SET NE: painel discute migração e impactos da internet no rádio

A migração do rádio AM para o FM será tema de painel do SET Regional na próxima semana, em Fortaleza (CE). A proposta é discutir as perspectivas do rádio neste momento de transformação e discutir as experiências de quem já migrou e que vai migrar nos próximos meses.

“A migração é um processo que resgata muitas emissoras que sequer podiam ser bem sintonizadas pelos ouvintes por conta das interferências que incidem na faixa de AM”, explica o vice-presidente de rádio da SET e moderador do painel, Marco Túlio Nascimento.

Nascimento situa ainda que algumas emissoras já migraram e outras aguardam a conclusão do processo de autorização. “Estas emissoras estão diante de desafios, como a necessidade de investimentos, a execução de novas instalações e os possíveis ajustes na programação. O painel pretende apresentar o status do processo de migração e discutir a experiência das emissoras envolvidas” afirma.

Além da migração, os impactos da internet no rádio também serão discutidos. “Várias outras opções de conteúdo de áudio surgem a cada dia e são oferecidas através de múltiplos dispositivos conectados – as caixas acústicas inteligentes nos domicílios, o sistema de som nos carros e os smartphones por toda parte. O painel pretende apresentar e discutir os desafios do rádio neste novo ambiente”. Serão abordados tópicos como a evolução do rádio online, os novos modelos de negócios, tendências, novos dispositivos, consumo on-demand, podcasts e personalização.

O painel acontecerá na quinta-feira (18), às 18h45. Os debatedores serão a presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), Carmem Lúcia Azulei, e Paulo Fernandes, diretor executivo da CBN Recife.