• PT
  • EN
  • ES

Palestra do GEIP da SET com bom público presencial e online

1ª Reunião de IP da SET via YouTube. Foto: Tainara Rebelo

O Grupo de Estudos de IP da SET realizou a 5ª reunião, com palestra na sede da SET e com transmissão ao vivo, via YouTube. Com cerca de 180 participantes, entre presenciais e online, o formato agradou palestrantes e participantes, que puderam interagir de qualquer lugar do Brasil e tirar dúvidas com o palestrante Leonel da Luz, membro da SET e especialista em projetos de engenharia de telecomunicações.

“É um formato totalmente apropriado para países com uma dimensão como o Brasil. Para nós que queremos disseminar tecnologia é totalmente prático. É um caminho que muitas empresas vêm usando e acredito que a SET, com o papel de divulgar essas tecnologias e compartilhar informação de produtos e sistemas, deve aproveitar esse momento também com outros grupos”, compartilha Leonel.

A apresentação foi dividida em duas partes. Na primeira, o palestrante apresentou alguns conceitos sobre a arquitetura e topologia de IP, e highlights de algumas ferramentas para ajudar a construir uma rede de dados para utilização em vídeo.

A segunda parte foi dedicada à apresentação de adaptadores que podem fazer conversão SDI para IP, e vice-versa, em roteadores de mercado. “Isso faz com que você consiga montar uma estrutura prática, econômica, segura e flexível para fazer roteamento, corte e tráfego desses sinais de áudio e vídeo”, explicou Leonel.

Esta foi a primeira apresentação do engenheiro no Grupo de IP. “Quando apareceu a oportunidade, logo me engajei. Acredito que tenho muita experiência para compartilhar e a oportunidade que a SET dá com estes grupos de desmistificar os medos e preocupações é essencial para que a indústria venha a evoluir, ou seja, entender como fazer a transição e o que vem lá na frente”, explica.

A palestra de Leonel da Luz, sob o tema Infraestruturas e topologias de migração SDI/IP: onde a arquitetura de TI se encontra com a de vídeoestá disponível para visualização no YouTube neste link.

 

O Grupo de IP

O Grupo de Estudos de IP da SET é coordenado por José Antônio Garcia, membro do Comitê de Tecnologia da SET e gerente de Engenharia da EBC.

Todas as informações sobre o Grupo podem ser encaminhadas para o e-mail geip@set.org.br.

Visite a página do Grupo.