São Paulo atinge a meta de 90% dos lares digitalizados

O Ibope aponta em 90% o percentual de domicílios aptos a receber o sinal de TV digital aberta em São Paulo e 38 municípios do entorno no dia de referência em que a pesquisa foi realizada. Com esse resultado, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações deve autorizar o desligamento do sinal analógico de São Paulo na data prevista, na próxima quarta-feira, 29.

A meta de 93% (ou 90%, considerando a margem de erro) foi alcançada mesmo sem necessidade do uso do deflator (redução de aparelhos de tela fina considerados digitais) e a projeção de tendências, que poderia ser usada para basear a decisão. Com essas projeções, o percentual de lares aptos para receber a programação digital da TV aberta sobe para 92%. Se for considerada as classes A e B e C1, as projeções pulam para 96%, enquanto nas classes D e E, esse percentual é de 85%.

Os resultados da pesquisa e a posição dos setores envolvidos sobre o desligamento (e que será levada ao MCTIC) serão debatidos na reunião do Gired (grupo de implantação da digitalização da TV) desta terça-feira, 28. A Entidade Administradora da Digitalização (EAD) será responsável pela apresentação da pesquisa.

Os números do Ibope também apresentam avanços na digitalização dos beneficiários dos programas sociais do governo federal, que recebem o conversor digital e a antena gratuitamente. De acordo com a pesquisa fechada nesta segunda-feira, 27, o percentual de digitalização dos beneficiários do Bolsa Família em São Paulo passou de 77% para 91%, enquanto o dos beneficiários dos demais programas avançou de 87% para 89%. Restam ainda cerca de 800 mil kits a serem distribuídos.

Fonte: Tela Viva News.