SET Sudeste inaugura transmissão ao vivo e foca em tendências após desligamento analógico

Nesta semana a SET realizou, no Rio de Janeiro, mais uma edição do SET Sudeste, seminário regional anual que tem como objetivo levar presencialmente à região sudeste e ao mundo pela SET TV no YouTube,não só as as novidades e tendências do mundo do broadcast, novas mídias e conteúdos audiovisuais, como também atualizar,reciclar,ensinar e integrar profissionais, estudantes e professores de áreas relacionadas de algum modo com os temas.

Após a abertura, feita pela presidente da SET,Liliana Nakonechnyj e as boas vindas por Paulo Canno e J.R.Cristóvam, respectivamente diretor e vice-diretor da regional Sudeste da SET, foi iniciado o primeiro painel,”Situação atual e futuro da TV aberta no Brasil na era dos conteúdos via internet”, tendo como moderadora a própria Liliana Nakonechnyj e com os palestrantes Raimundo Lima, diretor de Tecnologia e Operações do SBT, Paulo Henrique Castro, diretor de Tecnologia e R&D da TV Globo,Jose Chaves, diretor de Engenharia e Tecnologia da Band, Sérgio Santoro, engenheiro de Implementação e Projetos Digitais, RecordTV e Paulo Canno, diretor da Tecnologia e Infraestrutura da Rede Gazeta (ES).O relato completo pode ser lido aqui.

Dentre outros destaques da programação,por exemplo,no painel “Cenário pré-desligamento da TV analógica nos clusters Rio e Vitória e eventuais impactos no Day After” moderado por Paulo Canno, foi discutido o futuro da TV após a migração para o sinal digital,onde a diretora de comunicação da Seja:Digital, Patrícia Oliveira, afirmou haver um aumento no tempo que as pessoas gastam assistindo TV após o switch-off. Ela informou que em pesquisa realizada pela EAD sessenta dias após o desligamento em Brasília e em São Paulo, ficou constatado que respectivamente 99,4% e 99,6% dos municípios do entorno estavam “digitais”. E que um outro estudo do Kantar/Ibope demonstrou, também, que a audiência está passando mais tempo assistindo TV pelo fato da qualidade da imagem ter aumentado nessas localidades.Sabemos que a televisão é muito importante na vida do brasileiro e queremos garantir que ela esteja em 100% do país”, considerou Patrícia. A matéria completa pode ser lida aqui.

Fato inédito nos regionais da SET,um painel de jornalistas consagrados na mídia brasileira,”Agilidade na Produção Jornalística para TV e todas a Mídias” moderado por Raimundo Lima,diretor de Editorial da SET e diretor de Tecnologia e de Operações do SBT, que contou com Isabele Benito,sensação atual no telejornalismo local SBT Rio, André Junqueira, editor-chefe da TV Gazeta (ES) e Fábio Kbrall Medeiros, diretor sênior de Conteúdo, Esporte Interativo e figura “badaladíssima” nos meios esportivos,encantou a audiência e mostrou uma face pouco conhecida do uso prático das tecnologias no cotidiano das pessoas.

No painel de radiodifusão sonora, foram abordados possíveis problemas encontrados em sistemas de transmissão FM e como evitar interferências e deformações de sinal. Este material pode ser lido aqui.

E a SET Sudeste 2017 foi fechada no segundo dia com chave de ouro pelo painel “Operação Multiplataforma,Tecnologias Emergentes, Mídias e Tendencias” que teve como moderador Guilherme Saraiva, diretor de Tecnologia do TELECINE e os palestrantes Luis Santos, Vice-Presidente de Engenharia e Operações do Fox Sports,Maurício Portela,VP & CO Head of Sports, Esporte Interativo-Turner,Eduardo Brandini, Head of Media e Entretenimento do YouTube no Brasil,Washington Cabral,Consultor de Tecnologia, IBM e Rodrigo Penalva, Especialista de Tecnologia em Mídias Digitais da TV Globo.Este painel foi tão marcante e tão envolvente que ultrapassou as melhores previsões de horário e adentrou pela noite até às 20h.

“Com uma gratificante e solene salva de palmas a SET Sudeste 2017 foi encerrada e lançou ao final o grande desafio de uma SET Sudeste 2018 ainda melhor e com teor aderente para motivar muito mais jovens profissionais e estudantes para participação efetiva”, disse o vice-diretor da regional Sudeste da SET.

 

Transmissão ao vivo

Nesta edição da SET Sudeste, a SET inovou e concretizou pela primeira vez uma transmissão profissional de alto nível ao vivo na SET TV via YouTube através de parceria firmada com um pool de empresas liderado pela UNISAT e com a Camera2,Dtcom e a Intelsat.Todo o rico conteudo dos dois dias do dinâmico evento está sendo editado para maior facilidade de fruição pelos internautas e estará disponível em breve no referido canal para ser assistido em VOD por todos que não puderam comparecer ao evento e também por quem quer assistir mais vezes para pesquisas e aprendizado.

Porém,o fato mais observado por todos foi a prática inédita em regionais de um assunto que era considerado taboo e que foi o da coordenação do evento adotar a política proativa de abordagem da evolução tecnológica e dos serviços prestados no mercado em conjunto bem harmônico pelos players do mundo das novas mídias e do broadcast tradicional.E sem dúvida esse é um marco deveras importante para que essa parceria não mais deixe de existir,pois é um caminho “sem volta”.  “O SET Sudeste é um dos mais importantes regionais porque acontece logo após o SET EXPO e o IBC. Na região sudeste também temos a maior concentração de emissoras de TV Aberta,TV por Assinatura e de Operadoras OTT. Por esse conjunto de motivos, muito mais do que relevantes, é que consideramos pela opção de abrir o sinal para que mais pessoas pudessem assistir”, comenta o coordenador geral do evento J.R.Cristovam.

Próximos eventos

Em novembro, a SET realiza o SET Centro-Oeste, nos dias 7 e 8, em Brasília, e o SET Norte, nos dias 29 e 30, em Manaus. Em breve mais informações no site da SET.