Olímpio José Franco é eleito membro honorário do ITE no Japão

Olímpio Franco

Olímpio Franco recebe homenagem no ITE, em Tóquio. Foto: Nami Matsui.

Em assembleia geral realizada no dia 26 de maio, em Tóquio, o Institute of Image Information and Television Engineers (ITE) concedeu homenagem especial ao superintendente da SET, Olímpio José Franco.

Olímpio foi agraciado com a nomeação de membro honorário do ITE por sua contribuição ao avanço da tecnologia de TV digital no Brasil e por sua carreira na radiodifusão. “O ITE é uma sociedade muito técnica, similar à SET. Foi uma honra ter sido lembrado e incluído no seu quadro de membros honorários”, disse Olímpio.

O superintendente da SET foi o único estrangeiro participante do evento, que contou com as presenças da diretoria da entidade e também de profissionais e acadêmicos da radiodifusão japonesa. Após o encontro, os participantes confraternizaram em um coquetel.

Confira a seguir, o discurso que Olímpio José Franco proferiu durante a cerimônia:

Olímpio Franco

Olímpio discursa no ITE. Foto: Nami Matsui.

Prezado Dr. Fumio Takahata,
Presidente do Institute of Image Information and Television Engineers (ITE)
Professor da WASEDA UNIVERSITY

Prezado Sr. Yasuto Hamada,
Presidente designado do ITE
Diretor da NHK GAKUEN

Caro Dr. Tohru Kuroda,
Ex Vice-Presidente do ITE

Diretores do NHK Science and Technology Research Laboratories – STRL

Prezado Conselho de Administração

Senhoras e senhores
Muitos amigos de muitas ocasiões

É uma grande honra ser recomendado pelo Conselho de Administração da ITE.
Estou imensamente feliz por estar aqui hoje nesta importante cerimônia.
Nesta ocasião, gostaria de compartilhar um pouco da minha vida no campo da TV e rádio. Comecei minha carreira na TV Globo antes de passar para a TV Cultura em 1969, em São Paulo. Mais tarde, estudei engenharia enquanto trabalhava. Estes foram anos de muito esforço e estudo.
Sou membro fundador de número 13 da SET, desde março de 1988, quando a associação foi fundada. Gerenciei muitos departamentos e depois me tornei o presidente por quatro mandatos. Hoje, sou o superintendente e estou totalmente dedicado ao SET.
Com o envolvimento da SET nos estudos e testes de TV digital, devido à aprovação do ISDB-T nesses testes, nossas relações com a comunidade técnica e científica no Japão se tornaram cada vez mais fortes.
Nosso relacionamento tem sido uma fonte de grande orgulho para mim, para meus colegas e para os membros do SET e uma contribuição substancial para nosso crescimento e conhecimento.
Eu sinceramente estou muito feliz de estar aqui hoje, também representando meus colegas, meus amigos, os membros do SET e minha família.
Desejo expressar minha gratidão, mais uma vez, pelo título de membro honorário do ITE.
Muito obrigado!
Arigato gozai ma shita!