Oportunidade Inatel: curso EaD de TV digital avançado – da teoria à prática

O Inatel, entidade parceira da SET, informa que as inscrições para o Curso EaD Sistemas de TV Digital Avançado estão abertas e podem ser feitas até dia 20/09/18. Por meio de um convênio de parceria, associados SET têm 10% de desconto para o curso. Se ainda não for um associado, associe-se aqui.

As inscrições paea o curso EaD devem ser feitas neste link: http://moodle.inatel.br/moodle/inscricoes/tvda

O Inatel pede que, para participar deste curso especificamente, o participante  tenha concluído o curso Sistemas de TV Digital na modalidade à distância do Inatel , ou que possua experiência significativa e/ou conhecimentos sólidos no campo da TV Digital.

Abaixo, as informações completas para o curso:

Curso EaD Sistemas de TV Digital Avançado – Da Teoria à Prática:

Carga Horária: 70 horas – 100% online

Início do Curso: 18/09/2018

Término do Curso: 24/12/2018

Valor do Curso: R$ 1.560,00 (podendo pagar em 3 vezes de R$ 520,00 sem juros no cartão de crédito ou em até 12 vezes no cartão de crédito, conforme encargos descritos no site. (Segue uma calculadora para você calcular os parcelamentos =>  http://moodle.inatel.br/moodle/inscricoes/calculadora/SimulacaoPagamentosNacionais.php ).

O Brasil está passando por um processo de implantação e operação do novo sistema de Televisão Digital. Nesse cenário, para garantir a eficiência do sistema, iniciativas de qualificação profissional são essenciais. O núcleo de estudo do curso é retratado pelo sistema de TV Digital Brasileiro, o ISDB-Tb. Trata-se de um curso que contextualiza a teoria com a prática através de estudos e experiências no campo da TV Digital. Dessa forma, através de uma estrutura modular de aprendizado que segue o fluxo de sinais dentro do sistema de TV Digital, começando por uma análise introdutória da TV Digital, passando pelo Encoder, Multiplexador ISDB-Tb e Modulador ISDB-Tb, serão evidenciados os principais equipamentos envolvidos e as boas práticas de engenharia na configuração e operação desses equipamentos.

Portanto, ao final do curso os participantes estarão aptos a:

  • Entender as principais características que descrevem o funcionamento dos Sistemas de Televisão Digital.
  • Analisar as características do sistema de transmissão do ISDB-Tb.
  • Examinar o funcionamento dos sistemas de codificação.
  • Conhecer, por meio de uma demonstração prática, a configuração/a operação/a análise de Encoders no Sistema TV Digital Brasileiro.
  • Explorar o funcionamento do Multiplexador ISDB-Tb.
  • Em uma abordagem prática do Multiplexador ISDB-Tb, será possível verificar as configurações de filtragem de PID (Identificadores de Pacotes), controle e geração de Tabelas e parâmetros de planejamento e operação de redes de frequência única – SFN (Single Frequency Network).
  • Analisar o funcionamento do Modulador ISDB-Tb.
  • Com experimentos práticos sobre o Modulador ISDB-Tb, será vista a configuração e a operação de seus parâmetros: Taxa de Erro de Bit – BER (Bit Error Rate), Taxa de Erro de Modulação (MER – Modulation Error Rate), Guideline ETR 290 – Medidas em TV Digital e Modulation Analisys – Análise de Modulações.
  • Complementar o conteúdo com informações a respeito dos Sistemas de Telecomunicações envolvidos com o Sistema de TV Digital: Parâmetros de Transmissão; Sistemas de Redes SFN e Sistemas de Gap Filler.

 

Mais informações no: https://www.inatel.br/home/