TV digital: 29 cidades de Goiás terão novo sinal dia 31

Abert

 

Goiânia e outros 28 municípios de Goiás terão apenas o sinal digital de televisão a partir de 31 de maio. Desde março, a equipe da Patrulha Digital, composta por estudantes dos cursos de eletrônica e telecomunicações do Instituto Federal de Goiás (IFG) e por técnicos da TV Anhanguera, percorre a região informando a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV.

Além disso, a Patrulha Digital orienta os moradores sobre como instalar e ajustar os novos equipamentos para obter o sinal digital de TV.

Na região, segundo a Seja Digital, empresa responsável pela digitalização da TV no país, cerca de 290 mil famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal têm direito ao kit digital gratuito para a captação do novo sinal. De acordo com o último levantamento, todas as famílias já retiraram os kits, compostos por antena, conversor digital e controle remoto para serem utilizados em aparelhos mais antigos ou que não tenham receptor de sinal digital integrado.

O desligamento da TV analógica está sendo desenvolvido dentro do cronograma. Até agora, já foram desligados três clusters (conjunto de cidades): Rio Verde (GO), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

O próximo desafio dos radiodifusores e da Seja Digital é na cidade de Recife (PE), onde já teve início o agendamento e a distribuição dos kits. Até este momento, 275 mil famílias (45%) já se candidataram para receber os equipamentos de recepção gratuitos. O desligamento da TV analógica na capital pernambucana está previsto para 26 de julho.

Para solicitar o equipamento é necessário acessar o site da Seja Digital – www.sejadigital.com.br – ou ligar para o telefone 147 e informar o CPF ou Número de Identificação Social. O beneficiário pode escolher um dos 38 locais e informar o dia e horário que deseja retirar o kit.