• PT
  • EN

Programação em construção e sujeita a alterações

12 de Junho  Quarta-Feira

Horário Palestra
9h
Abertura

Abertura

  • Carlos Fini, Presidente da SET

    Carlos Fini é Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), para o biênio 2019-2020, Diretor de Tecnologia do Grupo RBS, um dos maiores grupos de mídia do Brasil, onde faz a gestão das operações de TV e Rádio e Diretor da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), atuando no comitê técnico. É engenheiro eletrônico, com especialização em Gestão Empresarial e pós-graduação em Telecomunicações e Redes.

9h45
Painel 1

Simplificação Regulatório e Progressos do Sistema Mosaico

MCTIC e ANATEL vêm trabalhando juntos para aprimorar cada vez mais o Sistema Mosaico. SET, ABERT e ABRATEL têm participado de reuniões para trocar informações e colaborar com sugestões. No decorrer desse trabalho, foram identificadas simplificações regulatórias possíveis para a redução do tempo de tramitação de processos.
O painel terá como objetivo expor as evoluções e anunciar as simplificações implementadas no Sistema Mosaico.

  • Moderador: Tereza Mondino, Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações e Consultora do Grupo de Espectro da SET

    Tereza Mondino é graduada em engenharia elétrica – opção eletrônica pela UNB. Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações. Consultora da SET, nos grupos de TV Digital, de Canalização e atualmente no Grupo de Espectro, nos períodos de 1999 a 2003 e a partir de 2005. Trabalhou no Ministério das Comunicações até 1998, tendo atuado na área regulatória e de planejamento de radiodifusão e dos serviços de TV pro assinatura. Na área internacional, integrou delegações e representações do Brasil em conferências e reuniões do Mercosul, da CITEL e da UIT

10h45
Painel 2

A força da TV Aberta

A TV aberta no Brasil possui uma relevância como em poucos lugares do mundo. Temos uma audiência de final de NBA diariamente. Isso se traduz em números ou é somente percepção? Como se reinventar e superar os desafios do dia a dia? Como o Hybridcast pode contribuir para o futuro da TV Aberta?

  • Palestrante: Roberto Franco, Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT

    Graduado em engenharia elétrica com enfoque em eletrônica e telecomunicações pela Universidade Federal da Bahia e Pós em Marketing e Gestão de Empresas pelas FGV e ESPM. No decorrer de sua carreira, foi responsável pelo projeto e implantação de diversas empresas de rádio e televisão no Brasil. Foi Presidente da SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão no período de 2002 até 2008 e Presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital nos períodos de 2005 a 2008 e de 2015 a 2017, após este período ingressou como membro do Conselho de ambas Entidades. Em 2009 Fez parte do Conselho Consultivo da ANATEL, em Agosto de 2012, tomou posse no Conselho de Comunicação Social até 2017 e atualmente é Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT.

12h
Intervalo

Almoço

14h15
Painel 3

Rádio: a tecnologia a favor do negócio

As emissoras de rádio têm passado pelo processo de migração do AM para o FM, o que exigiu além de adequações técnicas uma revisão do modelo de negócio. Hoje é possível distribuir o áudio por diferentes plataformas, em especial pela banda larga. Diante desse cenário, como aproveitar essa tecnologia a favor do negócio? Sob a ótica regulatória algo precisará ser revisto?

15h45
Painel 4

Modelos de negócios para OTTs

O Over The Top vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas.  O que a tecnologia tem apresentado de diferenciais para o OTT e as possiblidades de crescimento no mercado brasileiro serão os principais tópicos deste painel.

16h45
Intervalo

Intervalo

17h
Painel 5

As mudanças nos comportamentos dos consumidores

A vida em sociedade está cada vez mais dinâmica. As rotinas profissional, domiciliar e pessoal são hoje muito diferentes do que há algumas décadas. Analisando o comportamento dos consumidores, o que podemos afirmar com base em dados?

18h
Encerramento

Encerramento

13 de Junho  Quinta-Feira

Horário Palestra
9h
Painel 1

Captação, Edição e Produção ao vivo

Produzir mais conteúdo de alta qualidade gastando menos é o grande desafio da indústria de mídia e entretenimento audiovisual. Equipamentos mais compactos, com custo acessível e que visam otimizar o workflow têm sido o norte das emissoras. Sob a concepção de um fluxo otimizado e de seus reais ganhos, o painel traz uma reflexão sobre as boas práticas vigentes.

  • Moderador: Washington Gasparotto, gerente de Tecnologia do Grupo NSC

    Graduado em engenharia eletrônica e atualmente exerce o cargo de gerente de Tecnologia do Grupo NSC.

  • Palestrante: a definir

  • Palestrante: a definir

  • Palestrante: Erick Soares, Expert em Tecnologia da Sony Brasil

  • Palestrante: a definir

  • Palestrante: Bruno Massao – executivo de Contas de Cinema EOS & Vídeo Profissional da Canon do Brasil

    Bruno Massao é executivo de Contas de Cinema EOS & Vídeo Profissional da Canon do Brasil. Sua trajetória começou na fotografia há mais de dez anos e a transição para cinema foi natural. Graças ao seu knowhow com tecnologia, em 2017 ele passou a integrar a divisão de Cinema EOS & Vídeo Profissional da Canon Brasil.

  • Palestrante: a definir

10h30
Intervalo

Intervalo

11h
Painel 2

Inteligência Artificial e Machine Learning a serviço da radiodifusão

O mundo de TI e da radiodifusão estão cada vez mais conectados, na medida em que virtualização, cloud e outros recursos integram a cadeia de produção. O painel irá discutir como a Inteligência Artificial e o Machine Learning podem apoiar a produção de conteúdo a curto e médio prazos.

12h
Intervalo

Almoço

13h30
Painel 3

5G: Aliado ou potencial concorrente?

A tecnologia 5G tem sido considerada disruptiva devido às altas velocidades de tráfego e baixa latência. A vantagens podem ser vistas sob a ótica de produção e da cobertura jornalística, mas por outro lado pode ser uma potencial plataforma de distribuição de conteúdo. Então, como usar o 5G a favor do seu negócio?

  • Moderador: José Frederico Rehme, Coordenador do Comitê de Associados e Eventos da SET, Diretor da TVCI e professor da Universidade Positivo

    É Mestre em Ciências (2007) e Engenheiro Eletricista (1990) pela UTFPR. Diretor de Engenharia na RCI, Diretor da GTD Global, professor nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energia na UP – Universidade Positivo, Curitiba;  Diretor de Ensino da SET desde 2010

14h30
Painel 4

Contribuição e distribuição via satélite

A necessidade de capilaridade de dados nunca foi tão relevante. Alternativas via rotas terrestres, redes de fibra ótica e satélite permeiam o dia a dia da radiodifusão e das mídias digitais. O canal satelital tinha como barreira os custos elevados, realidade esta em transformação devido às tecnologias de compressão e à disponibilidade de serviços otimizados. O painel pretende analisar o que de concreto há no mercado e os cases de sucesso.

  • Palestrante: Lucas Morais, Gerente Comercial da 2Live | NovelSat

    Executivo com mais de 20 anos de experiência nos mercados de Telecom e Broadcast com atuação na área comercial responsável por novos negócios e atendimento ao cliente.

  • Palestrante: a definir

15h30
Intervalo

Intervalo

16h
Painel 5

Pós Switch Off: como ficamos para 2023?

O desligamento analógico foi consumado em 2018. A faixa do 700 MHz foi liberada para as operadoras de telefonia com apoio da Seja Digital.  Agora, a próxima etapa para conclusão do processo de desligamento será em 2023. Existem desafios a serem superados tanto para o parque de transmissão das emissoras, quanto para o de prefeituras, em especial aquelas sem recursos para a digitalização. Como administrar essa fase frente aos custos de implantação e cronograma relativamente limitado? O modelo de distribuição precisará ser repensado? Como deve ser a organização para esse novo desafio?

  • Moderador: Marco Martins, Gerente de Engenharia de Telecomunicações da RPC

  • Palestrante: Marcelo Zamot, Gerente comercial da Ideal Antenas

    Graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações, pós graduado em MBA em gestão comercial, negociações e vendas.

    Ingressou na empresa em 2005 e desde então fomenta o departamento de engenharia com projetos na área de broadcasting, meteorologia, aviação e redes de noticias rodoviárias.

    Participou dos estudos voltados a transmissão do sinal digital terrestre em 2006, ano o qual a empresa desenvolveu o primeiro sistema irradiante para televisão com polarização circular .

  • Palestrante: Sérgio Martines, Diretor Executivo da SM Facilities

    Diretor Executivo da SM Facilities, Técnico em Eletrônica e Engenheiro Civil, com especilização em Gerência de Obras e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV e 29 anos de experiência em engenharia de televisão. Profissional de projetos certificado pelo PMI e Membro do Conselho Consultivo do PMI-PR. Professor de gestão na UP, SENAI e ESIC
17h30
Painel 6

Desafio SETup: Etapa Sul

  • Moderador: Edson Mackeenzy, Head SET Innovation Zone

    Desde 2002 está comprometido com a formação de um ecossistema global de empreendedorismo. Todos os dias contribui diretamente na formação de pessoas que buscam re-modelar o futuro através da troca de experiências, mentorias, conteúdos publicados em portais, workshops, mediação de painéis, palestras e tudo que potencialize capacidade de criação, entrega e captura de valor entre Startups e organizações. Um experiente empreendedor, especialista em Inovação e desenvolvimento de negócios. Radialista, Apresentador, Facilitador e Keynote em eventos de Tecnologia, Marketing e Negócios.
    Vencedor do prêmio de melhor mentor do Brasil, pelo Startup Awards pela ABStartups e AWS, CEO da Mackwave Venture Builder & Advisors Co. Ainda é Head de Inovação da SET e Curador do programa de inovação cooperativa Plataforma.Space para o Sicoob. Atuou como Dir. De Relacionamento com Startups na Bossa Nova Investimentos, BizDev responsável pela expansão LatAm da CodeFellows.org, produtor executivo do Relate Live by Zendesk, Head de Comunicação e Parcerias do Grupo iMasters | E-CommerceBrasil, CEO e fundador do 1º portal de videos do mundo o Videolog tv, Mentor, Facilitador e Community Leader na Techstars em ações como Startup Weekend.
    Em 2015 indicado a melhor Mentor de Startups do país no prêmio SparkAwards da Microsoft, eleito em 2013 um dos empreendedores mais influentes do Brasil, membro do conselho da RioSoft ( agente Softex), envolvido em centenas de conferências de comunicação, relacionamento, empreendedorismo, tecnologia e negócios em todo Mundo.

Startups da região Sudeste com soluções inovadoras para o Audiovisual apresentarão suas soluções e modelos de negócios para todos os presentes. Haverá também uma votação para que uma das Startups seja pré-selecionada a para expor na SET Innovation Zone durante a SET Expo em 2019.

18h15
Encerramento

Encerramento

Patrocinadores Master

Patrocinadores Institucionais

Apoio Institucional

Media Partner

HOT FM 107

Agência de Viagens

levitatur

Realização