Programação em construção e sujeita a alterações.

28 de Novembro Quarta-Feira

Horário Palestra
8h30
Recepção

Recepção

Recepção aos participantes, distribuição de crachás e outros materiais.

9h
Abertura

Abertura

Larissa Santiago, repórter e apresentadora do Bom Dia Sábado, na Rede Amazônica

Larissa Santiago, formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pós-graduada em Assessoria de Comunicação de Imprensa. Atua como jornalista desde 2011, já passou pelo Amazon Sat, emissora do Grupo Rede Amazônica; Em Tempo, filiada SBT; Acrítica, filiada Record TV e atualmente atua como repórter e apresentadora do Bom Dia Sábado, na Rede Amazônica.

Olimpio José Franco, Superintendente da SET

Olímpio José Franco é superintendente e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET. É engenheiro eletrônico, com extensa carreira na área da radiodifusão televisiva. Em 1969, entrou para a Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura, São Paulo), como estagiário, de onde saiu somente em 1988, quando exercia o cargo de diretor técnico. De 1988 a 2003, foi diretor técnico da TV Jovem Pan. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo. É fundador da SET, tendo exercido o cargo de presidente por quatro períodos, além de ter sido diretor de tecnologia e vice-presidente em vários momentos. É membro vitalício da SMPTE e membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Em 2017 recebeu os prêmios “Honorary member” do ITE (Institute of Image Information and Television Engineers – Japan ) e “Radio Achievement Award 2017″  do ARIB (Association of Radio Industries and Businesses).

Nivelle Daou Junior, Membro do Conselho Consultivo da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

Nivelle Daou Jr é o diretor da Regional Norte da SET. É também Membro do Conselho Consultivo da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

9h45
Painel 1

Regulatório

Moderador: Tereza Mondino, Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações e Consultora do Grupo de Espectro da SET

Tereza Mondino é graduada em engenharia elétrica – opção eletrônica pela UNB. Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações. Consultora da SET, nos grupos de TV Digital, de Canalização e atualmente no Grupo de Espectro, nos períodos de 1999 a 2003 e a partir de 2005. Trabalhou no Ministério das Comunicações até 1998, tendo atuado na área regulatória e de planejamento de radiodifusão e dos serviços de TV pro assinatura. Na área internacional, integrou delegações e representações do Brasil em conferências e reuniões do Mercosul, da CITEL e da UIT

Regulamentação – MCTIC

A palestra tem como objetivo fazer um balanço da gestão do Ministro Kassab sob o ponto de vista da regulamentação. O painel será dividido entre a apresentação dos impactos da mudança da legislação ocorrida em 2017, por meio da Lei nº 13.424/2017 e do Decreto nº 9.138/2017,  e a apresentação sobre as mudanças promovidas no Decreto nº 5.371/2005, através do Decreto nº 9.479/2018 e da Portaria que o regulamenta.

Palestrante: Samir Maia, Diretor do Depertamento de Radiodifusão Comercial da Secretaria de Radiodifusão do MCTIC

Samir Maia é advogado, Especialista em Direito Público, com experiência de 10 anos exercendo cargos público no Governo Federal, tendo ocupado os cargos de Coordenador-Geral de Outorgas de Radiodifusão Comercial, Coordenador-Geral de Fiscalização, Coordenador-Geral de Radiodifusão Educativa e Diretor do Departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e Fiscalização. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Radiodifusão Comercial.

12h

Intervalo

11h
Painel 2

Novas tecnologias e produção de receptores e televisores

Moderador: Henrique Camargo, Diretor Técnico da TV Cultura do Amazonas

Henrique Camargo iniciou sua carreira como engenheiro de suporte na Televisão Educativa do Rio de Janeiro (FUNTEVE), no Rio de Janeiro, dirigiu as áreas de operações, engenharia e tecnologia de diversas emissoras e redes regionais de televisão em São Paulo e Manaus.

Atualmente exerce o cargo de Diretor Técnico da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas.

O impacto da evolução tecnológica na Televisão – do analógico ao digital

A necessidade de comunicação e de compartilhamento de informações levaram a invenções tecnológicas capazes de massificar a distribuição de informação.

Desde a invenção da Televisão, a permanente busca pelo aperfeiçoamento desta ferramenta de comunicação, levou a tecnologia a uma corrida comercial pelo aprimoramento dos produtos.

A convergência tecnológica, iniciou uma disrupção nos primeiros métodos de reprodução dos sinais transmitidos. Do tubo de imagem a tela plana, até chegar a tecnologia Oled, os saltos tecnológicos ocorrem em menor lapso de tempo.

Mais ainda há muito que esperar dos laboratórios de pesquisa.

Palestrante: Hernan Valenzuela, Representante Sênior da Fraunhofer Enas Nanoelectronic Systems para América do Sul

Herman Valenzuela coordena e dissemina as atividades de marketing da Fraunhofer Enas sobre Mircro e Nanotecnologia na América Latina e no Brasil, inclusive aquelas relacionadas a seminários científicos, tecnológicos e feiras. 

Ocupou os cargos de Relações Institucionais para Assuntos Tecnológicos e Assessor da Superintendência de Planejamento Tecnológico na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

É o Fundador e Presidente da revista eletrônica sobre micro e nanotecnologia “MINAPIM News” e do Seminário Internacional sobre Micro e Nanotecnologia, MINAPIM.

Trabalhou, em nome da Suframa, em vários fóruns em diversos países como Alemanha, Japão, EUA, Finlândia, Bélgica e Comunidade Europeia.

Membro do Working Group GT para introdução de TV digital Brasil-Japão no Brasil.

Experiência anterior incluem empresas como Telefunken, Philips e Sanyo.

 

Mercado de TVs no Brasil

Detalhamento da Produção de aparelhos televisores no Brasil e tendências de mercado

Palestrante: Marcio Herman , Vice Presidente da Linha Marrom da ELETROS

Marcio Herman é Engenheiro Elétrico formado com Pós Graduação em Conhecimento, Tecnologia e Inovação, ambos pela Universidade de São Paulo, atualmente trabalhando como Gerente Sênior de Relações Governamentais da Samsung, Vice Presidente da Linha Marrom da ELETROS, Conselheiro em diferentes associações como  ELETROS, ABREE, GREEN ELETRON e do Fórum SBTVD, mais de trinta anos de experiência atuando no Brasil e na América Latina em projetos de TI, Redes de Telecomunicações e  Produção Local de bens de consumo eletroeletrônicos.

Novas Tecnologias de Receptores

Tópicos a serem abordados:

  1. Evolução dos Receptores de TV
  2. Sistemas Analogicos, Digitais, Web based, Hibridos
  3. TV Plus, Voice Interaction, TV Key e IoT

Palestrante: Marcelo de Souza Colares, Lider Técnico do SIDIA

Marcelo Colares é Engenheiro Eletronico, Lider Tecnico de projetos do SIDIA Instituto de Tecnologia, de onde acompanha toda evolucão dos produtos de TV desde 2008. Atua diretamente no desenvolvimento de novos produtos e nas novas tecnologias de receptores de TV.

Tecnologias de Televisores

Uma visão geral da evolução das principais tecnologias existentes nos televisores, entre HD, 4K e HDR, bem como os benefícios e futuro da TV com a integração com novas plataformas de tecnologias e conectividade na era IoT.

Palestrante: Erick Soares, Expert em Tecnologia da Sony Brasil

Erick Soares é expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony nas áreas de novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia de desenvolvimento do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

Desenvolvimento do kit para recepção de TV digital – EAD

O objetivo é apresentar o desenvolvimento do conversor de TV digital e demais componentes do kit distribuído aos beneficiários do programa, que resultou da liberação da faixa de 700 MHz: da radiodifusão para o serviço de comunicações móveis (4G). Serão destacados alguns requisitos técnicos que permitiram maior eficiência do conjunto – conversor antena -, e características de usabilidade que simplificaram a operação do conversor.  A qualidade de recepção, a capacidade do kit para receber sinais fracos e facilidade de instalação, também serão abordados junto à exposição do processo de desenvolvimento, produção e controle da qualidade. Não se pretende explicar o sucesso do trabalho desenvolvido pela EAD, mas, apenas, evidenciar um dos fatores relevantes para isso.

Palestrante: Marcus Manhães, Consultor Técnico da EAD/Seja Digital

Marcus Manhães é pesquisador sênior da Fundação CPqD. Por essa instituição, participou do processo de definição tecnológica da TV digital no Brasil, acompanhando testes comparativos dos sistemas internacionais: ISDB-T, NTSC e DVB-T e contribuições das instituições nacionais que desenvolveram soluções para multiplexação, modulação e canal de interatividade.

Como consultor dedicado ao Sinditelebrasil, participou dos testes laboratoriais e de campo para a avaliação da convivência entre os sistemas LTE 700 MHz e ISDB-Tb, que resultou no regulamento técnico de sustentação ao leilão da faixa.  Foi também consultor no consórcio CPqD-Mckinsei, que estabeleceu as bases técnicas para a constituição da EAD e para o desenvolvimento das soluções demandadas pelo Edital. Atualmente está como consultor da EAD, participando do grupo técnico GT-RX, sob a coordenação da Anatel, e do grupo técnico FT-RX, coordenado pela EAD, com foco no remanejamento de canais de TV, ativação do LTE e avaliação de situações potenciais de interferências entre os sistemas.

13h45
Painel 3

A nova era do Rádio

Reinventando a Experiência de Ouvir

Esta apresentação pretende explorar os caminhos para o futuro do rádio através de uma discussão sobre as transformações no ambiente competitivo. Quais são as novidades em termos de tecnologia, dispositivos, canais de distribuição e modelos de negócio? Quem são os novos players? Como aproveitar as oportunidades da internet sem perder a sua própria identidade, as características únicas do rádio que são suas principais vantagens competitivas? Estes são alguns dos tópicos que serão abordados na apresentação.

Keynote Speaker: Marco Túlio Nascimento, Vice-diretor de Rádio da SET e Diretor da ZYDigital

Marco Túlio é engenheiro de Telecomunicações formado em 1983 pela Universidade Federal Fluminense. Com carreira desenvolvida na área de radiodifusão, trabalhou no Sistema Globo de Rádio onde ocupou a função de Gerente Geral de Tecnologia e foi responsável pelas áreas de Engenharia, TI e Operações. Atualmente, é diretor da ZYDigital, empresa que fundou em 2015 voltada para consultoria de tecnologia como suporte a negócios e desenvolvimento de soluções em engenharia de mídia. É vice-diretor de Segmento de Mercado Rádio da SET.

14h30
Painel 4

ATSC 3.0

Keynote Speaker: Leonardo Chaves, Gerente de Projetos em Novas Tecnologias de Transmissão da TV Globo

Leonardo Chaves é gerente de projetos na área de novas tecnologias de transmissão da TV Globo e atual coordenador no Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Formado em engenharia eletrônica e de computação pela UFRJ, possui mestrado em Engenharia Elétrica também na UFRH e MBA em Gestão Empresarial na PUC-Rio.

15h30
Painel 5

A evolução do ISDB-Tb

Moderador: Leonardo Chaves, Gerente de Projetos em Novas Tecnologias de Transmissão da TV Globo

Leonardo Chaves é gerente de projetos na área de novas tecnologias de transmissão da TV Globo e atual coordenador no Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Formado em engenharia eletrônica e de computação pela UFRJ, possui mestrado em Engenharia Elétrica também na UFRH e MBA em Gestão Empresarial na PUC-Rio.

Palestrante: Aguinaldo Boquimpani, Consultor Sênior da Mirakulo

Aguinaldo Boquimpani possui mais de 35 anos de experiência em software e tecnologia, e atua como consultor especialista em software e interatividade para TV Digital. Liderou projetos na área financeira durante a implantação do Sistema de Pagamentos Brasileiro e atuou por na área de Telecom onde teve extensa experiência internacional implantando produtos em operadoras de 16 países. Membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD desde 2007, atuou pela TOTVS no desenvolvimento da solução de interatividade líder de mercado, implantada em milhões de TVs. Foi um dos autores dos padrões IBB aprovados pela UIT-T. Atualmente é um dos responsáveis pela proposta de evolução da plataforma de interatividade do SBTVD

Rafael Castro

ISDBT e as mais recentes tecnologias de Áudio imersivo e vídeo HDR

Palestrante: Rafael de Castro, Diretor regional para America Latina da Dolby Laboratories

Rafael Castro é formado em engenharia de controle e automação com pós graduação em gestão de negócio com mais de vinte anos de experiência em broadcast, passando por transmissão e recepção via satélite e terrestres, e na Dolby vem focando sua carreira em Áudio imersivo e video HDR.

P&D japonesa para transmissão simultânea de 4K-UHD com 2K-HD.

Após a consolidação da TV digital terrestre, a pesquisa e desenvolvimento no Japão avançam para a introdução dos serviços com maior definição de imagem.

Palestrante: Yasutoshi Miyoshi, Diretor comercial da Hitachi Hokusai Linear

Yasutoshi Miyoshi é Diretor Geral Comercial da Hitachi Kokusai Linear, importante fabricante de transmissores de televisão com ampla presença na América Latina, atuando há mais de 40 anos no mercado.

Membro Representante na promoção do Sistema ISDB-T no Brasil.
Membro do Conselho Deliberativo do Forum SBTVD.

16h30

Intervalo

16h45
Painel 6

OTT

OTT – Como levar sua TV para a Nuvem.

Faremos uma breve abordagem mostrando os benefício dessa tecnologia pois é o caminho para as TVs que quiserem sobreviver no mercado.

Keynote Speaker: Adler Ismerim, Diretor Executivo da INNYX Tecnologia

Adler Ismerim é formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Tiradentes em Sergipe e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP. Suas especialidades: Gestão de Projetos, Startup, Marketing Digital, Comunicações, Mídias Sociais, CRM, eBusiness, Trade Marketing, Trade Financeiro, Aprendizagem e Desenvolvimento, Mentoring, Gestão de RH, Gestão de TIC, e-Learning, ITIL, Cobit, BPMN, Supply Chain, Planejamento Estratégico, Liderança, Técnicas de Negociação, Técnicas de Vendas, Business Inteligence, IT Service Management.

Tem como propósito de vida ajudar pessoas e empresas a encontrarem o melhor caminho no mundo da inovação e tecnologia. Buscando soluções para os problemas tecnológicos dos seus negócios e, orientar pessoas no caminho do mundo digital.

Com mais de 20 anos de experiência trabalhando como Professor, Palestrante, Consultor e Empresário, atuou em vários projetos Empresariais nas áreas de TIC, Marketing e Marketing Digital. Participou de vários eventos dentro e fora do Brasil buscando novas fontes de inspiração para seus Clientes e Parceiros.

Há alguns anos, começou a buscar seu verdadeiro propósito e decidiu deixar a vida corporativa para fundar a Ideastek – um negócio que já nasceu em Cloud Computing (nuvem) com o objetivo de inovar no mundo digital. Posteriormente veio a INNOVAX IT que também nasceu em nuvem com foco em Infraestrutura (IaaS) e mais recentemente a INNYX que tem como objetivo grandes projetos de ITaaS – TI como serviço.

É um estrategista corporativo que tem ajudado empresas a levar a área de TIC ao nível estratégico do negócio, fazendo com que as empresas enxerguem a área como estratégica e não como custo. Faz mentoring com profissionais liberais e executivos com foco em inovação no mundo digital. Paixão, dedicação, positividade e curiosidade são características que falam sobre ele.

17h45

Desafio SETup – Etapa Manaus

Edson Mackeenzy, Head de Inovação da SET, fará uma palestra sobre como as Startups estão transformando o mercado, como funciona o ecossistema de inovação no Brasil e nos ajudará a perceber seus padrões, motivações para aproveitar as oportunidades para o setor de mediatech ser parte atuante neste movimento. Além disso, startups da região Norte com soluções inovadoras para o Audiovisual apresentarão suas soluções e modelos de negócios para todos os presentes. Haverá também uma votação para que uma das Startups seja pré-selecionada a para expor na SET Innovation Zone durante a SET Expo em 2019.

Moderador: Edson Mackeenzy, Head SET Innovation Zone

Edson Mackeenzy desde 2002 está comprometido com a formação de um ecossistema global de empreendedorismo. Todos os dias contribui diretamente na formação de pessoas que buscam re-modelar o futuro através da troca de experiências, mentorias, conteúdos publicados em portais, workshops, mediação de painéis, palestras e tudo que potencialize capacidade de criação, entrega e captura de valor entre Startups e organizações. Um experiente empreendedor, especialista em Inovação e desenvolvimento de negócios. Radialista, Apresentador, Facilitador e Keynote em eventos de Tecnologia, Marketing e Negócios.
Vencedor do prêmio de melhor mentor do Brasil, pelo Startup Awards pela ABStartups e AWS, CEO da Mackwave Venture Builder & Advisors Co. Ainda é Head de Inovação da SET e Curador do programa de inovação cooperativa Plataforma.Space para o Sicoob. Atuou como Dir. De Relacionamento com Startups na Bossa Nova Investimentos, BizDev responsável pela expansão LatAm da CodeFellows.org, produtor executivo do Relate Live by Zendesk, Head de Comunicação e Parcerias do Grupo iMasters | E-CommerceBrasil, CEO e fundador do 1º portal de videos do mundo o Videolog tv, Mentor, Facilitador e Community Leader na Techstars em ações como Startup Weekend.
Em 2015 indicado a melhor Mentor de Startups do país no prêmio SparkAwards da Microsoft, eleito em 2013 um dos empreendedores mais influentes do Brasil, membro do conselho da RioSoft ( agente Softex), envolvido em centenas de conferências de comunicação, relacionamento, empreendedorismo, tecnologia e negócios em todo Mundo.

18h45
Encerramento

Encerramento

29 de Novembro Quinta-Feira

Horário Palestra
10h
Painel 1

Emissoras com infraestrutura IP

Moderadora: Carolina Duca, gerente sênior de Tecnologia da TV Globo Recife

Carolina Duca é formada em engenharia elétrica pela universidade Mackenzie, MBA em gestão estratégica de mercados e mestrado em sistemas de transmissão digital pela Universidade Mackenzie. Há 13 anos  na TV Globo, atua atualmente como Gerente  Sênior de Tecnologia na Globo Recife

IP para Produção Ao Vivo

Nesta palestra, apresentaremos uma visão dos desafios e benefícios da adoção da tecnologia IP na infraestrutura para produção ao vivo, com alguns exemplos de casos reais de implementações e possibilidades de aplicações.  Também vamos conhecer de forma breve o histórico da evolução da tecnologia do NMI (Network Media Interface), bem como a natural transição para a mais recente norma ST 2110 em ampla adoção pelo mercado de Broadcast.

Palestrante: Erick Soares, Expert em Tecnologia da Sony Brasil

Erick Soares é expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony nas áreas de novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia de desenvolvimento do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

Produção de mídia em IP – Status de Normas e Especificações

Os trabalhos de construção das normas SMPTE e das especificações AMWA/NMOS para os sistemas IP continuam.
Fabricantes e usuários estão ansiosos por uma padronização que facilite as instalações de sistemas com múltiplos fornecedores.
Serão discutidos os fundamentos e status destes trabalhos.

Palestrante: José Antônio de Souza Garcia, coordenador do Grupo de Estudos de IP da SET e gerente de engenharia da EBC.

José Antônio de Souza Garcia, graduado em 1975 como Técnico em Eletrônica pela ETE em Sta. Rita do Sapucaí e em 1982 em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade São Judas em São Paulo. Tem trabalhado em empresas de televisão, incluindo TV Tupi-SP, TV Cultura-SP, TV Jovem Pan e atualmente gerente de engenharia na TV Brasil-SP. Membro da SET – Diretoria de Tecnologia e do Fórum SBTVD.

11h
Painel 2

Estruturas em IP para produção ao vivo

Moderador: Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia da Rede Amazônica

Eduardo Lopes é graduado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações pelo Inatel. Possui especializações em Sistemas (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI), Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas – FGV), TV Digital e IPTV (Inatel), Administração de Empresas (Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG) e Estratégias Digitais para Empresas de Mídia (ISE Business School). Atualmente, exerce o cardo de diretor de Tecnologia da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na Região Norte.

Palestrante: Wagner Luiz, Gerente de Operações da UCAN/LIVEU

Wagner Luiz tem 38 anos, formado em Sistemas da Informação, pós-graduado em Redes, com diversos cursos na área de TI e Streaming, passagens por empresas Multinacionais, atuante no setor de Broadcast á mais de 9 anos.  Atua na Ucan transmissão Digital desde 2010 como Gerente de Operações e Treinamento de produtos LiveU.

Tecnologias para fluxos de trabalho de produção de jornalismo em redes 4G/Wifi por IP

Uma visão das tecnologias IP em uso para transmissão ao vivo e de contribuição de conteúdo para equipes de produção de jornalismos com a adoção de 4G/LTE e WiFi, bem como ferramentas e fluxos de trabalho colaborativo baseado em serviços de nuvem. Os benefícios e desafios que as novas tecnologias oferecem.

Palestrante: Erick Soares, Expert em Tecnologia da Sony Brasil

Erick Soares é expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony nas áreas de novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia de desenvolvimento do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

Soluções de contribuição e colaboração remotas para jornalismo utilizando agregação de internet móvel 4G / Satélite para uso com plataformas abertas

Após amadurecimento do mercado com uso de plataformas de mochilink para contribuição de vídeo para jornalismo, começa agora a busca por soluções de agregação de  banda de internet movel 4G / Satelite para uso em aplicações diversas além de transmissão de áudio e vídeo em tempo real, mas também transferencia de arquivos, uso de Skype TX, comunicação de coordenação sobre IP, dentre outras, em plataforma abertas. A apresentação abordará o tema com foco em aplicações reais já em curso no mercado Brasileiro e internacional, considerando parametros que possam levar a melhor implementação.

Palestrante: Billy Neves, Diretor Executivo da Broadmedia

Billy Neves possui experiência em soluções inovadoras para contribuição e colaboração para jornalismo e esportes após 20 anos de trabalho como representante e distribuidor de fabricantes de tecnologias para compressao de video, streaming, bonding, com passagens pela Teradek, Newtek, Adtec, For-a, Panasonic, Sony, Canon dentre outros.

Palestrante: Fernando Fortes, Gerente Associado da Shure do Brasil

Fernando Fortes, Gerente Associado na Shure do Brasil.  Formado em engenharia elétrica, ele trabalha há mais de 25 anos no ramo de áudio profissional. Além de uma extensa experiência com produções teatrais, foi Sound Designer das Cerimônias de Abertura e Encerramento da Copa do Mundo FIFA Brazil 2014. Trabalhou também como coordenador de rádio frequências nos maiores eventos no Brasil, incluindo grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza entre outros. Antes de se tornar parte do time da Shure do Brasil, ele trabalhou como Audio Production Manager nas Cerimônias de Abertura e Encerramento Olímpica e Paraolímpica nos Jogos do Rio de Janeiro 2016.

Palestrante: Eldad Eitelberg, CEO da UCAN (representante da NovelSat / LiveU no Brasil)

Eldad Eitelberg é executivo do setor de telecomunicações há mais de 35 anos, com diversos cursos de especialização com foco em satélites e passagens por várias em empresas líderes deste mercado. Em 1991, iniciou empreendimentos empresariais como a LinkSat e, desde 2010, participa como diretor de Operações da UCAN Transmissão Digital e da produtora Everstream.

12h

Intervalo

13h
Painel 3

Uso de satélites – serviços x aluguel de segmento

Moderador: Henrique Camargo, Diretor Técnico da TV Cultura do Amazonas

Henrique Camargo iniciou sua carreira como engenheiro de suporte na Televisão Educativa do Rio de Janeiro (FUNTEVE), no Rio de Janeiro, dirigiu as áreas de operações, engenharia e tecnologia de diversas emissoras e redes regionais de televisão em São Paulo e Manaus.

Atualmente exerce o cargo de Diretor Técnico da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas.

Saving money on satellite bandwidth?

Com o aumento do consumo de streaming pelo mercado de broadcast, tivemos que oferecer produtos diferenciados para o mercado de satélite. Entre eles, as modulações NS3™ e NS4™ oferecendo aumento na eficiência / performance espectral (que pode ser traduzida em aumento dethroughput / economia de largura de banda) de 21 a 45% acima dos padrões DVB-S2, além de uma criptografia proprietária que trabalha em AES-256 Bit, trazendo alta confiabilidade e segurança à transmissão.

Palestrante: Eldad Eitelberg, CEO da UCAN (representante da NovelSat / LiveU no Brasil)

Eldad Eitelberg é executivo do setor de telecomunicações há mais de 35 anos, com diversos cursos de especialização com foco em satélites e passagens por várias em empresas líderes deste mercado. Em 1991, iniciou empreendimentos empresariais como a LinkSat e, desde 2010, participa como diretor de Operações da UCAN Transmissão Digital e da produtora Everstream.

Transmissão de vídeo via satélite, com segurança e baixo custo para contribuição jornalística ao vivo – Banda KA

A InternetSat fará um resumo da evolução das transmissões em campo até hoje com exemplos reais e objetivos e apresentará uma referência de qualidade, custo e mobilidade. Como exemplo de transmissões de video, mostrará a última solução com  video e a sua qualidade, principalmente quando o ponto é não usar somente o Mochilink e nem mais a banda C, ou seja, abordará de uso de satélite de alta capacidade e de última geração (HTS) em banda KA, focando para jornalismo ocasional.

Palestrante: George Bem, CEO e fundador da InternetSAT

George Bem é CEO e fundador da InternetSAT, uma empresa integradora de soluções e provedora de internet banda larga via satélite, fibra e telefonia. É graduado em Engenharia de Telecomunicações pela FASP, especializações em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Graduado e Certificado em Ambientes de Missão Crítica e Gestão de Projetos pelo PMI e Scrum Alliance. Desde o inicio dos anos 1990, trabalha no sertor de telecomunicações, passando por TI, internet e broadcast, atuando com consultoria, arquitetura e gerência. Participou de duas grandes startups no Brasil, a multinacional Ipredia International (primeiro provedor de internet banda larga corporativo do Brasil) comoarquiteto e gerente de Engenharia de Redes, e o Portal R7, onde foi gerente de Infraestrutura e Operações responsável pelo startup, criação do serviço de e-mail grátis, pela criação da área de multimídia mesclando internet e TV, na qual estruturou as transmissões dos jogos de Guadalajara e dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Exerceu a Gerência de Infraestrutura e Serviços da Engenharia da Rede Record, onde foi responsável pela integração de novas tecnologias e implementação do ambiente IP, redes de dados e telecomunicações, soluções móveis para vídeo e transmissão de dados. Além da Record, onde também trabalhou no R7, exerceu relevantes cargos e funções na Natura Cosméticos, CPM e BSH (Bosch and Siemens).

14h
Painel 4

Automação

Moderador: Ricardo Salles, Gerente de Contas do ICTS Manaus.

Palestrante: Tulio Duarte Silva, Diretor comercial região Norte do ICTS

Foto Marcelo Blum - Videodata

Evolução na automação e playout

Importância de um sistema de automação nas Emissoras de Televisão.

Pontos importantes a serem considerados para se configurar um sistema de Automação e Playout.

Novas tecnologias e tendências dos Sistemas de Automação.

Palestrante: Marcelo Blum, Gerente de sistemas da Videodata

Marcelo Blum é Engenheiro Eletrônico, Gerente de Sistemas da empresa Videodata.

Atua no mercado de automação a mais de 25 anos, nas áreas de desenvolvimento de software para automação, suporte e implantação de Centros Exibidores e Playout, Arquiteto de sistemas de automação e Playout incluindo Centralcasting e Sistemas Virtualizados. Participou de projetos pioneiros na América Latina de automação com servidores de vídeo. Atuou nas implantações de automação da Rede Globo, Globosat, Bandeirantes SP, RECORDTV, Globonews, ClaroTV, Rede Integração, TV Cultura e diversos projetos no Brasil e no exterior.

Tecnologias de Transformação

Estamos experimentando, talvez da forma mais intensa da história, tecnologias de transformação chegando ao ponto de maturação ao mesmo tempo. Estamos observando a criação de ferramentas que de fato são aplicáveis e fazem diferença sensível para o usuário. Tecnologias como a da Inteligência Artificial que chegou mudando completamente a maneira de lidar com os ativos de mídia, a forma de distribuição, novas maneiras de monetização e redução da estrutura de custos.

Outro ponto importante observado nos últimos anos, é a necessidade de revisão dos processos empresariais dos grupos de comunicação que devem cada vez mais mudar o foco da plataforma para o conteúdo, em fluxos cada vez mais orientados para a história.

Palestrante: Tiago Cunha, Gerente de Projetos da SNEWS

Tiago Cunha é Gerente de Projetos, responsável pela liderança de tecnologia, design, pesquisa e desenvolvimento e implementação de soluções de tecnologia avançada na SNEWS.  Nos últimos 15 anos desenvolveu e entregou projetos estratégicos de tecnologia, mídia digital, infraestrutura, contribuição e distribuição de conteúdo ao vivo. Além disso, teve participação e liderança no vitorioso projeto de Switch Off da TV Brasileira.

15h
Painel 5

Publicidade na TV multiplataforma – comportamento do consumidor

O mundo está em constante mudança.  Os millennials, também conhecidos como geração Y (nascida com a internet) e geração Z (que não conhece o mundo sem internet), são altamente conectados e vêm mudando os hábitos de consumo da população em geral. Assistir TV, navegar na internet e jogar online fazem parte do dia a dia dessas pessoas. Hoje, você fica mais tempo assistindo televisão ou consumindo conteúdos da internet? Entender essas mudanças é fundamental para o sucesso do nosso negócio. Vamos ouvir de experts do mercado, como entender o consumidor e vender publicidade na TV multiplataforma.

Moderador: Luana Bravo, Gestora de projetos e conteúdos da SET

Luana Bravo é engenheira eletricista com ênfase em eletrônica pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Pós graduada em TV Digital pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Trabalha no mercado de televisão há mais de 10 anos. Participante da diretoria da SET desde 2012 e representante da ABERT no Projeto Ultra HD Brasil . Atualmente é gestora de projetos e conteúdos da SET.

A Publicidade na era do engajamento

Palestrante: Tina Serafim, Diretora Geral na Open Minds Comunicação e Inovação em 360°

Tina Serafim é formada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas. Pós-graduada em Marketing e MBA em Team Management, ambos pela FGV/ISAE-AM. Além de experiência no varejo, passou as duas últimas décadas atuando em rede afiliada à Globo em Manaus, com gestão nas 13 emissoras do grupo em 5 estados da Região Norte, como gerente de marketing e, também, como diretora de mercado.

Atualmente é Sócia e Diretora Geral da Open Minds Comunicação e Inovação em 360°.

Marketing PLURAL em um mundo multiplataforma

Na velocidade e multiplicidade do consumo de mídia atual, a comunicação deve ser sempre relevante, e as marcas definirão suas estratégias para a construção de ganhos – qual a melhor forma? Curto ou longo prazo?

Outro ponto fundamental é conhecer a força das plataforma, e transferir os atributos de cada veículo/meio para sua comunicação. Desse modo, foca-se na força da marca e na conquista de clientes, e de resultados.

Palestrante: Ribeiro Junior, Diretor de Marketing do Grupo Rede Amazônica​

Ribeiro Junior é graduado em Administração pela Universidade Federal do Pará. Pós-graduação em Marketing e Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas e possui Especialização Gerencial pela Amana Key (ACS e APG ).

Com 25 anos de experiência de Marketing em afiliadas Globo é vencedor do case regional Norte/Centro-Oeste, do jornal Meio & Mensagem, em 2004 e vencedor nacional dos prêmios de Performance de Marketing da Rede Globo nos anos de: 2002, 2005, 2012 e 2014.

Atualmente é diretor de marketing do Grupo Rede Amazônica.

Palestrante: Eulália Xavier Ribeiro da VR Assessoria

Medição e Consumo dos Meios

Se de um lado a tecnologia trouxe muita informação do consumidor, por outro ela também trouxe muita mudança na forma de consumir os meios de comunicação. Com a proliferação de telas e as novas formas de consumo, novos dados precisam ser integrados e o sistema de medição precisa manter a sua solidez e consistência.

Palestrante: Renata Marques, Executiva de serviços ao clientes da Kantar IBOPE Media

Renata de Paula Marques, Executiva de serviços ao cliente da Kantar IBOPE Media, responsável pela região Norte do Brasil, com mais de vinte anos de experiência no mercado de pesquisa, formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo e Máster em administração pela EADA de Barcelona, Espanha.

16h

Intervalo

16h15
Painel 6

Desafios na gestão, manutenção, operação e modernização de uma emissora de TV

Moderador: Olimpio José Franco, Superintendente da SET

Olímpio José Franco é superintendente e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET. É engenheiro eletrônico, com extensa carreira na área da radiodifusão televisiva. Em 1969, entrou para a Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura, São Paulo), como estagiário, de onde saiu somente em 1988, quando exercia o cargo de diretor técnico. De 1988 a 2003, foi diretor técnico da TV Jovem Pan. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo. É fundador da SET, tendo exercido o cargo de presidente por quatro períodos, além de ter sido diretor de tecnologia e vice-presidente em vários momentos. É membro vitalício da SMPTE e membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Em 2017 recebeu os prêmios “Honorary member” do ITE (Institute of Image Information and Television Engineers – Japan ) e “Radio Achievement Award 2017″  do ARIB (Association of Radio Industries and Businesses).

Henrique Camargo, Diretor Técnico da TV Cultura do Amazonas

Henrique Camargo iniciou sua carreira como engenheiro de suporte na Televisão Educativa do Rio de Janeiro (FUNTEVE), no Rio de Janeiro, dirigiu as áreas de operações, engenharia e tecnologia de diversas emissoras e redes regionais de televisão em São Paulo e Manaus.

Atualmente exerce o cargo de Diretor Técnico da Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas.

Henrique Salazar, Coordenador técnico da Televisão A Critica

Palestrante: Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia da Rede Amazônica

Eduardo Lopes é graduado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações pelo Inatel. Possui especializações em Sistemas (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI), Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas – FGV), TV Digital e IPTV (Inatel), Administração de Empresas (Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG) e Estratégias Digitais para Empresas de Mídia (ISE Business School). Atualmente, exerce o cardo de diretor de Tecnologia da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na Região Norte.

17h15
Painel 7

Cobertura digital das pequenas localidades até 2023

Moderador: Nivelle Daou Junior, Membro do Conselho Consultivo da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

Nivelle Daou Jr é o diretor da Regional Norte da SET. É também Membro do Conselho Consultivo da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

Desafio de Digitalização do Brasil profundo

A palestra vai abordar os desafios de digitalização do nosso país, em um cenário onde o Switch Off Analógico foi realizado em muitas capitais e grandes centros urbanos, e hoje já temos 70% da população brasileira com acesso a TV Digital. Para completar os 30% restantes precisaremos digitalizar 4 mil outras cidades até 2023. Teremos um volume de estações três vezes maior do que o implantado até agora, para atender um terço da população em menos de 5 anos.  Para conseguirmos enfrentar este grande desafio, radiodifusores e a indústria devem se unir para encontrar um modelo de estação retransmissora de TV Digital que proporcione grande redução do investimento e facilidade na sua implantação.

Palestrante: Camilla Cintra, Supervisora Executiva da Área de Projetos de Transmissão da TV Globo

Camilla Cintra é graduada em Engenharia de Telecomunicações pela PUC-Rio. Tem MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente é supervisora Executiva da Área de Projetos de Transmissão da TV Globo e gestora da equipe responsável pela Expansão da Cobertura Digital nos cinco mercados da TV Globo.

Compartilhamento – Emissoras de TV

A IDEAL ANTENAS abordará o assunto compartilhamento, prática conhecida no setor de telecomunicações como “ sharing”. Em pauta veremos o case  “TIRADENTES”, localidade do interior de Minas Gerais, a qual recebeu o primeiro site sharing do pais, voltado às emissoras de Televisão

Serão mostrados  estruturas reforçadas e sistemas irradiantes com capacidade de suportar multiplas emissoras por um custo- beneficio mais acessivel de forma a garantir geração de receita e escalabilidade para a emissora.

Palestrante: Marcelo Zamot, Gerente comercial da Ideal Antenas

Marcelo Zamot é graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações, pós graduado em MBA em gestão comercial, negociações e vendas.

Ingressou na empresa em 2005 e desde então fomenta o departamento de engenharia com projetos na área de broadcasting, meteorologia, aviação e redes de noticias rodoviárias.

Participou dos estudos voltados a transmissão do sinal digital terrestre em 2006, ano o qual a empresa desenvolveu o primeiro sistema irradiante para televisão com polarização circular .

O compartilhamento de infraestrutura como modelo de negócio para viabilizar a expansão da cobertura de TV Digital no Brasil

Com a digitalização das cidades com maior população já bem encaminhada, há que se avaliar, discutir e propor soluções, modelos técnicos e modelos de negócios que possam viabilizar a expansão da transmissão da TV Digital para as cidades do interior e de menor interesse comercial. Nesta apresentação mostraremos o estado da arte das soluções técnicas propostas, discutiremos critérios de transmissão e proporemos novos modelos de gestão e modelos negócios para a implantação e gestão da infraestrutura e equipamentos. Apresentaremos o SM Slimcast, solução exclusiva da SM Facilities, para compartilhamento de estações de TV.

Palestrante: Sérgio Martines, Diretor Executivo da SM Facilities

Sergio Martines é engenheiro civil pela UFPR e Técnico em Eletrônica pela UTFPR, com pós-gradução em Gerência de Obras pela UTFPR e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV. Possui 28 anos de experiência em engenharia de televisão. Consultor em Gestão de Projetos para diversas áreas. Diretor Executivo na SM Facilities, empresa de serviços técnicos e construção para a área de radiodifusão e de telecomunicações. Membro do Conselho Consultivo do PMI-PR e do Fórum SBTVD. Professor na Universidade Positivo, SENAI e ESIC.

Fernando  Gomes de Oliveira EAD

Sem transmissão não há recepção

Palestrante: Fernando Gomes de Oliveira, gerente de Gestão e Planejamento na EAD/Seja Digital

Fernando Gomes de Oliveira é administrador de empresas e atualmente exerce o cargo de gerente de Gestão e Planejamento na EAD/Seja Digital

Desafios e soluções para digitalização do interior.

Chegaremos ao final de 2018 com uma importante parcela do país com a migração completa para a TV digital. Mas o grande desafio permanece para levar o sinal digital as demais localidades, e para viabilizar, requer métodos e soluções diferentes e inovadoras dos empregados até aqui.

Palestrante: Yasutoshi Miyoshi, Diretor comercial da Hitachi Hokusai Linear

Yasutoshi Miyoshi é Diretor Geral Comercial da Hitachi Kokusai Linear, importante fabricante de transmissores de televisão com ampla presença na América Latina, atuando há mais de 40 anos no mercado.

Membro Representante na promoção do Sistema ISDB-T no Brasil.
Membro do Conselho Deliberativo do Forum SBTVD.

Eduardo Souza – Gerente de Engenharia da Rede Amazônica Manaus

Gerente de Engenharia da Rede Amazônica Manaus.
Graduado em Engenharia de Comunicações pela FUCAPI.
Especialização em Sistemas de TV Digital e IPTV pelo INATEL.

18h45

Encerramento

Patrocinadores Master

Demonstração

Apoiadores

Media Partner

Agência de Viagens

Realização