• PT
  • EN

SET Norte 2018: Manaus discute o futuro do audiovisual no cenário digital

O SET Norte 2018 reúne executivos, profissionais, técnicos e acadêmicos para debater os desafios e as oportunidades no mercado de mídia e entretenimento

Acontece nos próximos dias 28 e 29 de novembro, no centro de convenções Studio 5 em Manaus, das 9h às 18h, o SET Norte 2018, seminário sobre tecnologia, mídia e entretenimento audiovisual.

O evento é gratuito e composto por painéis e palestras destinados a profissionais, estudantes e pesquisadores dos mercados de rádio, TV, cinema, vídeo e mídias eletrônicas em geral.

A organização é da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), com apoio da Fundação Rede Amazônica, do Sindicato das Empresas de Radiodifusão do Estado do Amazonas (Sinderpam), da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).

“O mercado audiovisual no geral enfrenta um cenário disruptivo que demanda empresas, profissionais e escolas de formação cada vez mais atentos às mudanças tecnológicas, às transformações digitais e às novas exigências do público consumidor”, explica Liliana Nakonechnyj, presidente da SET.

A grade de programação do SET Norte oferece um amplo recorte sobre esses assuntos, que serão debatidos por profissionais e especialistas que estarão em Manaus especialmente para o encontro. “Com os seminários regionais, a SET visa oferecer oportunidades de atualização profissional, difusão de conhecimento e troca de ideias, além de promover o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro em todas as regiões do país”, explica a presidente da SET.

Destaques da programação

No dia 28, quarta-feira, o evento discutirá importantes temas ligados às operações de televisão, tanto nos seus aspectos regulatórios, como na evolução da infraestrutura tecnológica. Também será discutido o atual estágio dos sistemas de TV digital global como o americano ATSC e o japonês ISDB-T.

No destaque, está um painel especial sobre o veículo rádio. O executivo Marco Túlio Nascimento, das diretorias da AESP e da SET, ministrará uma palestra intitulada Reinventando a Experiência de Ouvir, que visa “explorar os caminhos para o futuro do rádio através de uma discussão sobre as transformações no ambiente competitivo”, explica.

Já o dia 29, quinta, focará no uso da tecnologia IP na infraestrutura televisiva. O assunto será debatido em dois painéis. O primeiro, “Estruturas em IP para a produção ao vivo”, será moderado por Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia da Rede Amazônica. Além dele, participam Wagner Luiz, gerente de Operações da UCAN/LiveU e Billy Neves, diretor executivo da Broadmidia.

Na sequência, Carolina Duca, gerente sênior de tecnologia da TV Globo Recife, e Erick Soares, expert em tecnologia da Sony Brasil, avaliam as Emissoras com Infraestrutura IP. Além destes assuntos, o seminário também terá debates sobre serviços via satélite, cobertura digital das pequenas localidades até 2023, publicidade multiplataforma e desafios de gestão.

O evento conta com o apoio de empresas líderes no setor como Ideal Antenas, Internet SAT, NovelSat, SES, Shure, SM Slimcast, Sony, Teradek, Ucan e Yamaha.

Desafio SETup – Etapa Manaus

O Desafio SETup é um programa exclusivo da SET de fomento à inovação e ao empreendedorismo no mercado de tecnologia, mídia e entretenimento audiovisual e é voltado para startups deste setor. O programa é dividido em cinco etapas regionais e uma nacional. No SET Norte, acontecerá a etapa Manaus. Podem se inscrever empreendimentos que atendem aos critérios de mercado acima descritos, estejam localizados em algum dos estados da Região Norte e estejam em busca de oportunidades de exporem seus produtos e soluções para uma platéia especialista no setor. Serão selecionadas de 5 a 8 startups e a melhor já garantirá sua participação na etapa nacional, que será realizada SET EXPO 2019, em São Paulo. As inscrições gratuitas para a etapa Manaus são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Serviço:

Evento: SET Norte 2018

Local: Studio 5 Centro de Convenções (Av. Gen. Rodrigo Otávio, 3555 – Distrito Industrial, Manaus)

Data: 28 e 29 de novembro

Horário: 8h30 às 18h

Programação e inscrições:  www.set.org.br

Inscrições gratuitas, vagas limitadas. Vale certificado de participação.

Sobre a SET

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação sem fins lucrativos constituída por empresas e profissionais cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico e científico em toda a cadeia de meios audiovisuais, desde a produção até a entrega. Ela representa o maior fórum para a discussão de padrões e tendências para a criação de conteúdo, gestão e mercado de distribuição no Brasil.