SET Nordeste detalha o primeiro estúdio IP do país

O primeiro estúdio em IP do Brasil, seus protocolos e padronizações, serão detalhados ao público durante o SET Nordeste, na próxima semana, em Fortaleza (CE). O painel irá levar uma visão geral sobre o projeto que vem sendo desenvolvido na sede da Rede Globo de Recife, além de detalhar sobre o que é o sistema IP, e a infraestrutura necessária para a sua adoção.

“Esse processo consiste em trocar todo o core da emissora (normalmente a matriz central, onde se é trafegado sinais de áudio e vídeo) por uma matriz IP na qual iremos trafegar esses sinais, por meio de uma rede de altíssima velocidade”, explicou a moderadora do painel e gerente sênior de Tecnologia da TV Globo Recife, Carolina Duca.

Carolina faz parte da equipe quem vem trabalhando no primeiro estúdio em IP no país. “A experiência vem sendo muito boa e desafiadora. Além da tecnologia, existe também o desafio do modelo operacional de nossas equipes para suportar esse novo conceito, e por isso a capacitação em redes passa a ser fundamental”, contextualiza.

O modelo IP irá permitir que as emissoras evoluam para novos formatos de transmissão, como por exemplo 4K e 8K. “O que estamos fazendo é preparando uma infraestrutura extremamente robusta para que isso aconteça”, finaliza a gerente.

O painel será realizado na quarta-feira, 17 de maio, às 19h15. André Altieri, gerente de contas sênior da Cisco, será o convidado para debater o assunto.

A inscrição para o SET Nordeste pode ser feita aqui.