• PT
  • EN

SET realiza webinar sobre as operações de TV na nova era IP

Fábio Acquati ministra palestra na SET. Foto: Carla Dórea Bartz/SET.

A SET realizou, na manhã desta sexta-feira, 15 de fevereiro, webinar sobre tecnologia IP.

A palestra  foi transmitida ao vivo pelo canal da SET no YouTube, a SET_TV, e contou com a participação de 88 participantes online.

Na sede da SET, em São Paulo, estavam presentes executivos da sptv.net e da TV Cultura. A possibilidade de acompanhar presencialmente o evento foi uma opção a mais oferecida pela entidade.

Fábio Acquati, representante da Skyline no Brasil e sócio-diretor da NGN Telecom, ministrou a palestra Orquestração na Nova Era de Broadcast e Distribuição de Mídia.

Em sua apresentação, o executivo discutiu as principais mudanças nas operações de broadcast com a substituição do SDI pelo IP.

“Apresentamos o que seria a real orquestração nas novas redes de broadcast para distribuição de mídia, pensando na nesta rede como um todo e não apenas uma parte dela”, disse.

Neste momento de transição de tecnologia, ele enfatizou a importância da educação e do treinamento da equipe. “Tanto o engenheiro de broadcast, quanto o profissional de rede precisam aprender a trabalhar juntos e a entender as novas demandas”, avaliou. “Treinamento, treinamento, treinamento é a chave”, enfatizou.

Perguntado sobre a velocidade desta mudança, Acquati refletiu: “tem muito movimento no mercado com um todo e muita gente pensando em fazer a transição para o IP no futuro. Acredito que, nos próximos dois anos, haverá um aumento da demanda. Contudo, acredito também que este processo será gradual e começará pelas áreas demandam investimento. A obsolescência ajudará na decisão de mudança do SDI para o IP”.

O encontro foi organizado pelo Grupo de Estudos de IP da SET, coordenado pelo engenheiro José Antônio Garcia, que também é membro do Conselho Deliberativo da entidade.

“Foi uma brilhante apresentação do Fábio, que deu uma visão geral de todas as ferramentas e tecnologias possíveis para se conseguir eficiência e produtividade nas produções de mídia”, disse Garcia.

“Acho que é importante para a SET promover, divulgar e levar informação aos profissionais da área. Pretendemos realizar essas ações com mais regularidade”, finalizou.