SET publica terceira edição do International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE)

A SET anuncia a publicação da terceira edição do SET International Journal of Broadcast Engineering (SET IJBE), revista acadêmica que visa divulgar pesquisa científica nas áreas de engenharia de radiodifusão, telecomunicações e mídias em geral.

Nesta edição, foram incluídos 13 artigos selecionados da chamada Call for Papers do SET EXPO 2017. Esses artigos passaram por avaliação de um corpo editorial liderado pelo professor Yuso Iano, da Unicamp. A coordenação da produção editorial foi da engenheira Luana Bravo.

“Neste terceiro volume, apresentamos vários artigos que lidam com a temática da televisão digital. Os tópicos abordados incluem vários aspectos pertinentes ao sistema de TV Digital, desde a concepção, transmissão, desempenho, robustez, amplificação e recepção de sinais”, explica o editorial do SET IJBE.

Um dos artigos em destaque, por exemplo, é o dos professores Cristiano Akamine e Victor Dionísio, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os autores fazem uma comparação entre os sistemas de TV digital ISDB-T e ATSC 3.0, que gerou interesse inclusive entre os representantes da NAB que estiveram no SET EXPO em 2017.

O grupo de pesquisadores de Engenharia Elétrica formado por Adroaldo Raizer e Kassia Toccolini, ambos da Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC), e Mikael Pontes Fonseca, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), escreveram sobre o Transporte de arquivos de fluxo de montagem e análise do desempenho do BER no padrão ISDB-Tb.

Além desses, há também artigos sobre o switch-off da TV analógica no Brasil, sobre recepão de TV digital e de imagem em ultra alta definião, jornalismo colaborativo, inteligência artificial e rádio.

Para ler, visite este link.

Call for Papers

A publicação do SET IJBE faz parte dos esforços da SET em promover e divulgar pesquisa acadêmica de qualidade sobre as tecnologias audiovisuais. A revista tem periodicidade anual, no idioma inglês, e está indexada no Google Acadêmico. A submissão de artigos pode ser feita a qualquer momento neste link.

Os editores do SET IJBE informam que pesquisadores, acadêmicos e profissionais que submeterem artigos até a data de 20 de maio de 2018 poderão ser escolhidos para apresentarem seus estudos no Congresso de Tecnologia do SET EXPO 2018, que acontecerá de 27 a 30 de agosto em São Paulo.