Hugo Gaggioni, executivo da Sony, recebe Emmy por sua carreira em engenharia

Hugo Gaggioni, executivo da Sony, recebe Emmy por sua carreira em engenharia de televisão. Foto: Television Academy

Fonte: Television Academy

Palestrante convidado em várias edições de eventos da SET, como o SET EXPO e o SET e Trinta (no NAB Show), o executivo da Sony Hugo Gaggioni foi homenageado, na cerimônia do Emmy 2019, que lhe concedeu o Charles F. Jenkins Lifetime Achievement Award por sua contribuição à engenharia de televisão.

O Emmy é um dos prêmios mais importantes da televisão mundial e é organizado pela entidade norte-americana Television AcademyAssista aqui ao vídeo completo da premiação.

Detentor de seis patentes, Gaggioni é reconhecido como um dos mais importantes especialistas do mercado. Veterano de 31 anos na Sony Electronics, atualmente é diretor de Tecnologia da Divisão de Serviços de Transmissão e Produção da empresa e esteve na vanguarda dos principais desenvolvimentos em compressão digital e televisão de alta definição.

De acordo com o site do Emmy, “ele é um digno destinatário do prêmio Jenkins, que homenageia indivíduos cujas contribuições  afetaram significativamente a tecnologia e a engenharia da televisão”.

“Obrigado, obrigado”, disse Gaggioni ao receber a homenagem. “Sou muito grato aos membros da Academia de Televisão por esse prêmio extraordinário”. Nascido em Caracas, Venezuela, ele formou-se em engenharia na Inglaterra. “Lá, descobri minha paixão pela compressão de vídeo e todas as maneiras de manipular sinais de vídeo”.

Em 1980, Gaggioni começou a trabalhar para a RCA em Nova Jersey, onde conheceu outro futuro ganhador do Prêmio Jenkins: Lawrence J. Thorpe, que se tornou seu mentor e acabou convencendo-o a ingressar na Sony.

“E hoje eu celebro meu 31º aniversário nesta empresa incrível. Gostaria de dedicar este prêmio a todos os engenheiros e cientistas da Sony e da cidade japonesa de Atsugi. Eles compartilharam seus conhecimentos comigo ao longo dos anos e trabalhamos juntos como uma família. Obrigado a todos eles. Sou muito privilegiado “.

 

Homenagem à ASC

A American Society of Cinematographers (ASC) recebeu o Philo T. Farnsworth Corporate Achievement Award, em homenagem às contribuições que impactaram significativamente a tecnologia e a engenharia da televisão.

Comemorando seu centésimo aniversário este ano, a associação honorária promove a imagem em movimento como uma forma de arte, aconselha a indústria sobre padrões e avanços tecnológicos e apresenta várias iniciativas educacionais e de diversidade.

“Em nome de nossos fundadores, dos nossos 900 membros convidados e nossos membros associados, muito obrigado. Este evento coroa as celebrações de nosso centenário”, disse o atual presidente da ASC, Richard Crudo.

Prêmios tecnológicos

As tecnologias a seguir receberam um Emmy pelos avanços proporcionados à indústria televisiva:

Pro-Q 3 da FabFilter, software de equalização de áudio usado por profissionais de mixagem em todo o mundo;

Sapphire, do Boris FX, um conjunto de plug-ins de efeitos visuais cujos mais de 250 módulos permitem que artistas gráficos, compositores, editores de efeitos visuais e editores de imagens obtenham combinações quase ilimitadas de visual e transição de gráficos e vídeos;

Mocha Pro, também do Boris FX, um sistema de rastreamento de movimento plano cujas capacidades incluem estender conjuntos, substituir planos de fundo e desfocar rostos para proteção de identidade;

JPEG, o Joint Photographic Experts Group, que desenvolveu o padrão de compactação de imagem que agora é universalmente usado para imagens em televisão e fotografia;

Silhouette, recentemente adquirida pela Boris FX, um portfólio de ferramentas de rotoscopia que oferece mais de 140 efeitos visuais e um híbrido inovador de sistemas de pintura raster e vetor;

RX 7 Advanced, iZotrope, a ferramenta de reparo de áudio padrão do setor, que pode executar funções como modelar entonações de diálogo e preparar arquivos surround instantaneamente.