SET propõe criação do fórum UHDTV Brasil

Participantes da Reunião de Criação do Fórum UHDTV. Foto: Tainara Rebelo

A SET reuniu-se nesta segunda-feira (10), em São Paulo, com entidades e associações parceiras para discutir a proposta de criação do fórum UHDTV Brasil. Estiveram presentes o Fórum SBTVD, a ABERT, a ABRATEL, a ABTA, a BRAVI e a ELETROS.

“Estamos, no momento, finalizando o switch over para a TV digital no Brasil, mas não quer dizer que vamos parar por aí, o mundo continua girando” pontuou a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj. Na sequência, questionou: “como é que a SET, que tanto contribuiu para essa primeira geração da TV digital, pode ajudar na continuidade dos avanços do setor televisivo, através de todas as mídias disponíveis em nosso país?”.

Liliana apresentou dados mundiais, incluindo estimativas, para o ano de 2020, quando 450 milhões de lares estarão

Presidente da SET, Liliana Nakonechnyj e Superintendente Olímpio Franco. Foto: Tainara Rebelo

com UHDTV e haverá tráfego de 23 milhões de terabytes de vídeo – através de dispositivos móveis – por mês. “A discussão não é só sobre o aumento na resolução espacial do vídeo, ou seja, sobre 4k e 8k, mas também sobre os demais avanços de vídeo e áudio que enriquecem a experiência de ver televisão: como na resolução temporal, na faixa dinâmica de vídeo, na profundidade de cor e no áudio imersivo. São tecnologias em desenvolvimento, que começam a ser implantadas em outras partes do mundo. E no Brasil, o que gente vai fazer para se preparar?”, questionou.

A proposta da SET é criar um grupo de trabalho conjunto com entidades representativas das várias partes da cadeia do audiovisual digital – da produção ao consumo. Como benchmarks, foram apresentados dois fóruns correlatos, o NexTV Forum, no Japão, e o Fórum Ultra HDTV, nos EUA.

“Nossa ideia é criar um grande grupo de trabalho para estudar, de forma colaborativa, os avanços tecnológicos e como trazê-los ao Brasil, “explicou Liliana.

 

O fórum UHDTV – próximos passos

A proposta é que cada entidade indique dois representantes, que trabalharão na estruturação e normas básicas de funcionamento do grupo, que será formado por produtoras, emissoras de TV, operadoras de telecomunicações, incluindo as de TV paga, indústrias de consumo e profissional, “e precisará da participação ativa de universidades e centros de P&D”, acrescentou a presidente da SET.

Já está também decidido que um primeiro workshop UHDTV ocorrerá durante o SET EXPO 2017.

 

 

Post Tags: