• PT
  • EN

PROGRAMAÇÃO SET Norte 2018 – 28/11/2018

Horário Palestra
8h30
Recepção

Recepção

Recepção aos participantes, distribuição de crachás e outros materiais.

9h
Abertura

Abertura

Olimpio José Franco, Superintendente da SET

Olímpio José Franco é superintendente e membro do Conselho de Ex-Presidentes da SET. É engenheiro eletrônico, com extensa carreira na área da radiodifusão televisiva. Em 1969, entrou para a Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura, São Paulo), como estagiário, de onde saiu somente em 1988, quando exercia o cargo de diretor técnico. De 1988 a 2003, foi diretor técnico da TV Jovem Pan. É proprietário da Olympic Engenharia em Sistemas de Áudio e Vídeo desde 1985, atuando em projetos e instalações de áudio e vídeo. É fundador da SET, tendo exercido o cargo de presidente por quatro períodos, além de ter sido diretor de tecnologia e vice-presidente em vários momentos. É membro vitalício da SMPTE e membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Em 2017 recebeu os prêmios “Honorary member” do ITE (Institute of Image Information and Television Engineers – Japan ) e “Radio Achievement Award 2017″  do ARIB (Association of Radio Industries and Businesses).

Nivelle Daou Junior, diretor Executivo da Rede Amazônica de TV

Nivelle Daou Jr é o diretor da Regional Norte da SET. É também vice-presidente de Tecnologia da Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

9h45
Painel 1

Regulatório

Moderador: Tereza Mondino, Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações

Tereza Mondino é graduada em engenharia elétrica – opção eletrônica pela UNB. Diretora da TM Consultoria em Telecomunicações. Consultora da SET, nos grupos de TV Digital, de Canalização e atualmente no Grupo de Espectro, nos períodos de 1999 a 2003 e a partir de 2005. Trabalhou no Ministério das Comunicações até 1998, tendo atuado na área regulatória e de planejamento de radiodifusão e dos serviços de TV pro assinatura. Na área internacional, integrou delegações e representações do Brasil em conferências e reuniões do Mercosul, da CITEL e da UIT

11h15
Painel 2

Novas tecnologias de receptores

Moderador: Henrique Camargo, Diretor Técnico da TV Cultura do Amazonas

12h

Intervalo

13h45
Painel 3

A nova era do Rádio

Reinventando a Experiência de Ouvir

Esta apresentação pretende explorar os caminhos para o futuro do rádio através de uma discussão sobre as transformações no ambiente competitivo. Quais são as novidades em termos de tecnologia, dispositivos, canais de distribuição e modelos de negócio? Quem são os novos players? Como aproveitar as oportunidades da internet sem perder a sua própria identidade, as características únicas do rádio que são suas principais vantagens competitivas? Estes são alguns dos tópicos que serão abordados na apresentação.

Palestrante: Marco Túlio Nascimento, Vice-diretor de Rádio da SET e Diretor da ZYDigital

Marco Túlio é engenheiro de Telecomunicações formado em 1983 pela Universidade Federal Fluminense. Com carreira desenvolvida na área de radiodifusão, trabalhou no Sistema Globo de Rádio onde ocupou a função de Gerente Geral de Tecnologia e foi responsável pelas áreas de Engenharia, TI e Operações. Atualmente, é diretor da ZYDigital, empresa que fundou em 2015 voltada para consultoria de tecnologia como suporte a negócios e desenvolvimento de soluções em engenharia de mídia. É vice-diretor de Segmento de Mercado Rádio da SET.

14h30
Painel 4

ATSC 3.0

Keynote Speaker: Leonardo Chaves, Gerente de Projetos em Novas Tecnologias de Transmissão da TV Globo

Leonardo Chaves é gerente de projetos na área de novas tecnologias de transmissão da TV Globo e atual coordenador no Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Formado em engenharia eletrônica e de computação pela UFRJ, possui mestrado em Engenharia Elétrica também na UFRH e MBA em Gestão Empresarial na PUC-Rio.

15h30
Painel 5

A evolução do ISDB-Tb

16h30

Intervalo

16h45
Painel 6

OTT

17h45

Desafio SETup – Etapa Manaus

Edson Mackeenzy, Head de Inovação da SET, fará uma palestra sobre como as Startups estão transformando o mercado, como funciona o ecossistema de inovação no Brasil e nos ajudará a perceber seus padrões, motivações para aproveitar as oportunidades para o setor de mediatech ser parte atuante neste movimento. Além disso, startups da região Norte com soluções inovadoras para o Audiovisual apresentarão suas soluções e modelos de negócios para todos os presentes. Haverá também uma votação para que uma das Startups seja pré-selecionada a para expor na SET Innovation Zone durante a SET Expo em 2019.

Moderador: Edson Mackeenzy, Head SET Innovation Zone

Edson Mackeenzy desde 2002 está comprometido com a formação de um ecossistema global de empreendedorismo. Todos os dias contribui diretamente na formação de pessoas que buscam re-modelar o futuro através da troca de experiências, mentorias, conteúdos publicados em portais, workshops, mediação de painéis, palestras e tudo que potencialize capacidade de criação, entrega e captura de valor entre Startups e organizações. Um experiente empreendedor, especialista em Inovação e desenvolvimento de negócios. Radialista, Apresentador, Facilitador e Keynote em eventos de Tecnologia, Marketing e Negócios.
Vencedor do prêmio de melhor mentor do Brasil, pelo Startup Awards pela ABStartups e AWS, CEO da Mackwave Venture Builder & Advisors Co. Ainda é Head de Inovação da SET e Curador do programa de inovação cooperativa Plataforma.Space para o Sicoob. Atuou como Dir. De Relacionamento com Startups na Bossa Nova Investimentos, BizDev responsável pela expansão LatAm da CodeFellows.org, produtor executivo do Relate Live by Zendesk, Head de Comunicação e Parcerias do Grupo iMasters | E-CommerceBrasil, CEO e fundador do 1º portal de videos do mundo o Videolog tv, Mentor, Facilitador e Community Leader na Techstars em ações como Startup Weekend.
Em 2015 indicado a melhor Mentor de Startups do país no prêmio SparkAwards da Microsoft, eleito em 2013 um dos empreendedores mais influentes do Brasil, membro do conselho da RioSoft ( agente Softex), envolvido em centenas de conferências de comunicação, relacionamento, empreendedorismo, tecnologia e negócios em todo Mundo.

18h45
Encerramento

Encerramento

PROGRAMAÇÃO SET Norte 2018 – 29/11/2018

Horário Palestra
9h
Painel 1

Estruturas em IP para produção ao vivo

Moderador: Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia da Rede Amazônica

Eduardo Lopes é graduado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações pelo Inatel. Possui especializações em Sistemas (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI), Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas – FGV), TV Digital e IPTV (Inatel), Administração de Empresas (Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG) e Estratégias Digitais para Empresas de Mídia (ISE Business School). Atualmente, exerce o cardo de diretor de Tecnologia da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo na Região Norte.

Palestrante: Wagner Luiz, Gerente de Operações da UCAN/LIVEU

Soluções de contribuição e colaboração remotas para jornalismo utilizando agregação de internet móvel 4G / Satélite para uso com plataformas abertas

Após amadurecimento do mercado com uso de plataformas de mochilink para contribuição de vídeo para jornalismo, começa agora a busca por soluções de agregação de  banda de internet movel 4G / Satelite para uso em aplicações diversas além de transmissão de áudio e vídeo em tempo real, mas também transferencia de arquivos, uso de Skype TX, comunicação de coordenação sobre IP, dentre outras, em plataforma abertas. A apresentação abordará o tema com foco em aplicações reais já em curso no mercado Brasileiro e internacional, considerando parametros que possam levar a melhor implementação.

Palestrante: Billy Neves, Diretor Executivo da Broadmedia

Billy Neves possui experiência em soluções inovadoras para contribuição e colaboração para jornalismo e esportes após 20 anos de trabalho como representante e distribuidor de fabricantes de tecnologias para compressao de video, streaming, bonding, com passagens pela Teradek, Newtek, Adtec, For-a, Panasonic, Sony, Canon dentre outros.

10h
Painel 2

Emissoras com infraestrutura IP

Moderadora: Carolina Duca, gerente sênior de Tecnologia da TV Globo Recife

Carolina Duca é formada em engenharia elétrica pela universidade Mackenzie, MBA em gestão estratégica de mercados e mestrado em sistemas de transmissão digital pela Universidade Mackenzie. Há 13 anos  na TV Globo, atua atualmente como Gerente  Sênior de Tecnologia na Globo Recife

IP para Produção Ao Vivo

Nesta palestra, apresentaremos uma visão dos desafios e benefícios da adoção da tecnologia IP na infraestrutura para produção ao vivo, com alguns exemplos de casos reais de implementações e possibilidades de aplicações.  Também vamos conhecer de forma breve o histórico da evolução da tecnologia do NMI (Network Media Interface), bem como a natural transição para a mais recente norma ST 2110 em ampla adoção pelo mercado de Broadcast.

Palestrante: Erick Soares, Expert em Tecnologia da Sony Brasil

Erick Soares é expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony nas áreas de novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia de desenvolvimento do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

11h
Painel 3

Uso de satélites – serviços x aluguel de segmento

Economizando dinheiro em Transmissão Via Satélite

Com o aumento do consumo de streaming pelo mercado de broadcast, tivemos que oferecer produtos diferenciados para o mercado de satélite. Entre eles, as modulações NS3™ e NS4™ oferecendo aumento na eficiência / performance espectral (que pode ser traduzida em aumento dethroughput / economia de largura de banda) de 21 a 45% acima dos padrões DVB-S2, além de uma criptografia proprietária que trabalha em AES-256 Bit, trazendo alta confiabilidade e segurança à transmissão.

Palestrante: Eldad Eitelberg, NovelSat

Palestrante: George Bem, CEO e fundador da InternetSAT

George Bem é CEO e fundador da InternetSAT, uma empresa integradora de soluções e provedora de internet banda larga via satélite, fibra e telefonia. É graduado em Engenharia de Telecomunicações pela FASP, especializações em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Graduado e Certificado em Ambientes de Missão Crítica e Gestão de Projetos pelo PMI e Scrum Alliance. Desde o inicio dos anos 1990, trabalha no sertor de telecomunicações, passando por TI, internet e broadcast, atuando com consultoria, arquitetura e gerência. Participou de duas grandes startups no Brasil, a multinacional Ipredia International (primeiro provedor de internet banda larga corporativo do Brasil) comoarquiteto e gerente de Engenharia de Redes, e o Portal R7, onde foi gerente de Infraestrutura e Operações responsável pelo startup, criação do serviço de e-mail grátis, pela criação da área de multimídia mesclando internet e TV, na qual estruturou as transmissões dos jogos de Guadalajara e dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Exerceu a Gerência de Infraestrutura e Serviços da Engenharia da Rede Record, onde foi responsável pela integração de novas tecnologias e implementação do ambiente IP, redes de dados e telecomunicações, soluções móveis para vídeo e transmissão de dados. Além da Record, onde também trabalhou no R7, exerceu relevantes cargos e funções na Natura Cosméticos, CPM e BSH (Bosch and Siemens).

12h

Intervalo

13h30
Painel 4

Automação

14h30
Painel 5

Publicidade na TV multiplataforma – comportamento do consumidor

15h30

Intervalo

15h45
Painel 6

Desafios na gestão, manutenção, operação e modernização de uma emissora de TV

16h45
Painel 7

Cobertura digital das pequenas localidades até 2023

Desafio de Digitalização do Brasil profundo

A palestra vai abordar os desafios de digitalização do nosso país, em um cenário onde o Switch Off Analógico foi realizado em muitas capitais e grandes centros urbanos, e hoje já temos 70% da população brasileira com acesso a TV Digital. Para completar os 30% restantes precisaremos digitalizar 4 mil outras cidades até 2023. Teremos um volume de estações três vezes maior do que o implantado até agora, para atender um terço da população em menos de 5 anos.  Para conseguirmos enfrentar este grande desafio, radiodifusores e a indústria devem se unir para encontrar um modelo de estação retransmissora de TV Digital que proporcione grande redução do investimento e facilidade na sua implantação.

Palestrante: Camilla Cintra, Supervisora Executiva da Área de Projetos de Transmissão da TV Globo

Camilla Cintra é graduada em Engenharia de Telecomunicações pela PUC-Rio. Tem MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente é supervisora Executiva da Área de Projetos de Transmissão da TV Globo e gestora da equipe responsável pela Expansão da Cobertura Digital nos cinco mercados da TV Globo.

Palestrante: Marcelo Zamot, Gerente comercial da Ideal Antenas

Marcelo Zamot é graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Telecomunicações pelo INATEL – Instituto Nacional de Telecomunicações, pós graduado em MBA em gestão comercial, negociações e vendas.

Ingressou na empresa em 2005 e desde então fomenta o departamento de engenharia com projetos na área de broadcasting, meteorologia, aviação e redes de noticias rodoviárias.

Participou dos estudos voltados a transmissão do sinal digital terrestre em 2006, ano o qual a empresa desenvolveu o primeiro sistema irradiante para televisão com polarização circular .

Palestrante: Sérgio Martines, Diretor Executivo da SM Facilities

Sergio Martines é engenheiro civil pela UFPR e Técnico em Eletrônica pela UTFPR, com pós-gradução em Gerência de Obras pela UTFPR e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV. Possui 28 anos de experiência em engenharia de televisão. Consultor em Gestão de Projetos para diversas áreas. Diretor Executivo na SM Facilities, empresa de serviços técnicos e construção para a área de radiodifusão e de telecomunicações. Membro do Conselho Consultivo do PMI-PR e do Fórum SBTVD. Professor na Universidade Positivo, SENAI e ESIC.

18h30

Encerramento