Programação em construção e sujeita a alterações

13 de Maio  Segunda-Feira

Horário Palestra
9h
Pré-Evento

Pré-evento: Sistema Mosaico e seu módulo Spectrum-E

A apresentação visa descrever aspectos técnicos do Sistema Mosaico como, por exemplo, inserir uma solicitação para alteração de Plano Básico. Após a introdução, serão apresentados alguns estudos de caso (FM e TV) e demonstração de como fazer uma busca de canal no sistema. Haverá espaço para perguntas da audiência.

Vanessa Cristina Faria Gomes Monteiro, Especialista em Regulação da Anatel

Vanessa Cristina Faria Gomes Monteiro é formada em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e pós-graduada em Regulação de Telecomunicações pelo Inatel/UIT. Desde 2007 atua na área de Radiodifusão da Anatel, e atualmente ocupa o cargo de Especialista em Regulação, na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão – ORER. Trabalha com a canalização de FM, para atender à Migração de AM / FM desde 2014, participando, inclusive, da coordenação internacional brasileira no âmbito do MERCOSUL.

12h

Almoço

13h30
Abertura

Abertura

Olimpio José Franco, Diretor Geral da SET

Olímpio José Franco é Diretor Geral e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET. É engenheiro eletrônico, com extensa carreira na área da radiodifusão televisiva. Em 1969, entrou para a Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura, São Paulo), como estagiário, de onde saiu somente em 1988, quando exercia o cargo de diretor técnico. De 1988 a 2003, foi diretor técnico da TV Jovem Pan. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo. É fundador da SET, tendo exercido o cargo de presidente por quatro períodos, além de ter sido diretor de tecnologia e vice-presidente em vários momentos. É membro vitalício da SMPTE e membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Em 2017 recebeu os prêmios “Honorary member” do ITE (Institute of Image Information and Television Engineers – Japan ) e “Radio Achievement Award 2017″  do ARIB (Association of Radio Industries and Businesses).

Geraldo Cardoso de Melo, Representante da Regional Sudeste da SET

Geraldo Cardoso de Melo é engenheiro de Telecomunicações com graduação e especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Engenheiro consultor da TV Alterosa de Belo Horizonte, membro do Grupo de Trabalho de Espectro da SET e coordenador do SET Sudeste 2019.

Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Reitor da PUC Minas

Mineiro de Ponte Nova, o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, é bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Formado em Filosofia e Teologia, tem mestrado pelo Centro de Estudos Superiores dos Jesuítas. Possui longa prática de magistério no ensino superior – graduação e pós-graduação . É membro da Sociedade de Teologia e Cientistas da Religião do Brasil. 

Foi nomeado pelo Papa Francisco membro do Pontifício Conselho para a Cultura. É presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e vigário episcopal para a Comunicação e Cultura da Arquidiocese de Belo Horizonte. Também já residiu, de 2011 a 2015, a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB. É membro fundador da revista Horizonte, da área de Ciências da Religião. É também membro dos Conselhos Curadores da Fundação Mariana Resende Costa e da Fundação João Paulo II. Foi presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica (Anec)  e assessor da CNBB Nacional e do Regional Leste II na dimensão Bíblico-Catequética. 

Participa da Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da PUC Minas, do Centro Superior de Juiz de Fora e dos Colégios Santa Maria

14h
Painel 1

Simplificação Regulatória e Progressos do Sistema Mosaico

MCTIC e Anatel vêm trabalhando juntos para identificar e implementar as melhorias necessárias ao Sistema Mosaico. SET, ABERT e ABRATEL vêm participando das reuniões e colaborando com informações e sugestões. No decorrer desse trabalho, foram identificadas várias simplificações regulatórias possíveis para a redução do tempo de tramitação de processos, o que será mostrado neste painel por Flávio Ferreira Lima, do MCTIC. Yroá Robledo Ferreira, da Anatel, mostrará como a Anatel está promovendo as melhorias e evoluções no sistema e se preparando as simplificações anunciadas.

Moderador: Tereza Mondino, Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações e Consultora do Grupo de Espectro da SET

Tereza Mondino é graduada em engenharia elétrica – opção eletrônica pela UNB. Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações. Consultora da SET, nos grupos de TV Digital, de Canalização e atualmente no Grupo de Espectro, nos períodos de 1999 a 2003 e a partir de 2005. Trabalhou no Ministério das Comunicações até 1998, tendo atuado na área regulatória e de planejamento de radiodifusão e dos serviços de TV pro assinatura. Na área internacional, integrou delegações e representações do Brasil em conferências e reuniões do Mercosul, da CITEL e da UIT

Palestrante: Flávio Ferreira Lima, Diretor do Departamento de Radiodifusão Comercial da Secretaria de Radiodifusão do MCTIC

yroa_ferreira
Palestrante: Yroá Robledo Ferreira, Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações da Anatel

Yroá Robledo Ferreira é engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, é gerente de Outorga e Licenciamento de Estações da Anatel e atua diretamente na gestão e construção do Projeto Mosaico.

15h
Painel 2

Rádio: Testes de interferência CPQD

Moderador: Geraldo Cardoso de Melo, Engenheiro consultor da TV Alterosa de Belo Horizonte e Representante da Regional Sudeste da SET

Geraldo Cardoso de Melo é engenheiro de Telecomunicações com graduação e especialização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Engenheiro consultor da TV Alterosa de Belo Horizonte, membro do Grupo de Trabalho de Espectro da SET e coordenador do SET Sudeste 2019.

Palestrante: Marcus Manhães, Consultor Técnico CPqD

Marcus Manhães é pesquisador sênior da Fundação CPqD. Por essa instituição, participou do processo de definição tecnológica da TV digital no Brasil, acompanhando testes comparativos dos sistemas internacionais: ISDB-T, NTSC e DVB-T e contribuições das instituições nacionais que desenvolveram soluções para multiplexação, modulação e canal de interatividade.

Como consultor dedicado ao Sinditelebrasil, participou dos testes laboratoriais e de campo para a avaliação da convivência entre os sistemas LTE 700 MHz e ISDB-Tb, que resultou no regulamento técnico de sustentação ao leilão da faixa.  Foi também consultor no consórcio CPqD-Mckinsei, que estabeleceu as bases técnicas para a constituição da EAD e para o desenvolvimento das soluções demandadas pelo Edital. Atualmente está como consultor da EAD, participando do grupo técnico GT-RX, sob a coordenação da Anatel, e do grupo técnico FT-RX, coordenado pela EAD, com foco no remanejamento de canais de TV, ativação do LTE e avaliação de situações potenciais de interferências entre os sistemas.

Palestrante: Andre Ulhoa Cintra, Diretor de Radio da ABERT

Andre Cintra é engenheiro de comunicações,  consultor especializado no planejamento de canais de radiodifusão. Diretor de Rádio ABERT e atualmente trabalhando na Canalização FM, pela ABERT para acomodar os canais migrantes. Desenvolveu pela SET trabalho para acomodar a canalização de TV no processo de planejamento da canalização de TV Digital de TV.

15h45
Intervalo

Intervalo

16h
Painel 3

Hábitos de consumo e métricas de audiência

Ultimamente, muito se tem falado a respeito da mudança de hábitos no consumo de mídia, principalmente da população jovem.
É incontestável que as redes sociais absorvem boa parte da atenção dos telespectadores e ouvintes, mas podemos dizer com convicção que a audiência do broadcasting está, de fato, diminuindo?
Se a diminuição é um fato, trata-se de uma questão ligada à idade ou à classe social? Ou a ambas?
Há alguma estratégia para que o broadcasting continue seduzindo, cada vez mais, todas as classes sociais, de todas as idades?
Em nosso painel teremos a oportunidade de conhecer o parecer de especialistas, bem como de debater esse tema.

Moderador: Paulo Canno, Diretor de Tecnologia da Rede Gazeta do Espirito Santo e Representante da Regional Sudeste da SET

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela FGV.Atuou em projetos e instalações de sistemas de transmissão de rádio e TV, de 1976 a 1984, como engenheiro responsável da Sociedade Nacional de Eletrônica. De 1984 a 1986 trabalhou na Engesa Eletrônica, como responsável do laboratório do controle de qualidade de componentes. Desde 1986 na Rede Gazeta do ES (Afiliada a Rede Globo), onde ocupa o cargo de Diretor de Tecnologia.

Palestrante: Luciano Costa Hoerbe – Gerente de Redes, Licenciadas e Afiliadas de rádios do Grupo RBS e vice-presidente de Marketing da AGERT (Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e TV)

Luciano Costa, como é conhecido, é comunicador com relevante experiência acadêmica. Jornalista formado pela PUC-RS, tem pós-graduação em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Foi professor do curso de locução para rádio e TV na OSCIP/FEPLAM em Porto Alegre entre 2007 e 2012. Atualmente é Gerente de Redes, Licenciadas e Afiliadas da área de rádio do Grupo RBS atuando diretamente nos processos relacionados ao marketing, produto, programação e operação das Redes Atlântida RS, Gaúcha SAT, 102.3 FM, 92 FM e Farroupilha AM.

Palestrante: Giovana Alcantara, Diretora Comercial da Kantar IBOPE Media

Giovana Alcântara é formada em Comunicação Social e pós-graduada em Marketing. Há 17 anos na Kantar IBOPE Media, já atuou em mercados regionais e na gestão de 14 filiais no Brasil. Atualmente, é diretora comercial regional sul e sudeste, sendo responsável pela ampliação dos negócios e profissionalização dos mercados sob sua gestão. A executiva também acumula passagens por agências de propaganda e veículos de comunicação, nas áreas de planejamento e pesquisa.

17h
Painel 4

Satélites: Como os serviços de satélite atendem as novas midias

Moderador: Josimar Silva, Diretor Técnico da Record TV Minas

Josimar Anselmo Silva é Diretor Técnico da RecordTV Minas. É formado em Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET–MG) e em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Atualmente é pós-graduando em Sistemas de Telecomunicações pela PUC-Minas e em TV Digital pelo INATEL. Iniciou sua carreira na extinta Machado Correa Telecomunicações, fabricante de equipamentos de transmissão e retransmissão de sinais de TV (1989 – 1995). Em 1997, tornou-se coordenador de expansão na TV Alterosa, ocupando este cargo até 2009. Entre suas atribuições, estava a coordenação de equipes de implantação, manutenções e acompanhamento de processos de regularização de RTVs e serviços afins junto à Anatel e ao Ministérios das Comunicações. Em 2009, tornou-se Gerente de Expansão na RecordTV Minas e, em 2015, assumiu a Diretoria Técnica da emissora onde permanece até hoje. Neste cargo, faz a gestão dos departamentos técnico e de operações, além de ser o responsável técnico pela emissora junto ao CREA.

Palestrante: Lucas Morais, Gerente Comercial da 2Live | NovelSat

Palestrante: Sidney Gomes Ferraço, Gerente Regional de Vendas da SES

Sidney Ferraço é Gerente de Vendas Regional da SES Video para a América Latina e o Caribe. É formado em Telecomunicações pela CEFET, com curso em Comércio Exterior e Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e diversos cursos em vendas e marketing. Com mais de 35 anos de atividade no setor de telecomunicações, teve passagens por várias empresas do mercado, incialmente na área técnica e posteriormente na área comercial. Algumas dessas empresas foram Embratel, Intelsat, AT&T, GE Spacenet, Gilat, Telespazio e Comtech. Sua experiência profissional está focada nas comunicações via satélite e na comercialização de produtos e serviços. Ferraço possui vasta experiência internacional, tendo trabalhado fora do Brasil em alguns períodos. É casado e tem 58 anos.

Palestrante: Gilmar Souza, Executivo de Vendas da InternetSAT

Gilmar é representante de vendas da InternetSAT, uma empresa integradora de soluções e operadora de telecomunicações por satélite, fibra óptica, telefonia e serviços gerenciados. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista UNIP. Responsável pela comercialização de soluções convergentes de TI e telecomunicações para a carteira corporativa; ISP’s e Broadcast. Atua com vendas consultivas de soluções de telecomunicações por satélite; telefonia sobre IP; PABX; segmento terrestre e redes corporativas para empresas de grande e médio porte. Entre suas atribuições, está a busca pelo conhecimento do negócio dos clientes e no setor ao quais estão inseridos, entendendo suas reais necessidades e verificando oportunidades de ofertar projetos customizados de telecomunicações de alta disponibilidade para ambientes de missão crítica.

18h
Painel 5

Infraestrutura de Transmissão: Compartilhamento de infraestrutura: uma tendência ou a única solução?

Moderador: Francisco Peres, Gerente de Engenharia - TV Globo

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Eletromagnetismo aplicado pela PUC-Rio. Está na TV Globo desde 2003, tendo trabalhado como engenheiro de Projetos, desenhando antenas, transmissores e sistemas de contribuição e distribuição para redes MFN e SFN. Atualmente é gerente do departamento de projetos, instalações e regularização e responsável pela expansão da cobertura digital nas 5 emissoras da TV Globo.

Palestrante: Marcelo Zamot, Gerente comercial da Ideal Antenas

Marcelo Zamot é graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações, pós graduado em MBA em gestão comercial, negociações e vendas.

Ingressou na empresa em 2005 e desde então fomenta o departamento de engenharia com projetos na área de broadcasting, meteorologia, aviação e redes de noticias rodoviárias.

Participou dos estudos voltados a transmissão do sinal digital terrestre em 2006, ano o qual a empresa desenvolveu o primeiro sistema irradiante para televisão com polarização circular .

Palestrante: Sérgio Martines, Diretor Executivo da SM Facilities

Sergio Martines é engenheiro civil pela UFPR e Técnico em Eletrônica pela UTFPR, com pós-gradução em Gerência de Obras pela UTFPR e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV. Possui 28 anos de experiência em engenharia de televisão. Consultor em Gestão de Projetos para diversas áreas. Diretor Executivo na SM Facilities, empresa de serviços técnicos e construção para a área de radiodifusão e de telecomunicações. Membro do Conselho Consultivo do PMI-PR e do Fórum SBTVD. Professor na Universidade Positivo, SENAI e ESIC.

Palestrante: Guilherme Castelo Branco, Diretor da Phase Engenharia

Engenheiro eletrônico formado pela UFRJ e com MBA em Estratégia de Negócios pela FGV-SP. Atua no mercado desde 2004 junto com a Phase exercendo cargos técnicos e comerciais ao longo do tempo e desde 2010 comanda a filial da empresa em São Paulo.

Fernando  Gomes de Oliveira EAD
Palestrante: Fernando Gomes de Oliveira, gerente de Gestão e Planejamento na EAD/Seja Digital

Fernando Gomes de Oliveira é administrador de empresas e atualmente exerce o cargo de gerente de Gestão e Planejamento na EAD/Seja Digital

Palestrante: Conrado Teixeira Moreira, Supervisor Executivo de Tecnologia da TV Globo Minas

Conrado é graduado em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela PUC – MG, pós graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Projetos pela PUC-MG. Atualmente é responsável pela área de Tecnologia de Transmissão da Globo em Minas Gerais. Um dos principais desafios da área é garantir a máxima disponibilidade da cobertura da Globo nos 167 municípios do estado de Minas Gerais, além de suportar a implantação e manutenção das estações retransmissoras digitais.

Palestrante: Camilla Cintra, Supervisora Executiva da Área de Projetos de Transmissão da TV Globo

Camilla Cintra é graduada em Engenharia de Telecomunicações pela PUC-Rio. Tem MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente é supervisora Executiva da Área de Projetos de Transmissão da TV Globo e gestora da equipe responsável pela Expansão da Cobertura Digital nos cinco mercados da TV Globo.

19h
Encerramento

Encerramento

14 de Maio  Terça-Feira

Horário Palestra
9h
Painel 1

Produção Remota / Jornalismo

Moderador: Marcelo Bossoni, Gerente Sênior de Tecnologia da TV Globo Minas Gerais

Marcelo Bossoni é gerente sênior de Tecnologia da TV Globo de Minas Gerais desde 2018. Começou na TV Globo em 2008, liderando a área de projetos em São Paulo e posteriormente assumiu a gestão das equipes de gravações externas. Em 2014, gerenciou equipes de estúdios e externas de tecnologia na área de entretenimento. Bossoni se formou em Engenharia de Telecomunicações e possui MBA em Gestão Estratégica de Mercados pela ESPM e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC

Palestrante: Erick Soares, Expert em Tecnologia da Sony Brasil

Erick Soares é expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony nas áreas de novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia de desenvolvimento do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

Palestrante: Iúri Jainan, Gerente de contas da Broadmedia

Iúri Jainan é Gerente de Contas da Broadmedia. Possui experiência no mercado de telecomunicações, TI,  broadcast e integração com aplicação de novas tecnologias para soluções de produção de conteúdo e transmissão por streaming, utilizando soluções móveis para transmissão de vídeo e dados. Tem atuado em projetos para produção e transmissão de eventos esportivos e de entretenimento com cobertura nacional e internacional. Na Broadmedia, faz o gerenciamento e a implementação de soluções de contribuição e distribuição de conteúdo com infraestrutura IP, com utilização de internet pública e protocolos de otimização de banda. Participa também em projetos para aplicação da interatividade na TV digital e tem experiência na aplicação de tecnologias em enlaces wireless e de fibra óptica.

Palestrante: Eduardo Mune, Regional Sales Manager da TVU Networks

Formando em Engenharia Elétrica com ênfase em telecomunicações na UNICID, cursos de especialização em gerência de projetos pela FGV. Possuem mais de 15 anos de experiência no mercado de broadcast, onde trabalhou em emissoras de televisão, fabricantes de equipamentos e integradores de sistema (Libor e AD Digital).  Trabalhou por 6 anos na Imagine Communications ocupando as posições de pré-vendas, gerente de projetos e gerente de vendas.  Atualmente é gerente de vendas na TVU Networks.

Palestrante: Lucas Morais, Gerente Comercial da 2Live

Executivo com mais de 20 anos de experiência nos mercados de Telecom e Broadcast com atuação na área comercial responsável por novos negócios e atendimento ao cliente.

Palestrante: Guilherme Morais Bernardes, Supervisor Executivo de Tecnologia da TV Globo Minas

Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações, formado pela PUC-MG, com Pós Graduação em Redes de Telecomunicações e em Redes de Computadores, há 17 anos atuando na tecnologia da na TV Globo, atualmente coordenando uma equipe de projetos e suporte em sistemas broadcast, TI e infraestrutura.

Palestrante: Raphael Severo – Especialista em Produtos de Rede de Áudio e Vídeo – Lawo AG

Por mais de dez anos, Raphael Severo participou como colaborador de uma das mais respeitáveis organizações de produção de eventos esportivos e de entretenimento da América Latina, como especialista em instalações de infraestrutura em IP, tendo feito parte de implementações desse modelo que resultaram em grandes ganhos operacionais e tecnológicos.

Raphael iniciou sua atividade na empresa Lawo AG na Alemanha em novembro de 2018. Dentre suas atividades na Lawo AG, ele participa de projetos de implementação IP em estúdios e emissoras ao redor do mundo.

10h30
Painel 2

IP – Infraestrutura para produção de áudio e vídeo sobre IP e seus padrões

Moderador: Allan Ferreira Carvalho, Supervisor técnico da Rede Itatiaia

Allan Carvalho é graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela PUC Minas e possui 18 anos de experiência em broadcast de Rádio e TV. Atualmente é Supervisor Técnico da Rádio Itatiaia.

Palestrante: Guilherme Castelo Branco, Diretor da Phase Engenharia

Engenheiro eletrônico formado pela UFRJ e com MBA em Estratégia de Negócios pela FGV-SP. Atua no mercado desde 2004 junto com a Phase exercendo cargos técnicos e comerciais ao longo do tempo e desde 2010 comanda a filial da empresa em São Paulo.

Palestrante: Raphael Severo, Especialista em Produtos de Rede de Áudio e Vídeo da Lawo AG

Por mais de dez anos, Raphael Severo participou como colaborador de uma das mais respeitáveis organizações de produção de eventos esportivos e de entretenimento da América Latina, como especialista em instalações de infraestrutura em IP, tendo feito parte de implementações desse modelo que resultaram em grandes ganhos operacionais e tecnológicos.

Raphael iniciou sua atividade na empresa Lawo AG na Alemanha em novembro de 2018. Dentre suas atividades na Lawo AG, ele participa de projetos de implementação IP em estúdios e emissoras ao redor do mundo.

Palestrante: Erick Soares, Expert em Tecnologia da Sony Brasil

Erick Soares é expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony nas áreas de novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia de desenvolvimento do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

11h30
Painel 3

Atualizações de TVD

Novas propostas e padrões de TV digital

Esta apresentação aborda as tecnologias que estão sendo usadas na próxima geração dos sistemas de TV digital. Inicia com os novos formatos da camada de transporte como MPEG Media Transport (MMT) e Real-Time Object Delivery over Unidirectional Transport/Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (ROUTE/DASH), que estão substituindo o MPEG-2 TS, até o novo padrão americano Advanced Television System Committee (ATSC) 3.0, a proposta japonesa do Advanced ISDB-T e o novo padrão chinês Digital Terrestrial Television Multimedia Broadcasting-Advanced (DTMB-A). Esta apresentação também aborda a evolução do ISDB-TB com novos recursos incrementais (áudio imersivo, HDR e Ginga Perfil D) bem como os testes sobre o uso da multiplexação Layered Division Multiplexing (LDM) que pode ser utilizada na transição da camada física do ISDB-T para um novo sistema de transmissão.

Keynote Speaker: Cristiano Akamine, Pesquisador do Laboratório de TV digital e Professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004/2011). É pesquisador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1998, realizou estágio no NHK Science and Technology Research Laboratories (STRL) e foi professor Especialista Visitante na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Atualmente é professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2. É membro do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). Possui várias patentes e diversos artigos publicados e tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em TV digital, comunicação digital, codificação de canal, sistemas embarcados, lógica reconfigurável e rádio definido por software.

12h

Almoço

13h30
Painel 4

Rádio – Produção em Rádio – meios de monetização

Como emissoras de Rádio e Tv podem gerar renda com sua audiência na internet, em um cenário dominado pelas redes sociais.

Você sabe quanto o Google, Youtube, Facebook e  outros players faturam em cima da audiência gerada pelas emissoras de rádio e TV ?
Pela primeira vez, cruzaremos os números de audiência das redes sociais, com os números de faturamento de pessoas que anunciam nestes canais, e mostraremos a real visão das margens de lucros das redes sociais.
Explicaremos detalhadamente como funciona a inteligência por trás dos  mecanismos de faturamento do Google e dos demais players utilizando sua audiência. Conforme forte tendência apresentada na NAB 2019 e o relatório do Rádio 4.0 apresentado, explicaremos como emissoras de Rádio e TV podem virar o jogo e trazer este faturamento para elas.
Estratégias inteligentes, que qualquer emissora de rádio ou TV, de qualquer porte, pode aplicar para dar início a um ciclo que abre infinitas possibilidades e equilíbrio de forças.

Moderador: Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior, Diretor do Sistemampa de Comunicação e Vice-presidente Amirt (Associação Mineira de Rádio e Televisão)

Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior é diretor do Sistema MPA de Comunicação em Divinópolis, Minas Gerais (Rádio 94 FM, Rádio Nova Sertaneja, Rádio Minas, Rádio Antena 1-Divinópolis, TV Candides, Portal MPA de Notícias). É conselheiro da Câmara de Rádio da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT) e vice-presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), tendo exercido a presidência da entidade no período de 2015 a 2018. É formado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), em Santa Rita do Sapucaí, com ênfase em Telecomunicações.

Palestrante: Josimar Machado, Diretor Executivo na JMV Technology

Empreendedor e autodidata, atua no mercado de desenvolvimento de plataformas para streaming de áudio e vídeo desde 2003, especialista em marketing digital desde 2010.
Fundou a JMV Technology há 16 anos atrás, na época com 18 anos, hoje coordena um time multidisciplinar com mais de 30 pessoas em 2 países.
14h15
Painel 5

OTT

Moderador: Luís Eduardo Leão de Carvalho, Superintendente da TV Alterosa (SBT) e da TV Brasilia(Rede TV)



Luís Eduardo Leão é engenheiro eletricista pela PUC-Minas, pós-graduado em Gestão Empresarial e Finanças Avançadas pela FGV e em Gestão Estratégica pelo INSEAD-França. Com 30 anos dedicados ao brodacast, hoje é superintendente da TV Alterosa/SBT e da TV Brasília/Rede TV. É fundador da LABE Tecnologia.

Palestrante: Marcelo Guerra, Gerente de Tecnologia em Mídias Digitais na TV Globo

Marcelo Guerra atua em diferentes iniciativas em Transformação Digital, Big Data, Segunda Tela e Experiências Interativas e inovações em Mídias Digitais. Trabalha na empresa há 13 anos em diferentes funções incluindo Projetos, TV Digital, ,Operações de entretenimento, pós-produção e Planejamento Estratégico da Tecnologia. Formado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações na Universidade Gama Filho, tem MBAs em Gestão de Marketing pela PUC-RJ e Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ.

Palestrante: Guilherme Castelo Branco, Diretor da Phase Engenharia

Engenheiro eletrônico formado pela UFRJ e com MBA em Estratégia de Negócios pela FGV-SP. Atua no mercado desde 2004 junto com a Phase exercendo cargos técnicos e comerciais ao longo do tempo e desde 2010 comanda a filial da empresa em São Paulo.

Palestrante: Fabio de Sales Guerra Tsuzuki, CEO da Media Portal Soluções

Fabio Tsuzuki é engenheiro eletrônico e mestre em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com doutorado em engenharia pela Universidade de Tóquio. É sócio-fundador da Media Portal, empresa que acredita que a transformação digital permite melhores processos e melhores relações humanas.

 

15h30
Intervalo

Intervalo

15h45
Painel 6

Desafios na gestão, manutenção, operação e modernização de uma emissora de TV

A tecnologia não para: o desligamento do sinal analógico de TV de todo Brasil bate às nossas portas e a necessidade de modernização do parque tecnológico é iminente. Como conseguir resolver todas as equações, atender às expectativas da população, seguir os decretos publicados e ainda adequar-se à verba orçamentaria pré-definida? Como conseguir ou preparar mão-de-obra especializada que atenda os avanços tecnológicos e os anseios profissionais? Junte-se a nós nesse debate e tire suas dúvidas com os executivos das principais emissoras de TV do país.

Moderador: Olimpio José Franco, Diretor Geral da SET

Olímpio José Franco é Diretor Geral e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET. É engenheiro eletrônico, com extensa carreira na área da radiodifusão televisiva. Em 1969, entrou para a Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura, São Paulo), como estagiário, de onde saiu somente em 1988, quando exercia o cargo de diretor técnico. De 1988 a 2003, foi diretor técnico da TV Jovem Pan. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo. É fundador da SET, tendo exercido o cargo de presidente por quatro períodos, além de ter sido diretor de tecnologia e vice-presidente em vários momentos. É membro vitalício da SMPTE e membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Em 2017 recebeu os prêmios “Honorary member” do ITE (Institute of Image Information and Television Engineers – Japan ) e “Radio Achievement Award 2017″  do ARIB (Association of Radio Industries and Businesses).

Marcelo Bossoni, Gerente Sênior de Tecnologia da TV Globo Minas Gerais

Marcelo Bossoni é gerente sênior de Tecnologia da TV Globo de Minas Gerais desde 2018. Começou na TV Globo em 2008, liderando a área de projetos em São Paulo e posteriormente assumiu a gestão das equipes de gravações externas. Em 2014, gerenciou equipes de estúdios e externas de tecnologia na área de entretenimento. Bossoni se formou em Engenharia de Telecomunicações e possui MBA em Gestão Estratégica de Mercados pela ESPM e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC

Luís Eduardo Leão de Carvalho, Superintendente da TV Alterosa (SBT) e da TV Brasilia (Rede TV)

Luís Eduardo Leão é engenheiro eletricista pela PUC-Minas, pós-graduado em Gestão Empresarial e Finanças Avançadas pela FGV e em Gestão Estratégica pelo INSEAD-França. Com 30 anos dedicados ao brodacast, hoje é superintendente da TV Alterosa/SBT e da TV Brasília/Rede TV. É fundador da LABE Tecnologia.

Luiz Meireles, Diretor Técnico da TV Minas

Luiz Silvério Pereira Meireles é coordenador de Operações e Manutenção e diretor técnico da Rede Minas de Televisão. É formado em Engenharia Elétrica pela PUC-Minas e atua no setor de telecomunicações desde 1967.  Em sua carreira, destacam-se trabalhos para a Rede Globo Minas e para fabricantes produtos para o setor de broadcast.
16h45
Painel 7

Hot Session

Blockchain na Industria de Mídia e Entretenimento

A aplicação do Blockchain vai muito além das criptomoedas. As mais diversas indústrias estão atentas ao seu potencial na transformação dos negócios. As empresas têm a oportunidade de utilizar o Blockchain para otimizar as cadeias de valor, aumentar a eficiência e a transparência dos ecossistemas e criar modelos de negócios inovadores. Saiba como o Blockchain está sendo utilizado na indústria de mídia e entretenimento.

Keynote Speaker: Vinicius Augusto da Silva Vasconcellos, Coordenador do grupo de trabalho de BlocKchain da SET e consultor sênior na IBM

Vinicius é consultor sênior na IBM, tendo como foco a aplicação de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain, Cloud, Big Data e Analytics na indústria de Telecom, Mídia e Entretenimento. Com sólida experiência em telecom e broadcast, atuou como especialista e executivo na Claro e no Grupo RBS. É formado em Engenharia Elétrica com Especialização em Administração pela UFRGS e possui MBA em Gestão Executiva pela Fundação Dom Cabral.

17h15
Painel 8

Desafio SETup

Edson Mackeenzy, Head de Inovação da SET, fará uma palestra sobre como as Startups estão transformando o mercado, como funciona o ecossistema de inovação no Brasil e nos ajudará a perceber seus padrões, motivações para aproveitar as oportunidades para o setor de mediatech ser parte atuante neste movimento. Além disso, startups da região Sudeste com soluções inovadoras para o Audiovisual apresentarão suas soluções e modelos de negócios para todos os presentes. Haverá também uma votação para que uma das Startups seja pré-selecionada a para expor na SET Innovation Zone durante a SET Expo em 2019.

Moderador: Edson Mackeenzy, Head SET Innovation Zone

Edson Mackeenzydesde 2002 está comprometido com a formação de um ecossistema global de empreendedorismo. Todos os dias contribui diretamente na formação de pessoas que buscam re-modelar o futuro através da troca de experiências, mentorias, conteúdos publicados em portais, workshops, mediação de painéis, palestras e tudo que potencialize capacidade de criação, entrega e captura de valor entre Startups e organizações. Um experiente empreendedor, especialista em Inovação e desenvolvimento de negócios. Radialista, Apresentador, Facilitador e Keynote em eventos de Tecnologia, Marketing e Negócios.
Vencedor do prêmio de melhor mentor do Brasil, pelo Startup Awards pela ABStartups e AWS, CEO da Mackwave Venture Builder & Advisors Co. Ainda é Head de Inovação da SET e Curador do programa de inovação cooperativa Plataforma.Space para o Sicoob. Atuou como Dir. De Relacionamento com Startups na Bossa Nova Investimentos, BizDev responsável pela expansão LatAm da CodeFellows.org, produtor executivo do Relate Live by Zendesk, Head de Comunicação e Parcerias do Grupo iMasters | E-CommerceBrasil, CEO e fundador do 1º portal de videos do mundo o Videolog tv, Mentor, Facilitador e Community Leader na Techstars em ações como Startup Weekend.
Em 2015 indicado a melhor Mentor de Startups do país no prêmio SparkAwards da Microsoft, eleito em 2013 um dos empreendedores mais influentes do Brasil, membro do conselho da RioSoft ( agente Softex), envolvido em centenas de conferências de comunicação, relacionamento, empreendedorismo, tecnologia e negócios em todo Mundo.

18h15
Encerramento

Encerramento