Livro discute os desafios da TV aberta

livrogurgel“A televisão aberta precisa se reinventar para sobreviver. E as pessoas ainda não estão muito preocupadas com isso”. O alerta do engenheiro e consultor de TV com mais de 40 anos de mercado, Luiz Gurgel, é apenas um dos vários apontamentos que ele destaca em seu novo livro “Para onde vai a televisão brasileira?”, que teve seu pré-lançamento durante o SET EXPO 2016.

Entre outras premissas que levaram à criação do livro, o autor destaca o cenário atual da televisão brasileira, que passa por uma crise no setor, e que tem a internet e a TV por assinatura como seus principais rivais.

“A internet já mexeu com o rádio, o jornal de papel e cinema, e alguns conseguiram se reinventar. Os cinemas, por exemplo, já oferecem salas menores com múltiplos títulos simultaneamente exibidos, mas o jornal de papel não conseguiu. E na televisão, percebo que as pessoas não estão preocupadas e isso é um risco muito grande. Não podemos esquecer que com o advento da TV por assinatura, as coisas não estão confortáveis para a TV aberta”, explica em entrevista exclusiva para a SET durante o SET EXPO.

No livro, Gurgel aponta três cenários para o futuro da televisão e cinco desafios que precisam ser encarados pelas emissoras de TV aberta. “Um deles é fazer um esforço para reconquistar o jovem, que hoje em dia não assiste televisão, ele baixa o que quer ver, ou busca conteúdo na TV on demand”, explica o autor na entrevista.

A entrevista completa pode ser assistida aqui.

O livro já está à venda e pode ser adquirido por meio deste link.