Opções de investimento e tendências do mercado financeiro também estão presentes no SET EXPO 2017

Criptomoedas, novas tecnologias do sistema financeiro e startups foram assunto de painel moderado pelo diretor de Produção de Conteúdo da SET, José Dias. A ideia é que os profissionais dos segmentos de produção de conteúdo audiovisual e broadcasting possam lançar mão do conhecimento de especialistas nesses assuntos para impulsionar seus projetos.

 

Entre as apresentações, o investidor-anjo e consultor Cidinaldo Boschini (2C Turnaround) falou sobre como tornar uma startup um sucesso, partindo da sua definição preferida do que é uma empresa que quer se encaixar nesse perfil. “É um grupo de pessoas que desenvolve um negócio replicável e escalável, em um cenário de incerteza. Não basta uma grande ideia, porque se você a teve, muitos outros também a tiveram. A diferença é, em primeiro lugar, o timing no qual ela é executada, e em segundo lugar, o seu time. Como aceleradora de negócios, nós não abrigamos empresas que não possuam na equipe especialistas no core business. O capital é na verdade o item menos importante no começo. Um aporte muito grande, logo no início, pode até atrapalhar”.

 

Já o palestrante Octávio Moura mostrou a importância das criptomoedas na economia atual. “O bitcoin surgiu após a crise imobiliária de 2008 que afetou fortemente a economia mundial, e principalmente os Estados Unidos. O conceito era criar uma moeda que não estivesse atrelada a governo nenhum, e hoje já existem 842 moedas desse tipo! O resultado é que o Japão, por exemplo, já tem o bitcoin como a segunda moeda mais utilizada no país, com mais de 1 milhão de estabelecimentos aceitando pagamentos dessa forma, sem intermediadores”. Além de seu potencial de mercado, para o palestrante esse tipo de câmbio digital pode ser utilizado também como forma de investimento.

 

O painel recebeu também o investidor William Soares, da Trader Forex, que apresentou opções de investimento no mercado cambial.