Grupo de IBB encerra ano satisfeito e faz planos para 2017

whatsapp-image-2016-12-02-at-14-07-42O Grupo de IBB da SET realizou a sua última reunião do ano na semana passada, em São Paulo. Ao todo foram quatro encontros em 2016. A agenda de 2017 ainda não está definida, mas a primeira reunião deve acontecer nos primeiros meses do ano.

“Conseguimos concluir a nossa agenda de 2016 abordando todos os temas propostos no início do ano. Como próximos passos, os participantes, principalmente as emissoras, irão estudar novas propostas de casos de usos de seu interesse e apresenta-las em 2017”, conta o coordenador do Grupo, Daniel Domingos.

Na reunião de encerramento, foram debatidos os desafios que precisam ser superados em relação a convergência e tecnologia. Também foram apresentados exemplos de aplicações praticadas pelos sistemas IBB Japonês Hybridcast e o sistema HBBTV, adotado na Europa e Estados Unidos. “No final da reunião destacamos e validamos funcionalidades de um caso de uso considerando as características já discutidas nas reuniões anteriores”, explica Domingos.

Neste ano, o Grupo de Estudos de IBB da SET discutiu temas diversos e teve pontos altos. O principal destaque é a participação dos atores deste ecossistema no GEIBB. “Tivemos a participação das emissoras, indústria de consumo (fabricantes de TV e software), fornecedores de tecnologia, de serviços e acadêmicos entre outros. Ou seja, o grupo está bastante completo”, analisa o coordenador.

Em termos de conteúdo, o Grupo discutiu aspectos de convergência de tecnologia dos sistemas IBB e a infraestrutura broadband necessária para atender cenários mais sofisticados. “Entre as alternativas apresentadas, as emissoras podem criar aplicativos que permitem a análise de perfil do usuário e a monetização deste novo serviço”, explica.

Para fazer parte do Grupo de IBB da SET, clique aqui.