PROGRAMAÇÃO SET Norte 2019 – 31/10/2019

Horário Palestra
9h
Abertura

Abertura

  • Olimpio José Franco, Diretor Geral da SET

    Olímpio José Franco é Diretor Geral e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET. É engenheiro eletrônico, com extensa carreira na área da radiodifusão televisiva. Em 1969, entrou para a Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura, São Paulo), como estagiário, de onde saiu somente em 1988, quando exercia o cargo de diretor técnico. De 1988 a 2003, foi diretor técnico da TV Jovem Pan. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo. É sócio-fundador da SET, tendo exercido o cargo de presidente por quatro períodos, além de ter sido diretor de tecnologia e vice-presidente em vários momentos. É membro vitalício da SMPTE e membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Em 2017 recebeu os prêmios “Honorary member” do ITE (Institute of Image Information and Television Engineers – Japan ) e “Radio Achievement Award 2017″  do ARIB (Association of Radio Industries and Businesses)

  • Ingrid Gadelha, Diretora da Escola Superior de Tecnologia da UEA

    Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (1998) com mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), atualmente é Diretora da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). Foi Coordenadora Geral de Pós Graduação Lato Sensu e também coordenadora do curso de Engenharia Elétrica da Escola Superior de Tecnologia – Universidade Estadual do Amazonas, onde também ainda atua como professora do curso. Atualmente também é Sub-coordenadora do Curso de Pós-graduação em Letramento Digital também da Escola Superior de Tecnologia – Universidade Estadual do Amazonas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: sinais e sistemas e processamento digital de sinais.

  • Phelippe Daou Jr, CEO da Rede Amazônica

    Filho do também empresário das comunicações Jornalista Phelippe Daou e da senhora Magdalena Arce Daou. Formou-se em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá em São Paulo, com ênfase na área de Telecomunicações. Graduou-se também no curso do Programa de Direção Estratégica de Tecnologia da Informação na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, concluiu MBA em Gestão Financeira e Estratégias Corporativas na mesma Instituição.

    Phelippe Daou Júnior contribuiu efetivamente para a implantação da expansão das emissoras de rádio e televisão pertencente ao Grupo Rede Amazônica, em especial na ativação da TV Cruzeiro do Sul (AC), da Rádio Amapá FM (AP), da Sucursal de Brasília (DF) e do Amazon Sat em 1992, participou efetivamente na reestruturação técnica e administrativa da TV Acre em 1995, o mesmo ocorrendo com a TV Roraima em 1996.

    Hoje dedica seu tempo efetivamente como CEO do Grupo Rede Amazônica, a maior empresa de comunicação da Amazônia, cuja proposta de valor é defender a Amazônia e os Amazônidas, compromisso defendido e legado pelo seu pai o Jornalista Phelippe Daou.

  • Nivelle Daou Junior, Presidente do SINDERPAM, Sindicato das Empresas de Radiodifusão (Rádio e TV) do Amazonas

    Nivelle Daou Jr é o diretor da Regional Norte da SET. É também Presidente do SINDERPAM, Sindicato das Empresas de Radiodifusão (Rádio e TV) do Amazonas

9h30
Painel 1

Cenário Regulatório: O que está em pauta?

O painel vai tratar de temas regulatórios que estão na ordem do dia, tais como: Serviço de RTR, revisão dos Regulamentos Técnicos dos Serviços de Radiodifusão e Ancilares – Consulta Pública nº 24 e seus desdobramentos, operacionalização das Portarias 6.707/2018 e 4.598/2019 no Sistema Mosaico e chip de FM no celular.

  • Moderador: Tereza Mondino, Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações e Consultora do Grupo de Espectro da SET

    Graduada em engenharia elétrica – opção eletrônica pela UNB. Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações. Consultora da SET, nos grupos de TV Digital, de Canalização e atualmente no Grupo de Espectro, nos períodos de 1999 a 2003 e a partir de 2005. Trabalhou no Ministério das Comunicações até 1998, tendo atuado na área regulatória e de planejamento de radiodifusão e dos serviços de TV pro assinatura. Na área internacional, integrou delegações e representações do Brasil em conferências e reuniões do Mercosul, da CITEL e da UIT.

  • Paulo Eduardo dos Reis Cardoso, Coordenador de Administração de Planos Básicos de Radiodifusão / Gerência de Espectro, Orbita e Radiodifusão – ORER da ANATEL

    Possui Doutorado pelo DECOM-FEEC-Unicamp (2018), pesquisando Regulação da Radiodifusão com ênfase em TV Digital; Mestrado em Engenharia Elétrica (Eletrônica) pelo DEMIC-FEEC-Unicamp (2005); e Graduação em Engenharia Elétrica pela FEEC-Unicamp (2002). Ocupa o cargo de Especialista em Regulação na Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, onde atua como Coordenador de Administração de Planos Básicos de Radiodifusão, na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão; e é líder do Grupo Relator GRR6 (Radiodifusão) da CBC2. Anteriormente, atuou na Gerência Regional da Anatel em São Paulo, trabalhando com o Licenciamento e Alteração de Características Técnicas das estações de Radiodifusão; na Fiscalização Técnica em entidades de Radiodifusão; e na solução de problemas de radiointerferência em qualquer sistema de telecomunicação. Foi responsável técnico pela proposta de modificação do Regulamento Técnico para Emissoras de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada e pela análise de processos de viabilidade técnica para inclusão ou alteração do Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada. Participou como observador do Governo Federal nos testes de Radiodifusão Sonora Digital, tanto nos testes do padrão americano – HD Radio, em 2008 e 2012, como nos testes do padrão europeu – DRM, em 2010. Atuou como Pesquisador de Telecomunicações da Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações – CPqD.

  • Rodolfo F. de Souza Salema, Gerente de Assuntos Legais e Institucionais da ABERT

    Natural de Maringá (PR), é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, com pós-graduação em Direito Civil e Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e MBA em Gestão Estratégica na Universidade de São Paulo (FEA-USP). Foi advogado interno do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) de 2012 a 2017, antes de chegar à ABERT.

  • Renato Sales Bizerra Aguiar, Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações da Anatel

    Engenheiro de Redes de Comunicação formado pela Universidade de Brasília, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília. Atua há mais de 10 anos na Anatel como Especialista em Regulação e ocupa o cargo de Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações.

  • Yroá Robledo Ferreira, Coordenador-Geral de Radiodifusão Comunitária no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

    Yroá Robledo Ferreira é engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal de Goiás, onde atuou na área de Antenas Inteligentes. Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – Anatel, desde março de 2005, onde atuou nas áreas de fiscalização e engenharia do espectro como Especialista e nas áreas de outorga e recursos a prestação como Gerente de Outorga e Licenciamento de Estações e Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Radiodifusão Comunitária, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

11h
Painel 2

Rádio

  • Moderador: Nivelle Daou Junior, Presidente do SINDERPAM, Sindicato das Empresas de Radiodifusão (Rádio e TV) do Amazonas

    Nivelle Daou Jr é o diretor da Regional Norte da SET. É também Presidente do SINDERPAM, Sindicato das Empresas de Radiodifusão (Rádio e TV) do Amazonas

  • Marco Túlio Nascimento, Diretor da ZYDigital

    Engenheiro de Telecomunicações formado pela Universidade Federal Fluminense e Membro do Conselho Deliberativo da SET. Com carreira desenvolvida na área de radiodifusão, trabalhou no Sistema Globo de Rádio onde ocupou a função de Gerente Geral de Tecnologia e foi responsável pelas áreas de Engenharia, TI e Operações. Atualmente, é diretor da ZYDIGITAL, empresa que fundou em 2015 e que atua no mercado de tecnologia e mídia com a proposta de contribuir para a reinvenção do rádio, a criação de uma nova forma de consumo de áudio, uma nova experiência de ouvir. A ZYDIGITAL desenvolve estudos e soluções nas áreas de rádio, streaming, aplicativos para smartphones, aplicativos de voz e podcasting.

  • Renata Marques, Executiva de serviços ao clientes da Kantar IBOPE Media

    Renata de Paula Marques, Executiva de serviços ao cliente da Kantar IBOPE Media, responsável pela região Norte do Brasil, com mais de vinte anos de experiência no mercado de pesquisa, formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo e Máster em administração pela EADA de Barcelona, Espanha.

12h
Intervalo

Intervalo

13h30
Painel 3

TV 2.5

  • Moderador: Olimpio José Franco, Diretor Geral da SET

    Olímpio José Franco é Diretor Geral e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET. É engenheiro eletrônico, com extensa carreira na área da radiodifusão televisiva. Em 1969, entrou para a Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura, São Paulo), como estagiário, de onde saiu somente em 1988, quando exercia o cargo de diretor técnico. De 1988 a 2003, foi diretor técnico da TV Jovem Pan. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo. É sócio-fundador da SET, tendo exercido o cargo de presidente por quatro períodos, além de ter sido diretor de tecnologia e vice-presidente em vários momentos. É membro vitalício da SMPTE e membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Em 2017 recebeu os prêmios “Honorary member” do ITE (Institute of Image Information and Television Engineers – Japan ) e “Radio Achievement Award 2017″  do ARIB (Association of Radio Industries and Businesses)

  • Aguinaldo Boquimpani, Consultor Sênior da Mirakulo

    Aguinaldo Boquimpani possui mais de 35 anos de experiência em software e tecnologia, e atua como consultor especialista em software e interatividade para TV Digital. Liderou projetos na área financeira durante a implantação do Sistema de Pagamentos Brasileiro e atuou por na área de Telecom onde teve extensa experiência internacional implantando produtos em operadoras de 16 países. Membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD desde 2007, atuou pela TOTVS no desenvolvimento da solução de interatividade líder de mercado, implantada em milhões de TVs. Foi um dos autores dos padrões IBB aprovados pela UIT-T. Atualmente é um dos responsáveis pela proposta de evolução da plataforma de interatividade do SBTVD

  • Carlos Ronconi, Sound Designer

    Consultor independente, foi assessor técnico durante décadas dos estúdios Globo onde participou da implantação de várias tecnologias de áudio para live e sonorização, desde o primeiro workstation de áudio até a Unidade Móvel de Áudio. Coordenou áudio dos eventos e transmissões do Entretenimento tais como Carnaval, Especial Roberto Carlos, Criança Esperança, Rock In Rio, Brazilian Day, etc. Formado em Cinema pela Universidade Gama Filho estudou Engenharia Elétrica na Fundação Valeparaibana de Ensino, de São José dos Campos, SP. Formado em Música (Piano Clássico) pelo Conservatório Santa Cecília, também de SJC. Trabalhou também no INPE, Instituto Nacional de Atividades Espaciais, nos Estúdios Transamérica e na gravadora Som Livre.

  • Erick Soares, Expert em Tecnologia da Sony Brasil

    Erick Soares é expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony nas áreas de novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia de desenvolvimento do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

  • Adrian Murtaza, Senior Manager, Technology and Standards @Fraunhofer IIS

    Adrian Murtaza serves as Fraunhofer’s Standards Manager in a number of industry  standards bodies, including DVB, ATSC, CTA HbbTV and SCTE, and is the co-author of multiple specifications in those groups. Adrian Murtaza joined MPEG in 2013 and since then contributed to development of various audio technical standards in MPEG-D and MPEG-H.
    More recently he focused on specification of Next Generation Audio delivery and transport in ATSC 3.0 systems and MPEG-2 Transport Stream based DVB systems, as well as on enabling of MPEG-H Audio services in different broadcast and streaming ecosystems. With a strong interest in VR/AR media solutions he is actively involved in MPEG-I efforts targeting future immersive applications.

  • Lincoln Sampaio Lobo, laboratório de pesquisa da Philips, (projeto Technicolor/Philips HDR )

    Lincoln Sampaio Lobo trabalha há 25 anos em pesquisa e desenvolvimento na Philips, na Holanda. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), com mestrado pela TUE (Universidade Técnica de Eindhoven), trabalhou por vários anos na padronização e desenvolvimento de sistemas de DVD, DVD+RW,  MPEG 3D, etc. Atualmente no laboratório de pesquisa da Philips, suas atividades incluem o projeto Technicolor/Philips HDR.

14h30
Painel 4

5G

  • Moderador: Henrique Camargo, Diretor Técnico da TV Cultura do Amazonas

    Henrique Camargo iniciou sua carreira como engenheiro de suporte na Televisão Educativa do Rio de Janeiro (FUNTEVE), no Rio de Janeiro, dirigiu as áreas de operações, engenharia e tecnologia de diversas emissoras e redes regionais de televisão em São Paulo e Manaus.

    Atualmente exerce o cargo de Diretor Técnico da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas.

  • José Luís Cardassi, Engenheiro de Desenvolvimento de testes no SIDIA

    Engenheiro de Desenvolvimento de testes no SIDIA para suporte na América Latina, é formado em engenharia elétrica pela UNESP e tem mestrado pela ENSEEIHT Toulouse-França. Tem mais de 15 anos de experiência na área de eletrônica e telecomunicações, tendo atuado nos principais institutos de desenvolvimento do Brasil como: Sidia, Instituto Eldorado e Instituto Lactec.

  • Guilherme Saraiva, Diretor de Vendas Mídia, Segmento Espacial e Negócios Internacionais da Embratel

    Guilherme Saraiva é Diretor de Vendas Mídia, Segmento Espacial e Negócios Internacionais, comanda o time de vendas da Embratel nas áreas de Mídia e Segmento Espacial no Brasil, bem como na América Latina.

    Formado em Engenharia de Telecomunicações-IME, com MBA nas áreas de Marketing e Finanças pela FGV, além de estar cursando BI e Inteligência Artificial pela PUC.

    Além das credenciais de formação, possui carreira construída ao longo de 30 anos nas áreas de telecomunicações e mídia, com atuação em empresas de grande porte do setor, como Telecine, Globosat e British Telecom/ Comsat/ NET/ Vicom.

15h30
Intervalo

Intervalo

15h45
Painel 5

Serviços de satélite

  • Moderador: Henrique Camargo, Diretor Técnico da TV Cultura do Amazonas

    Henrique Camargo iniciou sua carreira como engenheiro de suporte na Televisão Educativa do Rio de Janeiro (FUNTEVE), no Rio de Janeiro, dirigiu as áreas de operações, engenharia e tecnologia de diversas emissoras e redes regionais de televisão em São Paulo e Manaus.

    Atualmente exerce o cargo de Diretor Técnico da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas.

  • Edson De Vito, Diretor Vendas para América Latina na ABS Satellites

    Edson de Vito  tem 30 anos de experiência profissional em vários mercados competitivos (Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Consultoria). É graduado Engenharia Eletrônica no Instituto Militar de Engenharia – IME . Também tem MBA pela Universidade  de Pittsburgh – 2008. Professor da FAAP em Comunicação via satélite.

    Hoje Diretor de Vendas para América Latina na ABS Satellites. Foi Diretor Geral da SES DTH Brasil e desenvolvimento de Negócio da SES na AMERICA LATINA. Diretor Brasil para os Segmentos Emterprise e Público na  Cisco Brasil. Diretor Comercial da Hughes Brasil e Mercosul. Consultor, Engenheiro de Sistema e Diretor Comercial na Promon Tecnologia.

    Suas competências são relacionadas ao desenvolvimento de negócios complexos, Inovação, projetos negociações com organizações globais e start ups.

  • Guilherme Saraiva, Diretor de Vendas Mídia, Segmento Espacial e Negócios Internacionais da Embratel

    Guilherme Saraiva é Diretor de Vendas Mídia, Segmento Espacial e Negócios Internacionais, comanda o time de vendas da Embratel nas áreas de Mídia e Segmento Espacial no Brasil, bem como na América Latina.

    Formado em Engenharia de Telecomunicações-IME, com MBA nas áreas de Marketing e Finanças pela FGV, além de estar cursando BI e Inteligência Artificial pela PUC.

    Além das credenciais de formação, possui carreira construída ao longo de 30 anos nas áreas de telecomunicações e mídia, com atuação em empresas de grande porte do setor, como Telecine, Globosat e British Telecom/ Comsat/ NET/ Vicom.

16h45
Painel 6

Compartilhamento de Infraestrutura de Transmissão

  • Moderador: Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia da Rede Amazônica

    Eduardo Lopes é graduado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações pelo Inatel. Possui especializações em Sistemas (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI), Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas – FGV), TV Digital e IPTV (Inatel), Administração de Empresas (Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG) e Estratégias Digitais para Empresas de Mídia (ISE Business School). Atualmente, exerce o cardo de diretor de Tecnologia da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na Região Norte.

  • Sérgio Martines, Diretor Executivo da SM Facilities

    Diretor Executivo da SM Facilities, Técnico em Eletrônica e Engenheiro Civil, com especialização em Gerência de Obras e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV e 29 anos de experiência em engenharia de televisão. Profissional de projetos certificado pelo PMI e Membro do Conselho Consultivo do PMI-PR. Professor de gestão na UP, SENAI e ESIC

  • Thiago Nascimento, Gerente Regional de Vendas da Ideal Antenas

    Bacharel em Engenharia de Telecomunicações pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/MG e Técnico em Redes pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, onde lecionou por 2 anos.

    Ingressou em 2017 na Ideal Antenas como gestor interno das operações relacionadas ao switch-off (Seja Digital – EAD). Atualmente é Gerente Comercial das regiões Norte, Nordeste, parte do Sudeste e Centro-Oeste

  • Camilla Cintra, Supervisora Executiva da Área de Projetos de Transmissão da TV Globo

    Camilla Cintra é graduada em Engenharia de Telecomunicações pela PUC-Rio e tem MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é supervisora Executiva da Área de Projetos de Transmissão da Globo, gestora da equipe responsável pela Expansão da Cobertura Digital nos cinco mercados da Globo, lidera o grupo de Compartilhamento de Infra da ABERT e faz parte grupo de discussão do Fórum SBTVD que tem como desafio de criar um modelo viável para a digitalização dos 4000 municípios que terão o sinal analógico desligado no interior do país em 2023.

  • José Frederico Rehme, Diretor da GTD

    José Frederico Rehme é diretor da GTD,  Coordenador e Professor do Curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energia da Universidade Positivo e Diretor de Engenharia da TVCi.

17h45

Encerramento

PROGRAMAÇÃO SET Norte 2019 – 1/11/2019

Horário Palestra
9h
Painel 1

Produção

  • Moderador: Nivelle Daou Junior, Presidente do SINDERPAM, Sindicato das Empresas de Radiodifusão (Rádio e TV) do Amazonas

    Nivelle Daou Jr é o diretor da Regional Norte da SET. É também Presidente do SINDERPAM, Sindicato das Empresas de Radiodifusão (Rádio e TV) do Amazonas.

  • Erick Soares, Expert em Tecnologia da Sony Brasil

    Erick Soares é expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony nas áreas de novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia de desenvolvimento do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

  • Yuri Nieto, Executivo de Contas da Canon do Brasil,

    Doze anos de experiência nas áreas de treinamento, suporte técnico e vendas de equipamentos de cinema e vídeo profissional. Atua a cinco anos na Canon do Brasil como executivo de contas responsável pelos canais de distribuição BCTV, Cinema EOS e Professional Video

  • Billy Neves, Diretor Executivo da Broadmedia

    Billy Neves possui experiência em soluções inovadoras para contribuição e colaboração para jornalismo e esportes após 20 anos de trabalho como representante e distribuidor de fabricantes de tecnologias para compressao de video, streaming, bonding, com passagens pela Teradek, Newtek, Adtec, For-a, Panasonic, Sony, Canon dentre outros.

10h
Painel 2

Tutorial: IP na produção ao vivo

  • José Antônio S. Garcia, Conselho Deliberativo da SET / Coordenador do Grupo de IP

    Técnico em Eletrônica pela ETE em Sta. Rita do Sapucaí em 1975 e Engenheiro em Telecomunicações pela Universidade São Judas em 1982. Tem trabalhado em empresas de televisão desde 1975. Membro do Conselho Deliberativo da SET – Diretoria de Tecnologia, do Fórum SBTVD – Módulo Técnico, do Projeto UHD Brasil – Grupo de Distribuição e do Grupo de Estudos IP da SET – Coordenador.

10h30
Painel 2

IP: Dificuldades de Ser um Early Adopter

  • Moderador: Henrique Salazar, Coordenador técnico da Televisão A Critica

  • Henrique Camargo, Diretor Técnico da TV Cultura do Amazonas

    Henrique Camargo iniciou sua carreira como engenheiro de suporte na Televisão Educativa do Rio de Janeiro (FUNTEVE), no Rio de Janeiro, dirigiu as áreas de operações, engenharia e tecnologia de diversas emissoras e redes regionais de televisão em São Paulo e Manaus.

    Atualmente exerce o cargo de Diretor Técnico da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas.

  • Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia da Rede Amazônica

    Eduardo Lopes é graduado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações pelo Inatel. Possui especializações em Sistemas (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI), Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas – FGV), TV Digital e IPTV (Inatel), Administração de Empresas (Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG) e Estratégias Digitais para Empresas de Mídia (ISE Business School). Atualmente, exerce o cardo de diretor de Tecnologia da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na Região Norte.

  • Erick Soares, Expert em Tecnologia da Sony Brasil

    Erick Soares é expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony nas áreas de novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia de desenvolvimento do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

11h30
Painel 3

O Blockchain na Indústria de Mídia e Entretenimento

Você sabe o que é Blockchain?
Você sabe como o Blockchain está sendo utilizado para transformar a industria de mídia e entretenimento?
Venha conhecer todo o potencial do Blockchain e a sua capacidade de transformar como os conteúdos de mídia (música, vídeo e outras formas de entretenimento) são entregues, consumidos e pagos através de ecossistemas digitais.

  • Vinícius Vasconcellos, Coordenador do Grupo de Blockchain da SET e Consultor Senior da Telecom, Media & Entertainment IBM

    Vinicius é consultor sênior na IBM, tendo como foco a aplicação de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain, Cloud, Big Data e Analytics na indústria de Telecom, Mídia e Entretenimento. Com sólida experiência em telecom e broadcast, atuou como especialista e executivo na Claro e no Grupo RBS. É formado em Engenharia Elétrica com Especialização em Administração pela UFRGS e possui MBA em Gestão Executiva pela Fundação Dom Cabral.

12h
Intervalo

Intervalo

13h30
Painel 4

OTT

  • Moderador: Nivelle Daou Junior, Presidente do SINDERPAM, Sindicato das Empresas de Radiodifusão (Rádio e TV) do Amazonas

    Nivelle Daou Jr é o diretor da Regional Norte da SET. É também Presidente do SINDERPAM, Sindicato das Empresas de Radiodifusão (Rádio e TV) do Amazonas.

  • Tiago Cunha, Gerente de Projetos da SNEWS

    Responsável pela liderança de pesquisa e desenvolvimento e implementação de soluções de tecnologia avançada na SNEWS. Nos últimos 15 anos desenvolveu e entregou projetos estratégicos de infraestrutura, contribuição e distribuição de conteúdo ao vivo. Além de participação no projeto de Switch Off da TV Brasileira.

  • Marcelo Guerra, Gerente de Tecnologia em Mídias Digitais na TV Globo

    Marcelo Guerra atua em diferentes iniciativas em Transformação Digital, Big Data, Segunda Tela e Experiências Interativas e inovações em Mídias Digitais. Trabalha na empresa há 14 anos em diferentes funções incluindo Projetos, TV Digital, ,Operações de entretenimento, pós-produção e Planejamento Estratégico da Tecnologia. Formado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações na Universidade Gama Filho, tem MBAs em Gestão de Marketing pela PUC-RJ e Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ.

  • José Salustiano Fagundes, fundador da HIRIX e da HXD Smart Solutions

    José Salustiano Fagundes, é empreendedor na área de
    inovação tecnológica, fundador da HIRIX e da HXD Smart Solutions, uma
    das empresas brasileiras que desde 2007 vem “pensando e fazendo a nova
    televisão”, criando soluções de software interativos para múltiplas
    plataformas de vídeo.

    Foi vice-presidente da SUCESU (Sociedade dos Usuários de Informática e
    Telecomunicações), avaliador do Prêmio Dorgival Brandão da Qualidade e
    Produtividade em Software (MCTI/PBQP/Softex), criado para promover a
    melhoria da qualidade e aumento da competitividade da indústria
    brasileira de software; e membro do Conselho Deliberativo do Fórum do
    Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.

    Atualmente integra o Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de
    Engenharia de Televisão (SET); é pesquisador colaborador do
    LabArteMidia-Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais da USP; e
    Embaixador da Campus Party, movimento que reúne uma comunidade mundial
    nos campos da inovação, da ciência, da cibercultura e do entretenimento
    digital com a missão é “ajudar a criar espaços para a energia das novas
    gerações digitais reescrever o código-fonte do mundo.

14h30
Painel 5

Tendências no consumo de conteúdo nas mídias sociais

Vamos abordar quais tipos de linguagem e conteúdo tem gerado mais engajamento nas mídias sociais, seja nos perfis de marcas e/ou nos perfis de influencers digitais regionais. O objetivo é discutir também como temos identificado as mudanças e tendências no consumo desse tipo de conteúdo online e como isso tem balizado a comunicação publicitária no segmento.

  • Moderadore: João Artur Vieira, Diretor de Operações da Spark Fluvip Manaus

    João Artur Vieira é amazonense, graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UFAM, com experiência em produção e direção de programas e realities shows da TV A CRÍTICA (Manaus)/AM). Atualmente, diretor de operações da Spark Fluvip Manaus, empresa que gerencia campanhas publicitárias com influenciadores digitais.

  • Gisele Barreto, Influenciadora digital

  • Diego Augusto, Publicitário

  • Eric Bentes, Analista de Marketing na Info Store

15h30
Intervalo

Intervalo

15h45
Painel 6

Indústria

  • Moderador: Olimpio José Franco, Diretor Geral da SET

    Olímpio José Franco é Diretor Geral e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET. É engenheiro eletrônico, com extensa carreira na área da radiodifusão televisiva. Em 1969, entrou para a Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura, São Paulo), como estagiário, de onde saiu somente em 1988, quando exercia o cargo de diretor técnico. De 1988 a 2003, foi diretor técnico da TV Jovem Pan. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo. É sócio-fundador da SET, tendo exercido o cargo de presidente por quatro períodos, além de ter sido diretor de tecnologia e vice-presidente em vários momentos. É membro vitalício da SMPTE e membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Em 2017 recebeu os prêmios “Honorary member” do ITE (Institute of Image Information and Television Engineers – Japan ) e “Radio Achievement Award 2017″  do ARIB (Association of Radio Industries and Businesses)

  • Maurio Apor, Vice-Presidente do Conselho Setorial da Linha Marrom da Eletros

    Vice-Presidente do Conselho Setorial da Linha Marrom da Eletros
    Formação:
    •MBA em Economia e Gestão em Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas –FGV/SP
    •Pós-Graduado em Administração e Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
    •Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
    Experiência Profissional:
    •Relações Governamentais e Institucionais da LG Electronics
    •Vice-Presidente de Relações Governamentais da Abrava-Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento

  • J.F.Alvarenga

    José Francisco Alvarenga – ELETROS – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos

    Administrador de empresas, aposentou-se no ano de 2010 da empresa Philips do Brasil Ltda., onde exerceu as funções de Gerente de Comércio Exterior e Gerente de Relações Externas, responsável pela representação da empresa junto aos órgãos de governo e nas negociações internacionais com os países do Mercosul, Comunidade Andina e demais países da ALADI.
    Atualmente presta assessoria a ELETROS – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, para o segmento de áudio e vídeo.
    Conselheiro fiscal do FSBTVD e da PSS – Seguridade Social.

16h45
Painel 7

Desafio SETup – Etapa Norte

Startups da região Norte com soluções inovadoras para o Audiovisual apresentarão suas soluções e modelos de negócios para todos os presentes. Haverá também uma votação para que uma das Startups seja pré-selecionada a para expor na SET Innovation Zone durante a SET Expo em 2020.

  • Edson Mackeenzy – Head SET Innovation Zone

    Ativista na formação e relacionamento com o ecossistema global de Inovação. Eleito pela ABS e AWS em 2017, o melhor mentor de startups do Brasil. Com carisma e energia contagiantes, o Mack é um dos empreendedores mais influentes do Brasil. Une conhecimentos holísticos aos mundo dos negócios para estimular o desenvolvimento das pessoas ligadas ao empreendedorismo. Com 18 anos de experiência, foi radialista, head de relacionamento com ecossistema da Bossa Nova Investimentos e fundador do Videolog, o primeiro portal de vídeos do mundo, atuando como CEO por 10 anos até seu fechamento. Desde então atua como consultor de inovação, relacionamento e investimento em Startups.

18h15

Encerramento