O presidente do Fórum SBDTV, Roberto Franco chamou a atenção para o fato de que, “neste momento, em nosso país, estamos vivendo uma guerra aberta”, pois não há modelos de negócios definidos, não há regulação e não há controle por parte do radiodifusor para as plataformas de OTT

Consumo: entender o consumidor é tão importante quanto a tecnologia

O avanço da tecnologia tem ocorrido de forma espantosa. Porém, quando se trata de consumo de mídia, entender as demandas do consumidor, discutir as suas experiências, adequar as ofertas e atender aos seus anseios é a chave para descobrir inovações e atingir o sucesso, segundo Roberto Franco, head de assuntos institucionais e regulatórios do SBT. O executivo é um dos palestrantes do Congresso SET EXPO 2019, que acontece entre os dias 26 e 29 de agosto próximo, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo.

Franco fará a moderação do painel “Consumo de Mídia”, que será realizado das 14h às 15h20 do dia 28 de agosto. O executivo tem sua carreira focada no mercado de mídia e televisão, já foi presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD) e do Fórum Internacional ISDB-T, além de integrar o conselho de ex-presidentes da SET. “Assistir ao painel é uma oportunidade para ter contato com as novas tendências e, a partir disso, se posicionar ante o consumidor”, afirma Franco.

As transformações digitais influenciam diretamente o consumo de mídia por parte da população. O consumo de vídeos online se aproxima do consumo de televisão, por exemplo. Porém, a maior fatia da publicidade ainda está concentrava na TV. O que pode parecer uma contradição pode, na verdade, sinalizar outros caminhos. “Temos um novo fenômeno de uso das mídias. Para entendê-lo, é necessário focar menos na tecnologia e mais no consumidor”, afirma o executivo.

Este será o 31º Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento realizado pela SET. A expectativa da entidade é reunir 2 mil participantes  que assistirão a mais de 50 painéis e 200 palestras em quatro dias de evento.

Na grade de programação, há temas sobre rádio e áudio; contribuição AV e infraestrutura; inovação e tecnologias disruptivas; produção de conteúdo; distribuição audiovisual e regulatório e normatização.