• PT
  • EN
  • ES
 

Grupos de Estudos

Grupo de Estudos de IP

Nas últimas quatro décadas, a indústria de televisão sofreu basicamente duas transições tecnológicas. A primeira, dos sinais analógicos para os digitais. A segunda transição, dos sinais SD para o HD.

Atualmente, estamos no início de uma nova evolução tecnológica: a migração de uma infraestrutura de estúdio de SDI para IP, e dos sinais HD para 4K/UHD. Estas tecnologias estão mais uma vez revolucionando a produção e a distribuição dos conteúdos de mídia.

Assim como as outras transições, estas também levarão tempo para serem implantadas, mas desde o início é importante conhece-las, de modo a tomar a decisão correta na hora de adotá-las e de estabelecer a velocidade desta adoção.

Pensando nisso, a SET decidiu criar o Grupo de Estudos de IP, que visa avaliar como os fabricantes e as emissoras estão lidando com esta evolução.

Objetivos

  • Aprofundar e disseminar o conhecimento atual sobre o tema, a partir do estudo dos novos desenvolvimentos, padrões e alianças que estão sendo aplicados para o transporte de sinais em ‘real-time’ com tecnologia IP;
  • Detalhar um comparativo com as principais características e vantagens dos padrões aplicados para o transporte de áudio, vídeo, temporização e outros;
  • Detalhar os níveis de interoperabilidade dos padrões, bem como as principais empresas e produtos que estão apoiando ou adotando o padrão;
  • Detalhar os padrões de compressão que estão sendo adotados e suas características, principalmente nas mídias onde se aplica a compressão de sinais;
  • Prospectar as técnicas aplicadas para as avaliações e controle da qualidade dos sinais IP;
  • Compor um relatório técnico final, a ser publicado no site da SET para os associados e a outros interessados sobre o tema.

Coordenação

Coordenação: José Antônio Garcia, membro do Comitê de Tecnologia da SET e gerente de Engenharia da EBC.

Informações Gerais 

Quando o grupo se reúne?

As reuniões são realizadas presencialmente sede da SET em São Paulo (SP) a cada duas ou três semanas. 

Quem pode participar?

Associados da SET, profissionais de emissoras de TV, produtoras, fabricantes e representantes que trabalham com infraestrutura de produção.

Qual o custo para participar?

Nada, a participação é gratuita.

Quero me inscrever, como faço?

Para participar, basta enviar uma mensagem para geip@set.org.br com nome, telefone, e-mail, empresa e cargo.

Tenho perguntas ou dúvidas, quem devo procurar?

Todas as informações sobre o Grupo de Estudos de IP poderão ser encaminhadas para o e-mail geip@set.org.br.

Notícias