Satélite da SES que ocupará posição orbital brasileira será lançado no dia 25

Fonte: Tele.Síntese

A operadora de satélite SES anunciou que o satélite geoestacionário SES-14 chegou em dezembro a Kourou, na Guiana Francesa, de onde será lançado ainda este mês. O equipamento vai ocupar a posição brasileira 47,5 graus Oeste, atendendo todo o país, além de América Latina, parte da América do Norte e o Atlântico Norte.

O satélite vai usar bandas C, Ku, e Ku HTS (feixes de alta capacidade) com objetivo de atender aos mercados de TV paga, transmissão de dados corporativos, de empresas marítimas e aeronáuticas. A capacidade também será vendida como alternativa para o backhaul de redes de telefonia móvel e para links de dados a postos dos governos.

O SES-14 irá substituir, com folga, os serviços atualmente sendo providos pelo NSS-806, e terá vida útil de ao menos 15 anos. E já tem um grande cliente: a NASA. A Agência Espacial do Estados Unidos vai usar capacidade do satélite para coletar imagens da termosfera-ionosfera terrestres, a fim de estudar o aquecimento global. Construído pela Airbus Defence and Space, será colocado em órbita pela Arianespace. O dia do lançamento será 25 de janeiro.

Transmissão ao vivo

O lançamento poderá ser acompanhado ao vivo nos seguintes links:

http://www.youtube.com/arianespace

http://www.arianespace.com/mission/ariane-flight-va241/

O horário será entre 20h20 e 21h05 no fuso horário de Brasília. Caso queira assistir, confira as informações nos links acima.

Post Tags: