SET inicia atividades do Grupo de Switch-Off

A partir deste mês, a SET inicia as atividades do Grupo de Trabalho de Switch-Off.

O Grupo tem como objetivo viabilizar ações que ajudem a difundir conhecimento sobre o processo de desligamento da TV analógica aos profissionais de engenharia de televisão associados da SET em todo o país, de forma que possam contribuir e sanar dúvidas a respeito do processo de transição para a TV Digital.

A agenda de atividades será pautada pelo cronograma de desligamento definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “Inicialmente o grupo trabalhará no planejamento das ações e em definir as prioridades para 2017 e 2018. Depois, iremos sugerir propostas com o objetivo de viabilizar encontros regionais com foco no desligamento local da TV analógica e propor modelos estruturados de relatórios relativos às decisões do GIRED e dos Grupos Técnicos”, explica o coordenador do Grupo, Rafael Leal, que atua na área de tecnologia da Rede Globo.

O Grupo é composto por especialistas diretamente ligados ao processo de switch-off. O material das reuniões estará disponível para todos os associados da SET.

“É necessário que os participantes atuem no setor de broadcast para que possam contribuir na elaboração das propostas para a difusão de informações técnicas sobre o switch-off no país”, esclarece Leal.

A primeira reunião aconteceu nesta quarta-feira (01) via audioconferência. Os próximos encontros e a frequência com que eles acontecerão ainda serão definidos.

Em breve, a SET divulgará a página do Grupo com informações gerais.