IP possibilitou redução de custos e agilidade para Sky, Globosat e TV Globo

Sky, Globosat e TV Globo apresentaram casos reais de implantação de infraestrutura IP em casos com banda base HD, banda base 4K e vídeo comprimido em H264. As apresentações fizeram parte da sala “Contribuição audiovisual e infraestrutura”, durante o primeiro dia do Congresso da SET EXPO. O encontro foi moderado por Carlos Capellão, sócio-fundador da SET.

 

Diretor de Engenharia da Sky, Alexandre Hotz explica que entre 2014 e 2016 a empresa estudou se era possível construir um novo centro de transmissão totalmente IP. Era preciso rotear vídeo e áudio entre dois broadcast centers, com capacidade para mais de mil canais HD e múltiplos perfis. Entre os elementos levados em conta estiveram a base para necessidade de processamento (áudio, correção de cores, legenda, entre outros), além de desafio de redução de custos, arquitetura escalável, entre outras necessidades.

 

Da Globosat, Alexandre Torres apresentou o caso cujo ponto de partida foi nas Olimpíadas do Rio 2016. “Adotamos uma abordagem de sinais não comprimidos, mas sabemos que a compressão é necessária em muitos casos. O tipo de solução de IP adotada foi um uncompressed 2022-6 da SMPTE e pra switching, 2022-7. A opção para áudio foram aplicados Ravenna e AES67”, relatou o gerente de Desenvolvimento Tecnológico. O investimento de infra se pagou com a economia do aluguel de links. “É uma plataforma convergente. Não tem como tratar áudio separado do vídeo. Ganhamos em qualidade, e devido ao sistema integrado, fazemos todo o monitoramento e intervir de forma ágil e eficiente”.

 

Wilson Almeida, executivo de Suporte a Sistemas de TV, da TV Globo, comenta que “o 4K é o formato cada vez mais procurado. Mas uma solução integrada precisa de um time bem integrado também. Estamos hoje em um bom nível. Além de unidade móvel com tecnologia para transmitir em 4K, no Recife, por exemplo, o novo projeto IP agora tem estrutura para crescimento integrado e escalável, tecnologia IP e integração de sinais de diversos formatos. É possível receber todas as ferramentas de produção remota baseadas em São Paulo e no Rio de Janeiro”.