Primeira transmissão digital no Brasil completa 10 anos

Fórum SBTVD

 

Às 21h20 do dia 2 de dezembro de 2007 era realizada a primeira transmissão oficial de sinal de TV digital no Brasil. A solenidade aconteceu na Sala São Paulo, na capital paulista, e reuniu mais de 2 mil pessoas, entre representantes das principais emissoras do País, empresários do setor e autoridades políticas, incluindo o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Passados dez anos, os brasileiros comemoram e desfrutam dos resultados desse primeiro passo oficial dado para a implementação da TV digital no País. Hoje, já são mais de 350 municípios que contam com programação televisiva 100% digital.

Mais do que isso, o processo de implementação e o modelo do sinal de TV digital brasileiro (intitulado ISDB-TB) tornaram-se referência para outros 18 países, por conta da robustez do sinal e a acessibilidade e interatividade que oferece aos usuários, por meio das quais possibilita, também, a transmissão de sinal de TV para dispositivos móveis.

Parte fundamental na construção desta história, o Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) contribuiu, promoveu e coordenou cada conquista da TV digital no País. Somente por meio da entidade que foi possível integrar os principais setores da cadeia para discussão de ideias e importantes tomadas de decisão, como emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, indústria de software, representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa.

 

Normas ABNT

Imprescindível para nortear todo o processo de implementação do sinal de TV digital no Brasil, as normas ABNT para o SBTVD também completam dez anos de sua primeira publicação.

Na ocasião, foram regulamentadas e oficializadas por meio do Fórum SBTVD as decisões acerca do sistema de transmissão; codificação do áudio, vídeo e multiplexação; multiplexação e serviços de informação; receptores; e codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital.