SP: contagem regressiva para chegada da TV digital

Fórum SBTVD

 

São Paulo, a cidade com a maior população do país, está a poucos dias de entrar numa nova era tecnológica: a transmissão do sinal analógico das TVs abertas será desligada no dia 29 de março, passando para o sistema digital.

A cidade já se prepara para a TV digital, que proporciona melhor qualidade de som e imagem, sem ruídos e “fantasmas”, tão comuns no sinal de TV analógica. Além da capital, mais 39 cidades do entorno passarão pelo processo de desligamento.

Neste processo, o Fórum SBTVD – Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre teve uma participação imprescindível com a elaboração de normas técnicas e melhores práticas para a transição da TV analógica para digital.

Para o atual presidente do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD, Roberto Franco, é hora de parabenizar os envolvidos na implantação, que se mostra consistente e apropriada. “É motivo de comemoração que a maior cidade do País desligará o sinal analógico no final do mês, sem ter nenhum problema técnico e nenhuma incompatibilidade de tecnologias. É completar uma etapa muito importante do que foi todo o processo de implantação da TV Digital”.

Porém, é importante que todas as residências estejam adaptadas para o sinal digital. Um cronômetro em contagem regressiva dos dias que faltam para o desligamento do sinal analógico está sendo exibido na tela, por todas as emissoras de canal aberto, diariamente em suas programações.

Para quem possui televisores LED, LCD ou Plasma fabricados após 2010, é provável que tenha o conversor digital embutido. O site www.dtv.org.br possui a relação de televisores com conversor integrado. Quem possui qualquer outro tipo de televisor, deverá utilizar um conversor digital. Mas o consumidor deve estar atento.

O mercado dispõe de inúmeras marcas de conversores e antenas para a recepção do sinal de TV digital. No entanto, vale destacar que é importante adquirir um conversor com o selo DTV, que garante tranquilidade ao consumidor, pois são produtos que oferecem garantia de qualidade e de assistência técnica. “O selo DTV é a garantia de qualidade tanto para os lojistas quanto para o consumidor, o ideal seria que não se comercializasse produtos sem o selo, por não atender as normas vigentes”, explica o engenheiro Marco Szili, do Módulo de Mercado do Fórum SBTVD.

 

Distribuição de conversores para famílias de baixa renda

Quem está cadastrado no Programa Bolsa Família, poderá receber um conversor e uma antena para acessar aos canais digitais. As famílias cadastradas devem ligar para o número 147 para saber como receber o conversor e a antena.