SC realiza mutirão para migração de rádios AM para FM

A cidade de Florianópolis (SC) realizou hoje o primeiro mutirão itinerante para acelerar a migração das rádios AM para a faixa FM. Durante o ato, cerca de 20 emissoras de diferentes municípios de Santa Catarina assinaram o termo aditivo de adaptação das outorgas, documento que autoriza a mudança de faixa. 

A solenidade contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; da secretária de Radiodifusão do MCTIC, Vanda Nogueira; do presidente da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e TV (Acaert), Marcelo Petrelli; do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Silvio Dreveck, entre outras autoridades. 

A assinatura dos termos aditivos entre o MCTIC e as emissoras de rádio é um dos últimos passos do processo para a mudança de faixa. A migração para FM é uma reivindicação dos radiodifusores de todo o país.

Devido ao crescimento urbano, as rádios AM vêm sofrendo com a perda de qualidade do sinal, o que leva à queda de audiência e faturamento. Com a mudança, essas rádios ganham mais qualidade de sinal e poderão ser sintonizadas também em dispositivos móveis, como tablets e smartphones, o que garante a continuidade do serviço e a modernização das emissoras.

Fonte: MCTIC