Color Management for Wide-Color-Gamut UHDTV Production

SMPTE – TECHNICAL PAPER

Artigos científicos da SMPTE na Revista da SET

Nesta edição da Revista da SET voltamos a publicar alguns dos principais artigos da Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), entidade que sempre trouxe credibilidade e seriedade para a indústria de radiodifusão – sobretudo, quando falamos de trabalhos técnicos e científicos e, principalmente, de normatização e padronização.
É ao SMPTE que devemos creditar muitas das iniciativas que renderam inovações em todos os setores da indústria broadcast, desde as tecnologias de filmagem e de captação, até a edição e a transmissão de conteúdos. A SET tem muito orgulho de firmar mais esta parceria e trazer à seus associados e leitores da Revista da SET este tão prestigiado conteúdo. Esta ação faz parte do contínuo esforço que a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão tem feito para posicionar nosso mercado em um patamar global.
É, também, um esforço de aprimoramento de todos os nossos produtos editoriais e científicos, levando em conta as necessidades dos profissionais que fazem parte de nosso mercado.
Para começar esta edição, trazemos um artigo que aborda um dos principais avanços da atualidade com a produção em Ultra Alta Definição. O primeiro estudo, produzido por destacados engenheiros japoneses, aborda o gerenciamento de cor para a produção UHDTV com destaque para o Wide-Color-Gamut. Os principais pontos do artigo são: Rec. 2020, Rec. 709, colorimétrica, e gerenciamento de cor.

Boa leitura!

Olímpio José Franco
Presidente da SET