Programação

Programação em construção e sujeita a alterações.

12 de Junho Terça-Feira

Horário Palestra
9h
Recepção

Welcome coffee

Recepção dos participantes com café da manhã, distribuição de crachás e entrega de materiais.

10h

Abertura

Caio Augusto Klein , Gerente Executivo de Operações da RBSTV/ SET

Caio Augusto Klein é Engenheiro formado pela UFRGS (Universidade Federal do RS), com Pós-Graduação em Liderança Estratégica em Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Iniciou a carreira na RBS sendo Coordenador Técnico da RBSTV Uruguaiana. Após, voltou para Porto Alegre onde trabalhou em projetos de instalações de novas Unidades do Grupo, destacando a RBS Video São Paulo e a RBSTV Santa Cruz. Depois, por 10 anos, foi Diretor Técnico da TVE do Rio Grande do Sul. Voltou para a RBS para ser o Gerente Técnico das Rádios do Grupo, onde participou das coberturas das Copas do Mundo de 2006 e 2010, Olimpíadas 2008 e Mundial Interclubes em 2006 e 2010, coordenando a logística do Grupo RBS nestes eventos. Em 2009 voltou para a RBSTV na função de Gerente Executivo de Operações, continuando a participar de grandes coberturas, como a Copa do Mundo do Brasil de 2014.

Liliana Nakonechnyj, Presidente da SET

Liliana Nakonechnyj é presidente da SET (Biênio 2017-2018). Engenheira de telecomunicações, dedicou grande parte de sua vida profissional à implantação de sistemas de distribuição de sinais de televisão em estações de transmissão terrestre, sistemas de contribuição e distribuição por rádio, satélite e fibra ótica. Também foi, por muitos anos, responsável pelo apoio de engenharia às emissoras afiliadas da Rede Globo. Liderou estudos e testes para a introdução da televisão digital no Brasil entre 1994 e 2006 e, posteriormente, demonstrações e testes de UHDTV. Representa a SET no IBC Council.

Convidado: Luciano Fonseca Chaves, Coordenador de engenharia elétrica da UniRitter

Convidado: Roberto Cervo Melão, Presidente da AGERT

Convidado: Wender Almeida de Souza, Assessor Técnico da ABRATEL

Convidado: Cristiano Lobato Flores, diretor Geral da ABERT

Convidado: Rafael André Baldo de Lima, Gerente Regional da ANATEL – RS

Convidado: Rodrigo Gebrim, Coordenador Geral de Radiodifusão Educativa e Consignações da União do Departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização do MCTIC

12h

Almoço

10h30
Painel 1

Desligamento do sinal analógico de TV e agenda regulatória

Tereza Mondino

Introdução: 

Estamos chegando ao final de 2018 com o desligamento analógico já concluído nos principais centros do país. O processo em linhas gerais foi um sucesso e resultado do alinhamento entre a Seja Digital, os radiodifusores, o MCTIC e a ANATEL. No fechamento do ano, teremos o desafio de alguns clusters que têm seus prazos programados para novembro e dezembro de 2018. O que esperar dessas regiões? 

Tanto o MCTIC quanto a ANATEL têm colocado um olhar na revisão da legislação vigente, visando otimizar processos, trazer celeridade e modernidade face as novas tecnologias. Como está a agenda regulatória? 

Objetivos: 

A proposta do painel é abordar dois temas de grande relevância para o radiodifusor; o Switch-off analógico e a agenda regulatória. Não tem a pretensão de aprofundar os temas, mas sim propiciar uma visão global para os participantes do seminário da SETl, com foco nos estados do Sul. 

1. O painel abordará, no primeiro momento, o tema do Switch-off, com participação da Seja Digital; 

2. No segundo momento, o tema será sobre agenda regulatória, com a participação do MCTIC e da ANATEL.

Moderador: Tereza Mondino – Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações

Tereza Mondino é graduada em engenharia elétrica – opção eletrônica pela UNB. Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações. Consultora da SET, nos grupos de TV Digital, de Canalização e atualmente no Grupo de Espectro, nos períodos de 1999 a 2003 e a partir de 2005. Trabalhou no Ministério das Comunicações até 1998, tendo atuado na área regulatória e de planejamento de radiodifusão e dos serviços de TV pro assinatura. Na área internacional, integrou delegações e representações do Brasil em conferências e reuniões do Mercosul, da CITEL e da UIT

Palestrante: Gunnar Bedicks, CTO da Seja Digital

Gunnar Bedicks é o CTO da Seja:Digital, empresa responsável pela implantação dos sistemas de transmissão digital compartilhado do Programa Digitaliza Brasil e do processo de redistribuição dos canais de TV e RTV para a liberação da faixa de 700 MHz para a implantação do LTE-4G, professor e pesquisador na área de comunicação digital, doutor em engenharia elétrica e telecomunicações.

Nesta palestra, vamos discutir o desligamento do sinal analógico de televisão, apresentando estatísticas, previsões e desafios. Abordaremos também os projetos e propostas para modernização da legislação de radiodifusão.

Palestrante: Rodrigo Gebrim – Coordenador Geral de Radiodifusão Educativa e Consignações da União do Departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização do MCTIC

Rodrigo Cruz Gebrim possui graduação em Engenharia de Telecomunicações; pós-graduação em Redes Sem Fio; e pós-graduação em Gestão Pública. É Servidor Público Federal e, atualmente, é Coordenador-Geral de Radiodifusão Educativa e Consignações da União do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Nesta apresentação, faremos um breve resumo do que está sendo estudado para a revisão da regulamentação técnica da radiodifusão, nos termos do item 50 da Agenda Regulatória da Anatel.

Palestrante: Wilson Diniz Wellisch, Assessor e Substituto da Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da ANATEL

Wilson Diniz Wellisch  é engenheiro, mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB). É servidor de carreira na Anatel desde 2011, onde passou pela Superintendência de Serviços Privados e pela assessoria da Gerência de Controle de Obrigações de Universalização e Ampliação do Acesso. Atualmente, ocupa o cargo de assessor e substituto na Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação.

Palestrante: Cristiano Lobato Flores, diretor Geral da ABERT

Cristiano Reis Lobato Flores. Diretor Geral da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. Membro da 4ª Câmara do Conselho de Ética do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Integrante do Conselho de Ética do Conselho Executivo de Normas-Padrão – CENP. Membro do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV – GIRED. Mestre em Direito das Empresas pela Universidade de Coimbra, Portugal.

13h30
Painel 2

O momento do rádio e seu futuro

O painel se propõe a discutir os desafios atuais do rádio no Brasil, como a migração do AM para o FM, o espectro, o mercado de receptores e as oportunidades com as novas tecnologias. Os palestrantes abordarão como outros países estão planejando o futuro do setor e as mudanças de hábito dos ouvintes, fomentadas por tecnologias e serviços como o streaming e as OTTs.

Moderador: Carlos Fini, Diretor de Tecnologia RBSTV e Diretor de Tecnologia da SET

Carlos Fini é Engenheiro Eletrônico formado em 1984 pela Universidade São Judas em São Paulo , MBA em Gestão Empresarial concluído em 2001 na Escola Superior de Propaganda e Marketing , Pós Graduação- Telecomunicações e Redes – INATEL . Atuou na TV Globo desde 1979 , sendo gerente de engenharia em São Paulo de 1994 a 2012 .Atuou na implantação das emissoras de São Jose dos Campos (TV Vanguarda ) em 1988 , da TV Globo em SP em 1999 e no sistema de transmissão digital na Al. Santos em 2007. Membro da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de TV) desde de 1988 onde atua na diretoria de tecnologia e participante do Fórum Brasileiro de TV Digital (Módulo Técnico) – como coordenador da norma de multiplexação e da norma de middleware de 2006 a 2012 . Atualmente é diretor de tecnologia do grupo RBS no Rio Grande do Sul e Santa Catarina onde atua na gestão das operações de TV e rádio.

Palestrante: André Cintra, diretor de Radio – ABERT

André Cintra é Engenheiro de Comunicações – Consultor especializado no planejamento de canais de radiodifusão. Diretor de Rádio ABERT e estando atualmente trabalhando na Canalização FM, pela ABERT para acomodar os canais migrantes. Desenvolveu pela SET trabalho para acomodar a canalização de TV no processo de planejamento da canalização de TV Digital de TV.

Internet: uma ferramenta para o rádio

Esta apresentação pretende explorar os caminhos para o futuro do rádio através de uma discussão sobre as transformações no ambiente competitivo. Quais são as novidades em termos de tecnologia, dispositivos, canais de distribuição e modelos de negócio? Quem são os novos players? Como aproveitar as oportunidades da internet sem perder a sua própria identidade, as características únicas do rádio que são suas principais vantagens competitivas? Estes são alguns dos tópicos que serão abordados na apresentação.

 

Palestrante: Marco Túlio Nascimento, diretor da ZYDigital / SET

Marco Túlio é engenheiro de Telecomunicações formado em 1983 pela Universidade Federal Fluminense. Com carreira desenvolvida na área de radiodifusão, trabalhou no Sistema Globo de Rádio onde ocupou a função de Gerente Geral de Tecnologia e foi responsável pelas áreas de Engenharia, TI e Operações. Atualmente, é diretor da ZYDigital, empresa que fundou em 2015 voltada para consultoria de tecnologia como suporte a negócios e desenvolvimento de soluções em engenharia de mídia. É vice-diretor de Segmento de Mercado Rádio da SET.

A palestra visa abordar temas essenciais para o profissional de comunicação no momento: como ser líder e defensor da marca e do negócio; como despertar o talento que existe em você; como construir e direcionar a carreira e como interpretar o comportamento do consumidor.

Palestrante: Luciano Costa Hoerbe, Gerente de Soluções Integradas da RBS Rádio

Luciano Costa é jornalista formado pela PUC-RS e pós-graduado em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Trabalha no Grupo RBS há quase 24 anos e atualmente exerce o cargo de gerente de Soluções Integradas nas áreas de Marketing, Produto e Programação nas rádios da empresa.

14h50
Painel 3

Infraestrutura para Transmissão de Rádio e TV

Após apresentações individuais muito breves, com perguntas ou comentários da plateia,  os palestrantes oferecem sua experiência e opiniões a respeito dos assuntos relacionados à infraestrutura de transmissão: abrigo (shelters, alvenaria, etc.), estruturas verticais, climatização, energia, aterramento e equipotencialização, equipamentos de transmissão e sistemas irradiantes, modelos de negócio e viabilização econômica, compartilhamento, manutenção.

Moderador: José Frederico Rehme, Diretor da SET, Diretor da TVCI, professor da Universidade Positivo

José Frederico Rehme é Mestre em Ciências (2007) e Engenheiro Eletricista (1990) pela UTFPR. Diretor de Engenharia na RCI, Diretor da GTD Global, professor nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energia na UP – Universidade Positivo, Curitiba;  Diretor de Ensino da SET desde 2010

Sistema de transmissão otimizado: como definir os melhores equipamentos para cada situação?

Serão abordadas as vantagens, desvantagens e possibilidades de se realizar uma análise detalhada de quais são os melhores itens para cada situação de transmissão. Em especial, será considerado o sistema irradiante que, através de sua configuração, pode viabilizar a infraestrutura mecânica.

Palestrante: Marcelo Zamot, Gerente comercial da Ideal Antenas

Marcelo Zamot é graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações, pós graduado em MBA em gestão comercial, negociações e vendas.

Ingressou na empresa em 2005 e desde então fomenta o departamento de engenharia com projetos na área de broadcasting, meteorologia, aviação e redes de noticias rodoviárias.

Participou dos estudos voltados a transmissão do sinal digital terrestre em 2006, ano o qual a empresa desenvolveu o primeiro sistema irradiante para televisão com polarização circular .

A engenharia e a experiência em projetos para encarar os desafios

A palestra será rápida e objetiva, com uma introdução mostrando os pré-requisitos para vencer desafios aparentemente inviáveis do ponto de vista técnico e economico. Serão apresentados Estudos de Caso, com breve relato sobre as dificuldades e a criatividade para vencê-las.

Palestrante: José Roberto Elias, gerente comercial da IF Telecom

José Roberto Elias é Engenheiro Eletrônico formado pela UNICAMP em 1983, com MBA pela FGV em 2005, possui vasta experiência em empresas nacionais e multinacionais voltadas a Telecomunicações e Broadcast, atuando como consultor em Broadcast e Comunicações por Satélite, além de atuar como Professor na Universidade Federal Fluminense (MBA) em Sistemas Irradiantes e Codificação Digital. Atualmente ocupa a posição de Gerente Comercial na IF Telecom, empresa que representa a Dielectric LLC no Brasil.

 

Como o modelo de compartilhamento de infraestrutura pode viabilizar a cobertura com TV Digital para as cidades do interior do país.

Os desafios para a implantação de TV Digital nas cidades do interior crescem a cada ano com a proximidade do prazo final do Switch-Off, impondo às redes de televisão a busca por modelos que possam viabiliza-la financeiramente. O modelo de compartilhamento tem sido considerado como uma forma de atender a esta necessidade. A apresentação pretende demonstrar o compartilhamento de infraestrutura e equipamentos como modelo de negócio.

Palestrante: Sérgio Luís Nogueira Martines, Diretor Executivo da SM Facilities

Sergio Luís Nogueira Martines é Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Paraná e Técnico em Eletrônica pelo CEFET-PR (atual UTFPR), com pós-gradução em Gerência de Obras pela UTFPR e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV. Possui 27 anos de experiência na área de engenharia de televisão e em gerenciamento de projetos, principalmente para o setor de telecomunicações, tendo atuado por 15 anos na Rede Paranaense de Comunicações, afiliada da Rede Globo. Atuou como consultor em Gestão de Projetos para as áreas de Energia, Financeira, Recursos Humanos, Indústria, Terceiro Setor, Jurídica, Recursos Humanos e Saúde. Atualmente é Diretor Executivo SM Facilities, empresa de serviços de engenharia que presta serviços técnicos e de construção para a área de radiodifusão e de telecomunicações. É também Diretor de Relações Institucionais do PMI-PR e professor de gerenciamento de projetos na Universidade Positivo e SENAI.

16h10

Intervalo

16h30
Painel 4

Transmissão: satélites

No cenário atual, em que o avanço tecnológico é muito rápido, somos com frequência questionados a revermos se estamos com a melhor solução pensando além da tecnologia. Temos que estar bem antenados para estarmos usando nossos recursos de forma eficiente, tanto técnica, quanto economicamente. Neste painel, a proposta é conhecermos novas tecnologias e “cases” que estão ajudando radiodifusores a melhorarem seus sistemas, tendo ganho em qualidade, facilidade operacional e redução de custos.

Moderador: Washington Gasparotto, gerente de Tecnologia do Grupo NSC

Washington Gasparotto é engenheiro eletrônico e atualmente exerce o cargo de gerente de Tecnologia do Grupo NSC.

Saving Money on Satellite Bandwidth?

Com o aumento do consumo de streaming pelo mercado de broadcast, tivemos que oferecer produtos diferenciados para o mercado de satélite. Entre eles, duas modulações proprietárias NS3/NS4 que conseguem uma eficiência de mais de 40% em relação ao DVB-S2, reduzindo o custo com a utilização do MHz ou aumentando o throughput, além de uma criptografia que trabalha em AES-256 Bit, trazendo alta confiabilidade e segurança.

Palestrante: Fábio Fregonesi, Country Manager da UCAN – representante NovelSat | LiveU no Brasil

Fábio Fregonesi é engenheiro, atuante no setor de telecomunicações há mais de 20 anos, com diversos cursos de especialização com foco em satélites e passagens por empresas líderes do mercado Broadcast, atua desde o início deste ano como Country Manager da NovelSat na UCAN Transmissão Digital.

Novas Soluções para Distribuição de Vídeo no Brasil

Com a inauguração, no Brasil, de seu primeiro teleporto na América Latina, entre outros importantes investimentos, a SES traz para o país novas soluções para a distribuição de conteúdo de vídeo de uma forma abrangente e competitiva.

 

Palestrante: Rubens Vituli, diretor comercial, Divisão de Vídeo, SES

Rubens Vituli graduou-se em Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Campinas em 1997, com pós-graduação em Administração de Empresas concluída em 2005, na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Vituli é diretor de negócios para a América Latina na SES, desde 2011, e acumula grande experiência na indústria de satélites e telecomunicações, atuando na área técnica e comercial de empresas como Comsat e British Telecom.

O objetivo é mostrar como o Satélite e soluções do tipo Bonded Live Streaming são complementares, mostrando suas aplicações e casos de utilização, dentro de um cenário onde a oferta e a melhoria de conectividade são crescentes, principalmente nos grandes centros.

Palestrante: Tiago Facchin, Gerente de Projetos e Suporte RF da TV Globo

Tiago Facchin é Gerente de Projetos e Suporte RF na área de Tecnologia da TV Globo São Paulo. Formado em engenharia elétrica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Fachhochschule Landshut, MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e mestrando em administração de empresas, no segmento de inovação. Na área de telecomunicações, atuou com projetos regulatórios, implantação de sistemas de transmissão terrestre de televisão e rádio, distribuição e contribuição de sinais por micro-ondas, fibra óptica e satélite.

17h50
Painel 5

Desafios na gestão, manutenção, operação e modernização de uma emissora de TV

A tecnologia não para: o desligamento do sinal analógico de TV de todo Brasil bate às nossas portas e a necessidade de modernização do parque tecnológico é iminente. Como conseguir resolver todas as equações, atender às expectativas da população, seguir os decretos publicados e ainda adequar-se à verba orçamentaria pré-definida? Junte-se a nós nesse debate e tire suas dúvidas com os executivos das principais emissoras de TV do país.

Moderador: Olímpio José Franco, superintendente da SET

Olímpio José Franco é superintendente e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET. É engenheiro eletrônico, com extensa carreira na área da radiodifusão televisiva. Em 1969, entrou para a Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura, São Paulo), como estagiário, de onde saiu somente em 1988, quando exercia o cargo de diretor técnico. De 1988 a 2003, foi diretor técnico da TV Jovem Pan. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo. É fundador da SET, tendo exercido o cargo de presidente por três períodos, além de ter sido diretor de tecnologia e vice-presidente em vários momentos. É membro vitalício da SMPTE e membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD.

Palestrante: Carlos Fini, Diretor de Tecnologia RBSTV e Diretor de Tecnologia da SET

Carlos Fini é Engenheiro Eletrônico formado em 1984 pela Universidade São Judas em São Paulo , MBA em Gestão Empresarial concluído em 2001 na Escola Superior de Propaganda e Marketing , Pós Graduação- Telecomunicações e Redes – INATEL . Atuou na TV Globo desde 1979 , sendo gerente de engenharia em São Paulo de 1994 a 2012 .Atuou na implantação das emissoras de São Jose dos Campos (TV Vanguarda ) em 1988 , da TV Globo em SP em 1999 e no sistema de transmissão digital na Al. Santos em 2007. Membro da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de TV) desde de 1988 onde atua na diretoria de tecnologia e participante do Fórum Brasileiro de TV Digital (Módulo Técnico) – como coordenador da norma de multiplexação e da norma de middleware de 2006 a 2012 . Atualmente é diretor de tecnologia do grupo RBS no Rio Grande do Sul e Santa Catarina onde atua na gestão das operações de TV e rádio.

Palestrante: João Carlos Bernardi, Diretor de Operações e Engenharia da Record RS

João Bernardi é engenheiro de Telecomunicações e atualmente é diretor de Operações e Engenharia da Record RS, tendo exercido a mesma função na Record Minas. Dedicou grande parte de sua vida profissional à implantação de estúdios, switchers e sistemas de edição não linear, e à distribuição de sinais de televisão em estações de transmissão terrestre, sistemas de contribuição e distribuição por rádio, satélite e fibra ótica. Também possui experiência na área de manutenção de transmissores de TV e rádio.

Palestrante: Norton Marcon, diretoria de tecnologia e operações da TV e Rádios Bandeirantes e BandNews

Norton Marcon é Engenheiro formado pela UFRGS (Universidade Federal do RS), MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ.

Há 33 anos atuando nas áreas técnicas e operacionais, na RBS TV RS e na TV Globo Rio,  gerenciando unidades de jornalismo, esporte e entretenimento, liderando projetos, equipes, utilização da metodologia matricial (OM) para gerenciar orçamento em busca de melhores resultados.

Pela RBS TV gerente responsável pela instalação e operação do Canal Rural em São Paulo. Implantação do primeiro sistema de digitalização da AVID (AirPlay) nas emissoras da Rede RBS (Emissoras do Interior de RS e SC).

Responsável pela primeira transmissão ao vivo dentro de um avião com a Equipe do Internacional Campeão do Mundo em 2006, sobrevoando o estádio, usando MW Digital da TV Globo.

Nos eventos Esportivos, Mundial Interclube 2006, 2011 e 2012, Pan do Rio 2007,Jogos Olímpicos 2008 e 2016, Copas do Mundo 2010 e 2014, Copa América 2011, 2015 e 2016, Euro Copa 2012 e 2016.

Atualmente na BAND RS, na diretoria de tecnologia e operações da TV e Rádios Bandeirantes e BandNews.

Palestrante: José Frederico Rehme, Diretor da SET, Diretor da TVCI, professor da Universidade Positivo

José Frederico Rehme é Mestre em Ciências (2007) e Engenheiro Eletricista (1990) pela UTFPR. Diretor de Engenharia na RCI, Diretor da GTD Global, professor nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energia na UP – Universidade Positivo, Curitiba;  Diretor de Ensino da SET desde 2010

Palestrante: Gilvani Moletta, Diretor Técnico da Fundação Padre Anchieta

Gilvani Moletta é Diretor Técnico da Fundação Padre Anchieta responsável pelos setores de Engenharia, Operações e Tecnologia da informação; Engenheiro Eletrônico especialista em Processamento Digital de Sinais; MBA em Gerenciamento de Projetos; Experiência de 20 anos em radiodifusão.

19h
Encerramento

Encerramento

Caio Augusto Klein , Gerente Executivo de Operações da RBSTV/ SET

Caio Augusto Klein é Engenheiro formado pela UFRGS (Universidade Federal do RS), com Pós-Graduação em Liderança Estratégica em Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Iniciou a carreira na RBS sendo Coordenador Técnico da RBSTV Uruguaiana. Após, voltou para Porto Alegre onde trabalhou em projetos de instalações de novas Unidades do Grupo, destacando a RBS Video São Paulo e a RBSTV Santa Cruz. Depois, por 10 anos, foi Diretor Técnico da TVE do Rio Grande do Sul. Voltou para a RBS para ser o Gerente Técnico das Rádios do Grupo, onde participou das coberturas das Copas do Mundo de 2006 e 2010, Olimpíadas 2008 e Mundial Interclubes em 2006 e 2010, coordenando a logística do Grupo RBS nestes eventos. Em 2009 voltou para a RBSTV na função de Gerente Executivo de Operações, continuando a participar de grandes coberturas, como a Copa do Mundo do Brasil de 2014.

13 de Junho Quarta-Feira

Horário Palestra
9h
Recepção

Welcome coffee

Recepção dos participantes com café da manhã, distribuição de crachás e entrega de materiais.

9h30
Painel 1

Infraestrutura IP

O Internet Protocol (IP), uma tecnologia que se reinventou, está agora muito mais presente na vida das emissoras de televisão e rádios, trazendo muito mais flexibilidade e eficiência para as operações. São inúmeros os exemplos desta nova realidade: a primeira unidade móvel totalmente IP e 4K já existe no Brasil e muitas emissoras estão migrando para esta tecnologia. Este painel vai discutir os avanços e também os padrões que visam regular o setor em escala global, em especial o SMPTE 2110, apresentado durante o NAB Show 2018. Participe com o Giuliano Quiqueto, Erick Soares, Pablo Perez e o José Antônio Garcia nessa discussão sobre um dos assuntos mais importantes no momento.

Moderador: Norton Marcon, diretoria de tecnologia e operações da TV e Rádios Bandeirantes e BandNews RS.

Norton Marcon é Engenheiro formado pela UFRGS (Universidade Federal do RS), MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ.

Há 33 anos atuando nas áreas técnicas e operacionais, na RBS TV RS e na TV Globo Rio,  gerenciando unidades de jornalismo, esporte e entretenimento, liderando projetos, equipes, utilização da metodologia matricial (OM) para gerenciar orçamento em busca de melhores resultados.

Pela RBS TV gerente responsável pela instalação e operação do Canal Rural em São Paulo. Implantação do primeiro sistema de digitalização da AVID (AirPlay) nas emissoras da Rede RBS (Emissoras do Interior de RS e SC).

Responsável pela primeira transmissão ao vivo dentro de um avião com a Equipe do Internacional Campeão do Mundo em 2006, sobrevoando o estádio, usando MW Digital da TV Globo.

Nos eventos Esportivos, Mundial Interclube 2006, 2011 e 2012, Pan do Rio 2007,Jogos Olímpicos 2008 e 2016, Copas do Mundo 2010 e 2014, Copa América 2011, 2015 e 2016, Euro Copa 2012 e 2016.

Atualmente na BAND RS, na diretoria de tecnologia e operações da TV e Rádios Bandeirantes e BandNews.

Áudio sobre IP: a interoperabilidade dos padrões AES67 e SMPTE ST 2110

Com a convergência de redes IP para o tráfego de áudio e vídeo não comprimidos na infraestrutura de broadcasting, é necessária uma padronização dos protocolos de comunicação. Veja todas as variáveis em jogo, os padrões existentes, a situação atual e o futuro da implementação de áudio sobre IP.

Palestrante: Giuliano Quiqueto, consultor técnico, Yamaha Musical do Brasil

Giuliano Quiqueto é pós-Doutor pela Politénica da USP, doutor em Acústica e vibrações  pela Universidade de Ferrara (Itália) e especialista em DSP pelo Institute of Sound And Vibration Research (IVSR, Inglaterra). Engenheiro Elétrico pela FEI (SP). Atuação em projetos brasileiros e europeus relacionados ao àudio, DSP e acústica. É responsável pelo mercado de Áudio Profissional – Broadcast, pela Yamaha Musical do Brasil, atuando diretamente com grandes emissoras de TV e Rádio. É professor na Escola Politécnica da USP, São Paulo.

IP para Produção Ao Vivo

Nesta palestra, vamos apresentar uma visão dos desafios e benefícios da adoção da tecnologia IP na infraestrutura para produção ao vivo, com alguns exemplos de casos reais de implementações e possibilidades de aplicações.  Também vamos conhecer o histórico da evolução da tecnologia do NMI (Network Media Interface), bem como a natural transição para a mais recente norma ST 2110.

Palestrante: Erick Soares, Expert em Tecnologia da Sony Brasil

Erick Soares é expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony, em novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

NDI: o protocolo IP que é a estrela do momento

Como entrar no mundo IP com o NDI, o protocolo da Newtek? A solução vem sendo utilizada pelas grandes marcas com grande sucesso por ser leve, ágil, flexível e com um custo bem acessível. No mundo, já conquistou mais de 10 milhões de usuários. Na palestra, mostrarei as vantagens da ferramenta e estarei à disposição para esclarecer dúvidas da audiência.

Palestrante: Pablo Perez Hetze, Newtek

Pablo Perez Hetze é desde 2017 responsável pela área comercial da Newtek na América do Sul, incluindo Brasil, onde atua no mercado de tecnologia IP. Ele é graduado em Administração de Empresas pela Universidad de Palermo (Buenos Aires) e trabalha na indústria de serviços para TV desde 1999. Possui experiência em soluções de linguagem, distribuição de vídeo, streaming, satélites e fibra ótica, tendo participado ativamente do desenvolvimento de plataformas de acessibilidade na Argentina e no Chile. Na Newtek, coordena o trabalho de 20 revendedoras da marca na América do Sul e promove o uso da tecnologia IP em canais, produtoras, igrejas, universidades, governos, etc. Mora no Brasil desde 2014.

Produção de mídia em IP – Status de Normas e Especificações

Os trabalhos de construção de normas e especificações continuam.

Qual o status atual das Normas SMPTE e das Especificações AMWA/NMOS ?

Fornecedores e usuários estão ansiosos por uma padronização, que facilite um sistema de multi-vendors.

Palestrante: José Antônio de Souza Garcia, coordenador do Grupo de Estudos de IP da SET e gerente de engenharia da EBC.

José Antônio de Souza Garcia, graduado em 1975 como Técnico em Eletrônica pela ETE em Sta. Rita do Sapucaí e em 1982 em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade São Judas em São Paulo. Tem trabalhado em empresas de televisão, incluindo TV Tupi-SP, TV Cultura-SP, TV Jovem Pan e atualmente gerente de engenharia na TV Brasil-SP. Membro da SET – Diretoria de Tecnologia e do Fórum SBTVD.

10h50
Painel 2

Produção para TV: news e eventos

O mundo não para, certo? E parece que está girando cada vez mais rápido. Por causa disto, precisamos estar informados cada vez mais rápido. No painel, iremos abordar as tecnologias mais novas para agilizar a cadeia de produção de notícias, desde a captação até a veiculação. Também discutiremos aspectos de produção de áudio em news e eventos, com as novidades tecnológicas tendo em vista as mudanças no espectro de frequências.

Moderador: Caio Augusto Klein, Gerente Executivo de Operações da RBSTV/ SET

Caio Augusto Klein é Engenheiro formado pela UFRGS (Universidade Federal do RS), com Pós-Graduação em Liderança Estratégica em Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Iniciou a carreira na RBS sendo Coordenador Técnico da RBSTV Uruguaiana. Após, voltou para Porto Alegre onde trabalhou em projetos de instalações de novas Unidades do Grupo, destacando a RBS Video São Paulo e a RBSTV Santa Cruz. Depois, por 10 anos, foi Diretor Técnico da TVE do Rio Grande do Sul. Voltou para a RBS para ser o Gerente Técnico das Rádios do Grupo, onde participou das coberturas das Copas do Mundo de 2006 e 2010, Olimpíadas 2008 e Mundial Interclubes em 2006 e 2010, coordenando a logística do Grupo RBS nestes eventos. Em 2009 voltou para a RBSTV na função de Gerente Executivo de Operações, continuando a participar de grandes coberturas, como a Copa do Mundo do Brasil de 2014.

O impacto do desligamento da TV analógica nos sistemas de microfones sem fio

Várias mudanças têm ocorrido no espectro de radiofrequência nos últimos anos, com impacto direto na performance e no funcionamento dos microfones sem fio e em sistemas similares como in-ears, de comunicação, entre outros. Esta palestra visa discutir este impacto, descrever a atual tecnologia dos sistemas wireless e mostrar como é possível garantir uma transmissão sem falhas ou interferências. Serão apresentados também dicas e um breve histórico do passado e do futuro da tecnologia de transmissão via rádio para sistemas de microfones sem fio.

Palestrante: Fernando Fortes, especialista sênior de Desevolvimento de Mercado Pró-Áudio, Shure do Brasil

Fernando Fortes é especialista sênior em Desenvolvimento de Mercado Pró-Áudio na Shure do Brasil.  Formado em engenharia elétrica, ele trabalha há mais de 25 anos no ramo de áudio profissional. Além de uma extensa experiência com produções teatrais, foi Sound Designer das Cerimônias de Abertura e Encerramento da Copa do Mundo FIFA Brazil 2014. Trabalhou também como coordenador de rádio frequências nos maiores eventos no Brasil, incluindo grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza entre outros. Antes de se tornar parte do time da Shure do Brasil, ele trabalhou como Audio Production Manager nas Cerimônias de Abertura e Encerramento Olímpica e Paraolímpica nos Jogos do Rio de Janeiro 2016.

Novo paradigma de fluxo de trabalho centralizado na história: produção de vídeo automatizada

O fluxo de trabalho centrado no programa tem sido um método tradicional para as emissoras produzirem e distribuírem conteúdo de vídeo para seus públicos-alvo. No entanto, dadas as rápidas mudanças no comportamento de visualização do público, o fluxo de trabalho centrado na história detém o potencial para desbloquear a capacidade de criar e entregar mais conteúdo e a um custo menor. Nesta sessão, exploraremos as oportunidades de usar tecnologia e serviços integrados de nuvem e inteligência artificial para automatizar processos manuais em fluxos de trabalho de conteúdo de vídeo existentes e envolver mais efetivamente todas as operações de transmissão na produção e distribuição de conteúdo.

Palestrante: Cláudio Frugis, Diretor de Vendas Brasil, TVU Networks

Cláudio Frugis tem 38 anos de experiência na indústria Telecom/Satelite e Broadcast profissional. Anteriomente, foi vice-presidente de vendas no mercado brasileiro da Advantech Wireless por quase uma década. Também trabalhou como desenvolvedor de negócios para a Nera America Latina, Divisão de Satelite, e foi Gerente de Departamento na area redes inteligentes e comunicações de dados na Ericsson Telecomunicações por 23 anos. É formado em Engenharia Eletronica pela FAAP, pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP e com MBA na area de  Inovação e Tecnologia pela Universidade de São Paulo (FEA/FIA).

Câmeras Conectadas para Produção e Transmissão ao Vivo

A JVC apresenta a evolução no desenvolvimento de uma plataforma com as mais avançadas tecnologias em captação de imagem integrada à tecnologia IP e de telecomunicações em uma câmera conectada de alto rendimento, capaz de fazer um streaming ao vivo com qualidade broadcast ou ainda um ftp diretamente da câmera.

 

Palestrante: Armando Ishimaru – Gerente de Desenvolvimento de Negócios, JVC

Armando Ishimaru é engenheiro eletrônico graduado na Universidade de São Paulo. Começou sua carreira como engenheiro de serviço na divisão profissional da Sony Brasil, posteriormente assumiu posições de gerenciamento na Sony Latin America na área de Engenharia, Marketing e Vendas sendo sua última posição Diretor da Divisão Profissional da Sony Brasil. Em novembro de 2011 assumiu a posição de Sócio-Diretor da Panoramis Consultoria Empresarial e representa as empresas Leader Instruments e JVC Professinal Video Products como Representante de Desenvolvimento de Negócios.

 

12h10

Almoço

13h40
Painel 3

Inteligência artificial: plataformas cognitivas e data analytics

fotohugon_congressoSET

A Inteligência Artificial veio para ficar e revolucionar mercados. No caso específico da produção de conteúdo, já mudou a forma de trabalho, realizando atividades repetitivas e rotineiras com alta performance. O uso da criatividade humana é potencializado nos eventos que exigem este tipo de conhecimento. Desta forma, a cobertura dos eventos que não são muito rentáveis pode ser completamente operacionalizada por um sistema de IA. Neste painel, iremos contar com especialistas que irão compartilhar seus conhecimentos sobre as novas tecnologias e novidades dos mercados nacional e internacional na produção de esportes, jornalismo e eventos em massa com pouca ou nenhuma ação humana, usando como fonte de informação as mídias sociais e dados de uso dos consumidores finais.

Moderador: Hugo Nascimento, CTO da AD Digital

Hugo Nascimento é formado em engenharia, tem 12 anos atuando em projetos de PAY TV em diversos ramos como IPTV, DTH e TV a cabo nos mais exigentes mercados, como Alemanha, Estados Unidos, México, Dinamarca, entre outros, e em empresas referência no mercado, como Cisco e Irdeto. Em sua carreira atuou em pré e pós-venda dentro de projetos que envolviam equipes multidisciplinares.

Palestrante: Fabio de Sales Guerra Tsuzuki, Sócio Diretor da Media Portal Soluções

Fabio de Sales Guerra Tsuzuki é engenheiro eletrônico e mestre em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, doutor em engenharia pela Universidade de Tóquio. Sócio fundador da Media Portal Soluções Ltda.

Washington Cabral

A inteligência artificial como elemento da Indústria 4.0 aplicada ao setor criativo

Palestrante: Washington Cabral, Client Technology Advisor for Media & Entertainment da IBM

Washington Cabral passou os últimos 28 anos de sua vida profissional no setor de Tecnologia da Informação. A curiosidade e entusiasmo por novos conhecimentos encontrou o casamento perfeito quando passou a se dedicar nos últimos 5 anos ao setor de mídia e entretenimento. A radical transformação impulsionada por tecnologias emergentes que o setor enfrenta é o ambiente ideal para desenvolver idéias disruptivas e que possam fazer diferença para o futuro do setor.

15h
Painel 4

Evolução do Padrão de TV Digital

Introdução:

Em um momento onde qualquer negócio, grande ou pequeno, pode ser fortemente ameaçado por consumidores jovens, volúveis, influenciáveis por mídias sociais, fake news e lançamentos tecnológicos, como será a evolução do padrão de TV digital?

Objetivo:

A proposta do painel é abordar o tema sob dois aspectos:

  1. Tecnológico (avanços da tecnologia, viabilidade e capacidade de implantação);
  2. Negócio (provocativa quanto ao comportamento humano e social – UX, mercadológico e marketing).

Moderador: Marco Martins, RPC

Palestrante: Leonardo dos Anjos Chaves, Gerente de Projetos em Novas Tecnologias de Transmissão da TV Globo

Leonardo dos Anjos Chaves é o atual coordenador do Módulo Técnico do Fórum Brasileiro de Tv Digital e Gerente de Projetos na área de Tecnologias de Transmissão da TV Globo. Formado em engenharia eletrônica e de computação pela UFRJ, concluiu o mestrado em 2013 na COPPE-UFRJ e possui MBA em Gestão Empresarial pela PUC-Rio.

 

 

Nesta palestra falaremos sobre os avanços dos equipamentos de radiodifusão, o crescimento tecnológico e os desafios que a indústria encontra para acompanhar a rápida evolução e alta demanda de inovações do mercado.

Palestrante: Paulo Marcos Damasceno, Suporte Técnico Comercial Hitachi Kokusai Linear

Paulo Damasceno é executivo de contas na Hitachi Kokusai Linear e possui experiência em implantação de sistemas de TV digital. É graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), com pós-graduação na mesma área pelo INATEL. É membro do modulo técnico do Fórum SBTVD.

16h20

Intervalo

16h40
Painel 5

Media Asset Management

Media Asset Manager: não é só arquivamento

Algumas vezes, o termo MAM pode nos levar a pensar somente em arquivamento de longo prazo. Mas como o material chega até lá e como ele pode ser reaproveitado no futuro? Neste painel vamos discutir sobre as diferentes abordagens do gerenciamento de mídias. Trataremos sobre fluxos de trabalho, desde a produção de conteúdo até a digitalização e preservação de acervos históricos. Num debate técnico vamos abordar métodos de armazenamento, escolhas de storages, as principais tendências do setor e conhecer o exemplo de sucesso da TV Cultura – SP.

Moderador: Roberto Hoffmann, RBSTV

Roberto Hoffmann é engenheiro eletricista, com ênfase em automação, graduado pela Unisinos. Atua há mais de 15 anos em empresas de broadcast e telecomunicações, com ampla experiência em projetos de sistemas de gerenciamento, redes multisserviços e em plataformas de TI e Broadcast. Trabalhou em implantações no Brasil e na América Latina, tendo passagens por Claro, Deutsche Telekom e Smartcom PCS. Desde 2014 é coordenador de projetos na área de tecnologia na RBS TV Porto Alegre.

Novos Conceitos e Projetos envolvendo MAM

Vamos apresentar novos conceitos sobre os sistemas de Media Asset Management (MAM), Production Asset Managemente (PAM ) e workflows automatizados. Discutiremos a adoção e a integração da tecnologia de File System Compartilhado de Alta Performance e Escalabilidade, e as ferramentas de armazenamento como o Primary Storage, Object Storage, Removable Media, Remote Storage Pool e Cloud. Por fim, vamos demonstrar como essas soluções auxiliam o workflow a ter eficiência, segurança, disponibilidade com o investimento mais otimizado possível.

 

Palestrante: Eliésio Silva Junior, Gerente de Vendas na SEAL Broadcast & Content

Eliésio Silva Junior é formando em técnico em Eletrônica e Telecomunicações. Graduado em Eletrônica e MBA em TV Digital, Novas mídias Digitais e Gestão de Negócios. Foi conselheiro no CREA RJ de 2009 a 2010. Tendo passado pelas empresas TV Globo como Operador de Sistemas de TV, na Globosat como Supervisor de Operações e Sistemas, Tektronix como Country Manager e atualmente é o Gerente de Vendas na SEAL Broadcast & Content.

Palestrante: Gilvani Moletta, Diretor Técnico da Fundação Padre Anchieta

Gilvani Moletta é Diretor Técnico da Fundação Padre Anchieta responsável pelos setores de Engenharia, Operações e Tecnologia da informação; Engenheiro Eletrônico especialista em Processamento Digital de Sinais; MBA em Gerenciamento de Projetos; Experiência de 20 anos em radiodifusão.

18h
Painel 6

Hábitos de Consumo de Mídia no Brasil e no Mundo

Luana Bravo

O mundo está em constante mudança.  Os millennials, também conhecidos como geração Y (nascida com a internet) e geração Z (que não conhece o mundo sem internet), são altamente conectados e vêm mudando os hábitos de consumo da população em geral. Assistir TV, navegar na internet e jogar online fazem parte do dia a dia dessas pessoas. Hoje, você fica mais tempo assistindo televisão ou consumindo conteúdos da internet? Entender essas mudanças é fundamental para o sucesso do nosso negócio. Nesse painel, vamos debater com experts do mercado como os hábitos de consumo de mídia da população estão mudando e que alertas esses novos comportamentos trazem para nós.

Moderadora: Luana Carolina Bravo, SET

Luana Carolina Bravo é engenheira eletricista com ênfase em eletrônica pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Pós graduada em TV Digital pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalha no mercado de televisão há mais de 10 anos. Participante da diretoria da SET desde 2012 e representante da ABERT no Projeto Ultra HD Brasil .

Persona – quem são e o que pensam os gaúchos

O projeto Persona é um mergulho nas tradições do povo gaúcho. Um estudo que se aprofundou no entendimento da identidade e tradição desse povo, e descobriu qual a consequência que esses aspectos trazem ao comportamento, forma de consumir, relacionamento com as marcas e expectativas de futuro. Pesquisa realizada com mais de 3mil pessoas entre RS e SP, 6 especialistas em comportamento e cultura gaúcha, nas 7 principais regiões do RS.

Palestrante: Ana Paula Schneider Kremer, gerente do RBS Intelligence Marketing, Grupo RBS

Ana Paula Kremer é Gerente de Inteligência de Mercado na RBS,  formada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Passou pelas empresas Cosin Consulting – em projetos no Bradesco Cartões, Quero-Quero e Renner – e Ecofrotas. No Grupo RBS desde 2013, passou pelas áreas de Tecnologia da Informação e Mercado Leitor.

As novas tecnologias alteraram o consumo de mídia, o cenário é cada vez mais complexo, com as pessoas acessando os meios de comunicação em diferentes plataformas. Com isso, a amplificação do consumo de mídia, a interatividade e a convergência entre os meios são características cada vez mais comuns para descrever o ambiente crossmídia.

Palestrante: Giovana Alcantara – Diretora Comercial, Kantar IBOPE Media

Giovana Alcântara é formada em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing. Há 16 anos na Kantar IBOPE Media, já atuou em mercados regionais e na gestão de 14 filiais no Brasil. Atualmente, é diretora comercial da regional sudeste, sendo responsável pela ampliação dos negócios e profissionalização dos mercados sob sua gestão. A executiva também acumula passagens por agências de propaganda e veículos de comunicação, nas áreas de planejamento e pesquisa.

Palestrante: Geferson Barths, Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UniRitter

Geferson Barths é mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Publicidade e Propaganda com Ênfase em Marketing pelo Centro Universitário Metodista – IPA. Atualmente é professor de graduação e pós-graduação e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda na Faculdade de Comunicação Social da UniRitter – Laureate International Universities. É pesquisador de Gestão de Marcas e membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Poder – GCCOP/UFRGS. Foi Gestor de Operações da Escala Comunicação e Marketing durante 10 anos. Atua também como Consultor de Comunicação.

19h
Encerramento

Encerramento

Caio Augusto Klein , Gerente Executivo de Operações da RBSTV/ SET

Caio Augusto Klein é Engenheiro formado pela UFRGS (Universidade Federal do RS), com Pós-Graduação em Liderança Estratégica em Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Iniciou a carreira na RBS sendo Coordenador Técnico da RBSTV Uruguaiana. Após, voltou para Porto Alegre onde trabalhou em projetos de instalações de novas Unidades do Grupo, destacando a RBS Video São Paulo e a RBSTV Santa Cruz. Depois, por 10 anos, foi Diretor Técnico da TVE do Rio Grande do Sul. Voltou para a RBS para ser o Gerente Técnico das Rádios do Grupo, onde participou das coberturas das Copas do Mundo de 2006 e 2010, Olimpíadas 2008 e Mundial Interclubes em 2006 e 2010, coordenando a logística do Grupo RBS nestes eventos. Em 2009 voltou para a RBSTV na função de Gerente Executivo de Operações, continuando a participar de grandes coberturas, como a Copa do Mundo do Brasil de 2014.

Patrocinadores Master

Patrocinadores Institucionais

Apoiadores

Media Partner

Agência de Viagens

Realização