Os avanços nas tecnologias de TV digital

Cristiano Akamine, da Universidade Mackenzie, no SET Sudeste 2019. Foto: Marlon Andrelucci/SET

Cristiano Akamine, pesquisador do Laboratório de TV digital e professor do Curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi o keynote speaker do painel “Atualizações em TV Digital”, que aconteceu na manhã de terça-feira, 14, no SET Sudeste 2019.

Com uma proposta bem abrangente, Akamine mostrou um panorama completo do estado atual das tecnologias que estão sendo desenvolvidas para a próxima geração dos sistemas de TV digital, focando em mudanças disruptivas.

Começou com os novos formatos da camada de transporte como MPEG Media Transport (MMT) e Real-Time Object Delivery over Unidirectional Transport/Dynamic Adaptive Streaming over HTTP (ROUTE/DASH), que estão substituindo o MPEG-2 TS.

Também abordou o novo padrão americano Advanced Television System Committee (ATSC) 3.0, a proposta japonesa do Advanced ISDB-T e o novo padrão chinês Digital Terrestrial Television Multimedia Broadcasting-Advanced (DTMB-A).

Na sequência, comentou o ISDB-TB Incremental e seus novos recursos  (áudio imersivo, HDR e Ginga Perfil D) bem como os testes sobre a multiplexação Layered Division Multiplexing (LDM), que pode ser utilizada na transição da camada física do ISDB-T para um novo sistema de transmissão.

“Quando a TV em cores chegou ao Brasil, foi feita uma tecnologia incremental para que a TV preto e branco não fosse descartada. Em 2023, acontecerá a segunda fase de desligamento do sinal analógico. A expectativa é um novo padrão de TV Digital, porém, não seria possível outra evolução incremental para áudio imersivo e interatividade? Eu digo que é possível e o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital vem trabalhando nisso”, afirmou.

O SET Sudeste 2019 aconteceu no auditório da PUC-Minas, em Belo Horizonte, nos dias 13 e 14 de maio. Também foi transmitido ao vivo no canal da SET no YouTube, a SET_TV.

Assista: SET_TV

Leia a cobertura completa: Notícias.