Vida longa à TV terrestre

Painelistas discutem inovação em transmissão terrestre no IBC 2019. Foto: IBC

Conteúdo original IBC365: leia aqui em inglês

Os autores de um artigo no IBC Tech Talk apresentaram uma pesquisa sobre por que o 3GPP criou uma nova arquitetura de streaming de mídia para 5G, nova inovação na entrega em 4K e UHDTV e variações de programas regionais em uma rede SFN.

“O crescimento aparentemente exponencial do consumo de vídeo é um desafio à medida que as demandas e expectativas do consumidor aumentam”, disse o vice-presidente de soluções tecnológicas da ARRIS, Darren Fawcett, moderando a sessão intitulada Good film choice – should be with you next Wednesday.

Hoje existem mais smartphones no mundo do que escovas de dentes e 75% da população do Reino Unido acessa a Internet diariamente, revelou o painel.

Fawcett explicou: “A inovação está longe de terminar; nós apenas começamos a dar os primeiros passos em um mundo da mídia muito mais rico, com conteúdo em movimento e interoperabilidade contínua”.

A RAI, emissora pública italiana criou uma solução para entregar conteúdo regional no padrão nacional DVB T2 SFN. O assunto foi apresentado pela pesquisadora sênior da RAI, Vittoria Mignone, no artigo Conteúdos regionais em um SFN DVB-T2 nacional: uma nova abordagem baseada no DVB-SIS.

Apontando para um “cenário básico” de entrega, normalmente o SFN nacional não permitiria a inclusão de conteúdo regional, porque os sinais de transmissores adjacentes interfeririam.

O estudo de caso se concentrou na região da Lombardia, onde Mignone explicou que separar o conteúdo regional significava que  o sinal não chegaria.

No entanto, o artigo revelou que uma única frequência é um recurso caro e anteriormente havia se restringido a cinco frequências de PLPs.

“As possibilidades de aumentar o número de PLPs tinham potencial, mas isso reduziria a taxa de bits e a qualidade de cada sinal. A frequência é um recurso caro e restringiu-se a cinco saídas ”, disse Mignone.

“Tínhamos duas possibilidades de aumentar o número de PLPs, mas isso teria reduzido a taxa de bits e a qualidade de cada sinal ou os canais necessários.

“Esta solução com um único canal de transmissor UHF significou que obtivemos uma eficiência de espectro de 70%, o que é um bom resultado.”

Mignone disse que o julgamento foi um sucesso para a RAI e afirmou que há oportunidades em potencial para adoção global.

Ela acrescentou: “Há vantagem de explorar ao máximo o espectro de frequências. Não há necessidade de implementar um SFN regional e não há adoção de múltiplos canais de frequência. Graças ao sistema de iluminação única, o DTH DVB-S S2 e o S2X são transmissores terrestres de distribuição primária DVB-T / T2 usando um único sinal de satélite.

“As grandes redes de frequência única são a melhor configuração para a exploração ideal dos recursos do espectro em relação aos SFNs e redes de múltiplas frequências.”