Kantar IBOPE apresenta perfil sobre consumo do rádio no Brasil

O rádio é “prime time” o tempo todo. Ou seja, durante todo o dia, o rádio mantém a audiência alta. O dado está no estudo Inside Radio 2019, lançado com exclusividade pelo Kantar Ibope Media no encontro “Rádio: mercado em sintonia”, na quarta-feira (25), em São Paulo. A pesquisa, apresentada pela CEO do Kantar, Melissa Vogel, no painel “Rádio em números e tendências”, mostrou que o rádio tem rápido alcance e cobertura local, regional e nacional.

Melissa Vogel explicou a importância do rádio no cotidiano das pessoas: “Se a gente vai falar de rádio, a gente precisa voltar para a essência que é o áudio, é a primeira coisa que experimentamos no ventre de nossas mães. Temos uma relação de afeto, de amor, o áudio emociona. No mundo cheio de tecnologia, o rádio tem o potencial de criar relações, de humanizar”.

Para Melissa, o rádio mantém seu lugar de destaque na preferência dos brasileiros: “No final, o rádio é conteúdo, é entretenimento, informação e o companheiro que faz com que a gente consiga amplificar a nossa imaginação. É dentro desse cenário que o rádio é uma das grandes preferências nacionais”.

Segundo o estudo, apenas nos últimos sete dias, 76% dos brasileiros ouviram rádio. Desse total, 61% ouviram rádio on e offline e 38% escutaram por streaming. Em média, os ouvintes acompanharam a programação durante 4h33 por dia e três em cada cinco pessoas escutam o veículo todos os dias.

O estudo mostra ainda que é falsa a ideia de que os jovens não se interessam pelo rádio: cerca de 86% das pessoas entre 20 e 49 anos ouvem rádio. Já entre 10 e 19 anos, 82% são ouvintes, e entre 50 e 59 anos, 83%. O destaque é para as pessoas que escutam a programação dentro de casa.

“Começa a haver o uso do celular mais frequente e é por esse aparelho que as pessoas conseguem carregar o rádio na palma da mão. Ele começa a ganhar uma grande força online”, destacou Melissa Vogel.

O estudo está disponível aqui.