobrir uma das maiores tragédias da história recente do Brasil: o rompimento da Barragem de Brumadinho, em Minas Gerais”, afirma Lima.

Sobre o SET EXPO

Dividido em um Congresso e uma Feira, o SET EXPO é o maior evento de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento da América Latina e um dos maiores do mundo. Este ano, só para o congresso são esperados 2 mil visitantes, e outros 15 mil visitantes na feira, provenientes de 38 países, que devem passar pelo Pavilhão Vermelho e de Convenções do Expo Center Norte para conferir as novidades das 150 empresas expositoras, que representam mais 400 marcas nacionais e internacionais. O evento acontece de 26 a 29 de agosto.

Inscrições

As credenciais para o Congresso já estão à venda e têm desconto progressivo dependendo do número de dias adquirido.

Serviço:

SET EXPO 2019

Data: Congresso: 26 a 29 de agosto | Feira: 27 a 29 de agosto

Horário: Congresso: 9h às 18h | Feira: 12h às 20h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho e Centro de Convenções

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo- SP

Informações e credenciamento:

www.setexpo.com.br