Seminário SET Sudeste 2017 discute o impacto das mudanças tecnológicas no mercado audiovisual

O SET Sudeste 2017 reúne executivos das indústrias do audiovisual para debater inovações técnicas e novos modelos de negócios

Acontece nos próximos dias 2 e 3 de outubro, no Centro de Convenções Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (RJ), das 10h às 19h, o SET Sudeste 2017, seminário de tecnologia para conteúdo e mídia audiovisual.

Promovido pela SET, associação técnico-científica do mercado audiovisual nacional, o evento, que é gratuito, é composto por painéis e palestras destinados a profissionais das emissoras de rádio e TV, das produtoras de vídeo, de empresas de novas mídias, além de estudantes e pesquisadores.

Cerca de 50 profissionais do setor de produção televisiva, jornalismo, telecomunicações, rádio e distribuição de conteúdo participarão, como palestrantes, de debates com os principais diretores da SET, entre eles, a presidente da entidade, Liliana Nakonechnyj.

“Projeções feitas por entidades sérias indicam que os conteúdos em vídeo representam 80% de todo o tráfego de internet até 2021. Este cenário disruptivo do mercado audiovisual demanda empresas, profissionais e escolas de formação cada vez mais atentos às mudanças tecnológicas, às transformações digitais e às novas exigências do mercado e do público em ambientes multiplataforma, multitelas e em múltiplos dispositivos, cada vez mais móveis. Os seminários regionais da SET, em especial o SET Sudeste 2017, buscam promover o aperfeiçoamento, a troca de conhecimentos, o debate a reflexão sobre o futuro da cadeia produtiva do setor no Brasil”, explica.

Na segunda-feira, o destaque da programação está no painel “A situação atual e o futuro da TV aberta no Brasil na era dos conteúdos via internet”. O tema será debatido por um renomado time de diretores das principais emissoras de TV do país: José Chaves (Band), José Marcelo Amaral (Rede Record), Paulo Canno (Rede Gazeta -ES), Paulo Henrique Castro (TV Globo) e Raimundo Lima (SBT).

Outro debate imperdível é “Agilidade na produção jornalística para TV e todas as mídias”. Entre os palestrantes confirmados estão Isabele Benito, apresentadora do SBT Rio, André Junqueira, editor-chefe da TV Gazeta (ES), e Fábio Madeiros, diretor de Conteúdo do Esporte Interativo (Turner).

Além desses temas, o SET Sudeste 2017 terá mesas específicas sobre o desligamento do sinal analógico de TV no Rio de Janeiro, as tecnologias disruptivas como a Inteligência Artificial, o futuro do rádio como mídia de massa, os serviços de distribuição de vídeo ao vivo na internet, os serviços via satélite e a produção audiovisual.

“O SET Sudeste 2017 acontece este ano logo após dois grandes eventos do setor: o SET EXPO 2017 (agosto, São Paulo) e o IBC 2017 (setembro, Holanda). Discutiremos os assuntos que mais impactam o negócio audiovisual no momento com as informações mais atualizadas sobre as tendências desse mercado”, explica o organizador do evento, José Raimundo Cristóvam, vice-diretor da Regional Sudeste da SET.

O seminário conta com o apoio da Associação Brasileira de Rádio e Televisão – ABRATEL, Associação Brasileira de Rádio e Televisão – ABERT, Associação das Emissoras de  Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro – AERJ e da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão – FENART. Entre os participantes estão empresas como AD Digital, Avid, Canon, Eutelsat, Ideal Antenas, IF Telecom, Intelsat, iTVX, Media Portal, SAM, SES, SM Facilities, Sony e Videodata.

Serviço:

Local: Centro de Convenções Bolsa do Rio de Janeiro.

Pça XV de Novembro, 20 – Térreo, Rio de Janeiro – RJ

Horário: 10h às 19h

Data: dias 2 e 3 de outubro

Mais informações e inscrições:  www.set.org.br  – SET Regional Sudeste 2017

Confira a programação: https://www.set.org.br/set-sudeste-2017/

Inscrições gratuitas, vagas limitadas. 

Sobre a SET

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação sem fins lucrativos constituída por empresas e profissionais cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico e científico em toda a cadeia de meios eletrônicos, atuando em toda a cadeia do setor audiovisual,  desde a produção até a entrega. Ela representa o maior fórum para a discussão de padrões e tendências para a criação de conteúdo, gestão e mercado de distribuição no Brasil. Além disso é responsável pela realização do evento anual SET EXPO (www.setexpo.com.br). A SET tem o apoio de cerca de 20 instituições nacionais e cinco organizações internacionais, incluindo a NAB Show,  IABM e InterBEE. Para mais informações, visite www.set.org.br.